Gestão farmacêutica: Competências e áreas de atuação

De maneira a se destacar na área da Saúde, muitas pessoas recorrem às especializações. No caso de Farmacêuticos que querem impulsionar sua carreira, há diversos segmentos, pois é uma área bem ampla. Por esse motivo, é comum muitos já pensarem na especialização ainda durante a graduação. Seja você profissional ou estudante, é importante pesquisar sobre qual especialização mais combina com você. Afinal, além da dedicação de tempo, é necessário um investimento financeiro. Pensando nisso, separamos uma área conhecida como Gestão Farmacêutica para te instruir sobre o segmento.

Leia o artigo e aprenda mais sobre suas competências e áreas de atuação. 

Acompanhe! 

Afinal, o que é a gestão farmacêutica?

A gestão farmacêutica é um segmento da Farmácia que une a técnica de Farmácia com conhecimentos de gestão imprescindíveis para gerir uma empresa.

Além disso, o processo de gestão auxilia nos processos de compra, logística e venda de medicamentos.

A gestão, como sabemos, é fundamental para qualquer negócio, independente se for da área ou do porte da empresa. Com a Farmácia não seria diferente! 

A partir do avanço das legislações do setor farmacêutico, com os inúmeros processos que envolvem a comercialização e distribuição de medicamentos e com maior cuidado relacionado à qualidade dos produtos, a gestão farmacêutica se fez ainda mais presente.

Ela será responsável por regular a cadeia de suprimentos, a logística e qualidade de produção das indústrias farmacêuticas, farmoquímicas e cosméticas.

Com isso, um dos seus principais objetivos é assegurar que os medicamentos cheguem à população de maneira eficaz e ágil, evitando a escassez e promovendo o bem-estar dos pacientes.

Por esse motivo, a gestão farmacêutica vem se solidificando como uma área estratégica para formados em Farmácia.

O profissional especializado na área consegue atuar em farmácias de diferentes portes, nas redes farmacológicas, clínicas e hospitais, em laboratórios e, até mesmo, no ramo público.

Quais são as áreas de atuação de um gestor farmacêutico?

Ser gestor farmacêutico exige que o profissional tenha conhecimentos aprofundados em administração, com visão estratégica e algumas habilidades são imprescindíveis, como liderança e comunicação.

Para muitas pessoas, uma graduação posterior em Administração ou Contabilidade pode parecer um caminho para ser inserido na Gestão Farmacêutica.

Contudo, essas graduações não irão trabalhar o setor farmacêutico em específico, o que torna um ponto negativo.

Nesse sentido, é necessário optar por um curso que aprofunde os conhecimentos na área de gestão com especialização no setor farmacêutico. 

Qual é o papel do gestor farmacêutico?

O profissional, quando especializado em Gestão Farmacêutica, é responsável por agir de acordo com as legislações vigentes. 

Isso, claro, de acordo com o local e negócio em que ele está coordenando. 

Além disso, é responsável por grande parte do marketing usado no negócio e, inclusive, por assegurar a satisfação plena de todos os clientes que passem pela empresa.

Dessa forma, precisam formar uma equipe ética, de alta performance e capacitada para possibilitar o alcance das metas. 

Outro ponto que o gestor farmacêutico atua é em relação ao financeiro. Isso significa que é necessário dominar as transações orçamentárias e estar sempre com atenção preparado a lucros, prejuízos, logística, qualidade e demais aspectos.

De modo geral, é necessário assegurar que cada processo seja realizado da melhor maneira possível, assim como preservar o cumprimento das Boas Práticas de Manipulação.

Veja também: Qual a importância da Gestão de Farmácia? 

O que devo fazer para me profissionalizar em gestão farmacêutica?

Ser um especialista em gestão de farmácia requer habilidades de gestão de processos, clareza de soluções e pensamento estratégico focado em seu ramo de atuação (varejista ou hospital). Para isso, cursos de pós-graduação têm sido desenvolvidos para fornecer aos farmacêuticos os conhecimentos teóricos e práticos necessários para a gestão, com ênfase em competitividade, produtividade e rentabilidade.

Na especialização ou MBA, os profissionais da farmácia estudam sistemas de gestão da qualidade, logística, marketing da indústria farmacêutica e gestão de capital humano e sistemas informatizados para a indústria farmacêutica.

Gestão farmacêutica e automação

Automação de processos e gestão são alguns dos pontos que trazem o máximo de benefícios de mercado aos gestores. 

As tendências no setor de varejo farmacêutico continuam em meio a uma competição econômica acirrada, levando as empresas a enfrentar desafios significativos para se manterem competitivas.

Para entender melhor a importância de automatizar os processos da farmácia, listamos os principais benefícios que sua empresa terá ao utilizar um sistema de gestão eficiente:

1. Otimização

Muitas empresas precisam armazenar registros, como arquivos de clientes ou grandes documentos financeiros, em pastas físicas. 

Fazer isso exige que os funcionários percam tempo realizando tarefas burocráticas. Com um sistema de gestão, os funcionários não precisam mais trabalhar com documentos físicos. 

Em vez disso, eles podem usar a automação para processar trabalhos mais rapidamente e com menos possibilidade de erros.

2. Integração

Com automação, todas as informações estarão unidas em um só local. 

Desse modo, não será necessário ter diversas aplicações e programas instalados no seu computador para executar as ações, pois tudo será integrado.

Isso torna mais ágil e eficiente a execução dos processos. 

3. Controle de finanças

A utilização de um software de gestão de medicamentos garante que todos os processos estejam em conformidade com os padrões legais e estejam de acordo com as políticas e diretrizes da empresa. 

As informações são armazenadas automaticamente para melhor controle fiscal e financeiro.

Para evitar o risco de prejuízos fiscais, como multas, o histórico de transações pode ser consultado para posterior consulta e auditoria.

4. Monitoramento

Com o uso da automação, também é possível acompanhar os resultados da empresa por meio de relatórios gerenciais que apresentam dados móveis em tempo real, entender quais medicamentos ou produtos estão produzindo mais volume, programar compras e evitar a perda de eficácia por prazos. 

Se alguma falha ou inconsistência for detectada, você também pode analisar com base nos relatórios de vendas se a farmácia está vendendo bem ou se o negócio precisa de estratégias inovadoras. 

Desta forma, uma solução pode ser facilmente encontrada e danos à sua loja ou rede de farmácias evitados.

5. Qualidade e agilidade

O objetivo da automação é combinar tecnologia com gestão confiável para alcançar maior qualidade e consistência nas atividades de negócios, garantindo que os resultados desejados sejam alcançados. 

Executar tarefas com agilidade é fundamental para oferecer um excelente atendimento ao cliente. 

De forma rápida e prática, realizando uma simples busca no sistema, é possível verificar a disponibilidade do medicamento ou produto que o cliente procura.

6. Segurança

As informações financeiras e contábeis em pastas de papel e planilhas do Excel podem ser perdidas ou extraviadas. 

A automação traz segurança de dados contra perdas e grandes prejuízos.

7. Decisões assertivas

Por meio da organização das informações e da transparência dos processos no sistema de gestão, os gestores podem obter uma compreensão ampla e detalhada das operações da empresa, incluindo tarefas internas e externas. 

Com relatórios regulares e diferentes insights, a tomada de decisão é automatizada e torna-se mais eficiente e precisa.

8. Redução de custos

A automação de tarefas em farmácias economiza mão de obra, pois muitos funcionários não serão obrigados a desempenhar a mesma função. 

Isso também reduz a possibilidade de erro do operador, reduzindo os custos de manutenção e minimiza o desperdício de tempo, recursos financeiros e materiais.

9. Produtividade

Com menos processos manuais e menos tempo gasto na execução de tarefas, a produtividade aumenta, com maior foco em cada etapa, o controle financeiro e as vendas são executadas com rapidez e eficiência. 

Dessa forma, o pessoal da farmácia pode se dedicar integralmente ao atendimento ao cliente.

Por fim, vale ressaltar que é importante entender como escolher o melhor software para uma farmácia para que os gestores possam planejar, executar, monitorar e otimizar continuamente as atividades.

Algumas práticas da gestão farmacêutica para sua loja

Nesse caso, vemos que o potencial de crescimento desse ramo é real e muito promissor, pois a assistência farmacêutica visa, principalmente, melhorar a saúde da população, ao mesmo tempo, em que gera resultados para as empresas.

No entanto, para fazer um bom trabalho na gestão de farmácias, tornar-se um gerente de varejo farmacêutico requer, além de um alto nível de conhecimento e experiência, uma análise minuciosa das questões que afetam as operações e o desempenho contínuo da farmácia.

1. Pontos fracos da sua loja

No entanto, conhecer os pontos fortes e fracos de sua loja ou rede tornará a condução do negócio mais segura e eficaz, mesmo na hora de desenvolver uma estratégia. 

Encontre ou defina os campos de atuação, o mercado e os públicos, bem como os princípios, missão, visão e valores da farmácia. 

Destaque os fatores competitivos e aqueles que precisam ser melhorados.

2. Metas

Além disso, estabeleça metas para sua farmácia. Essa ação é importante para nortear as atividades do grupo, deixando todos mais motivados, principalmente quando há bônus para quem atinge as metas estipuladas. 

O propósito é fundamental para gerar maior competitividade no mercado, mas também para reter talentos e criar uma cultura baseada em resultados sólidos.

3. Controles de receitas

A receita deve vir indiretamente de aumentos de produto, tráfego e votos médios de fidelidade do cliente e diretamente dos clientes que pagam pelo serviço. 

No entanto, ter total controle sobre a receita também é uma questão fundamental. 

Pesquisar a concorrência para traçar as estratégias mais eficazes de precificação de produtos, saber lidar com descontos para conseguir preços competitivos e atrair mais clientes são fatores fundamentais para o sucesso do seu negócio. 

Vale ressaltar que, no Brasil, as despesas médicas representam em média 7,2% do orçamento familiar.

4. Tecnologia

O investimento em tecnologia, principalmente na adoção de softwares, permite o acesso a visões gerais envolvendo a rotina da farmácia para orientar a tomada de decisões por meio de métricas objetivas, rápidas e confiáveis. 

Na prática, os benefícios da adoção do sistema se refletem na dinamização dos seguintes processos: gerenciador financeiro, preparação de compras, liquidação de caixa, cartão de crédito, vendas, precificação inteligente, monitoramento de estoque e outras funções. 

Com insight e análise, as decisões podem ser tomadas com precisão, desde o investimento em produtos e medicamentos até a tomada de ações promocionais e de marketing mais decisivas.

Como resultado, podemos ver que a gestão da excelência farmacêutica não é impossível. Essas ações devem fazer parte de um processo de negócios focado na otimização de processos e resultados.

5. Visão organizacional

Da mesma forma, os serviços farmacêuticos precisam construir uma nova visão organizacional com foco no mercado de saúde e bem-estar, não apenas no varejo. 

Esse novo visual precisa partir da alta liderança, se estender a todas as equipes das lojas e, o mais importante, vê-lo como o core business da empresa.

Descubra a diferença entre Drogaria e Farmácia

Remuneração de um gestor farmacêutico

De acordo com as expectativas e pesquisas, o salário médio de gestor farmacêutico é de R$ 4.146,00 por mês.

Para isso, o gestor precisa lidar com:

  • Controle de medicamentos
  • Medicamentos controlados
  • Compra de medicamentos
  • Estoque de medicamentos
  • Dispensação de medicamentos
  • Responsabilidade técnica

De maneira geral, os salários estão na faixa de R$ 2.812,00 e R$ 9.648,00 por mês.

A variação salarial pode estar associada a uma série de fatores, como:

  • Localização geográfica da Farmácia ou Drogaria;
  • Porte da empresa
  • Volume de vendas
  • Conquistas dos sindicatos de profissionais
  • Jornada de trabalho e benefícios oferecidos na contratação
  • Grau de formação
  • Nível de experiência
  • Habilidades do profissional 

Percebe-se também que algumas competências profissionais são destaque na conquista por vagas de emprego com melhores remunerações.

Nas próximas linhas listamos as seguintes:

  • Domínio de programas de informática utilizados para controle financeiro e pessoal;
  • Experiência com vendas em ambiente físico e online;
  • Liderança e habilidade de tomar decisões assertivas;
  • Familiaridade com medicamentos, cosméticos, itens de higiene pessoal, artigos de conveniência e produtos para saúde em geral.

Importante ressaltar que a profissão de gestor de Farmácia é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, dentro da categoria de Comerciantes Varejistas, sob nº 1414-10 da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Como a gestão farmacêutica está se digitalizando

Agregar toda a rotina de uma farmácia em um só lugar permite análises rápidas e eficazes. 

O avanço na implementação do método tecnológico resulta em melhor manutenção financeira, gerenciamento de estoque, estratégias de vendas, preços inteligentes, processamento de cartão de crédito e fechamento de caixa. 

Outras vantagens incluem a preparação mais eficiente das compras e a gestão do caixa.

Os dados obtidos na tomada de decisões de negócios envolvem a análise de tudo, desde a compra de medicamentos e produtos até estratégias de marketing mais agressivas. Isso se deve ao processo preciso de tomada de decisão.

A tecnologia agiliza a administração das farmácias e padroniza suas operações. Reduz o tempo necessário para concluir as atividades da equipe e maximiza os resultados ao automatizar tarefas administrativas rotineiras.

Veja também: quais medicamentos têm receita azul 

Conclusão

A gestão farmacêutica vem se consolidando como uma forma de transmitir conhecimento administrativo na área da Farmácia. 

Assim, será mais fácil gerenciar um negócio e acompanhar suas atualizações.

Agora que você conhece a gestão farmacêutica, suas competências e áreas de atuação, continue acessando o nosso blog para acompanhar outros conteúdos. 

Além disso, não deixe de conferir os planos de alavancagem de carreira e melhora de rendimentos através do suporte de contabilidade, facilitando sua gestão em relação aos dados e demandas contábeis.


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