Planejamento de vendas para farmácias final de ano

Já montou o seu planejamento de vendas para o próximo ano? Estamos a poucos dias para o fim de 2019, período em que empresas, independentemente do segmento, costumam fazer seus respectivos planejamentos estratégicos para o próximo ano. Se você ainda não preparou o de sua farmácia, não se preocupe! Nós te ajudaremos a definir todos os KPIs (Key Performance Indicator ou indicadores-chave de desempenho) que guiarão o seu sucesso em 2020.

Inicialmente, é necessário retomar todo o planejamento deste ano para analisar erros e acertos. Entender qual é o seu atual posicionamento de mercado ajuda a estabelecer o próximo passo: sua visão de negócio. Aonde quer chegar com sua farmácia, é a pergunta que dará sequência ao seu direcionamento. E agora, o principal: o que fazer para alcançar este objetivo.

Neste momento entram as metas periódicas (mensais, bimestrais, semestrais, ou da maneira que melhor estabelecer). Vale ressaltar que muitos gestores têm dificuldades em atingir metas porque colocam o foco apenas nos resultados e não nas estratégias e no processo. Outros estabelecem objetivos pouco realistas e acabam se perdendo no meio do caminho. Aqui é muito importante delinear todos os indicadores de desempenho.

grupo de colegas de trabalho cansados depois de uma festa natalina com muito confete

Principais KPIs de uma farmácia: Planejamento

#1- Produtividade

Analise o desempenho de cada colaborador por meio de metas individuais cumpridas, seja nas vendas ou nos processos administrativos. Este indicador impactará seu resultado de vendas, pois os índices averiguados mostrarão, por exemplo, qual funcionário consegue se sair melhor com qual perfil de cliente e categoria de produto.

Outra sugestão é a adoção de um software de automatização de processos, que traz ganhos significativos de produtividade, reduzindo o tempo de execução das atividades da sua farmácia. Além disso, esta ferramenta traz todos os insights necessários para a tomada de decisão, garantindo os bons resultados planejados no direcionamento estratégico.

Saiba mais sobre como melhorar e dinamizar a performance dos funcionários.

#2- Lucratividade

Entender o setor e sua concorrência para traçar a estratégia mais eficaz de precificação dos produtos, saber lidar com os descontos para atingir um preço competitivo e atrair mais clientes, são fatores determinantes nos resultados para o sucesso do seu negócio.

#3- Ticket médio

Você sabe quanto fatura por cliente? Esse é um indicador importantíssimo para avaliar o desempenho da sua farmácia e implementar mudanças para elevar as receitas do seu negócio.

Utilize este indicador para planejar promoções e campanhas, de acordo com a margem de desconto que você pode praticar na sua loja.

#4- Inadimplência

A eliminação da taxa de inadimplência é o sonho de todo empresário. Afinal, ter um alto número de pagamentos em atraso pode até inviabilizar a continuidade da operação. Muitas vezes, o gestor da farmácia precisa realizar mais gastos com o objetivo de recuperar os valores em atraso.

Por isso é muito importante ter um software que ajuda em todas as questões de crediário, com controle de cobranças e histórico de atividades, previsão de pagamento e gerenciamento de inadimplência.

#5- Turnover

Este índice mostra o nível de rotatividade dos funcionários, ajudando a encontrar problemas que envolvem cultura organizacional e de liderança. Para que a sua farmácia alcance bons resultados, além de pensar em estratégias e planejamento para aumentar o lucro é necessário também escolher pessoas estratégicas e investir no desenvolvimento das mesmas. São os colaboradores do seu negócio que farão a qualidade do seu empreendimento e com isso bons resultados virão.

Saiba mais sobre como formar uma equipe de qualidade para trabalhar na sua farmácia.

#6- Qualidade

Aprimorar o atendimento e, consequentemente, a satisfação do cliente deve ser um dos focos da sua farmácia. Utilizar métricas que auxiliam na melhora da qualidade, também o ajudará a conhecer melhor o perfil do público e suas preferências, direcionando, inclusive, na diversidade de mix de produtos de acordo com a demanda.

Uma das ferramentas mais utilizadas para tal é o Net Promoter Score (NPS), que mede a satisfação do cliente com uma única pergunta-chave: “De 0 a 10, o quanto você nos recomendaria a um amigo ou familiar?”. Este questionamento pode ser feito via WhatsApp, SMS, e-mail, redes sociais, site, aplicativo para tablet e smartphone ou por totens e sistemas especializados localizados no caixa.

De acordo com a nota recebida, é possível classificar grupos de clientes e acompanhar o nível de confiança que reflete a qualidade do atendimento prestado.

Saiba mais sobre tecnologia para melhorar a experiência do seu cliente.

E assim é possível conduzir seu planejamento estratégico de maneira sólida e eficaz. Muitos e bons negócios para o próximo ano e sempre!

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