Performance dos funcionários: 8 dicas para sua farmácia

No post de hoje, abordaremos como transformar sua farmácia na empresa em que todos desejam trabalhar, melhore a performance dos funcionários com essas 8 dicas que separamos para você. De acordo com os conceitos de employer branding, entenda como conquistar e reter talentos que colaboram de maneira verdadeiramente produtiva com os objetivos do negócio.

“100% dos clientes são pessoas. 100% dos empregados são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios”, diz o autor e consultor organizacional Simon Oliver Sinek. Esta é uma verdade que se encaixa em qualquer segmento de atuação. Mas quando falamos especificamente sobre gestão no varejo farmacêutico, um dos maiores desafios é conquistar o engajamento e fidelização do público interno, fazendo com que os colaboradores se envolvam, passem a interagir com outras frentes e estejam atentos e interessados com tudo o que acontece na loja.

Uma pesquisa realizada pelo Glassdoor – plataforma pela qual profissionais avaliam as instituições onde trabalham – mostrou que 70% dos seus usuários pretendiam buscar um novo emprego neste ano. Dados divulgados na HR Conference de 2019 revelam que quando o funcionário tem uma experiência negativa com seu líder direto, as chances de ter também uma experiência ruim dentro da empresa são sete vezes maiores e isso pode ocasionar um pedido de demissão.

Para não fazer parte destas estatísticas, listamos oito dicas essenciais que, se bem executadas, contribuirão para a construção de equipes de alta performance, aumento expressivo da produtividade e das condições de competitividade da sua farmácia no mercado.

Reunião empresarial de jovens administradores de farmácia

#1 – Defina metas. Tenha claro seu objetivo e desenhe uma estratégia assertiva

Ajuste suas equipes e mostre as respectivas responsabilidades que cada funcionário tem para que o objetivo final seja conquistado. É fundamental que todos caminhem na mesma direção, até para que se tenha um parâmetro real do que está sendo planejado, como estão executando e se estão chegando na meta proposta.

#2 – Tenha um propósito

Defina qual é a missão que descreve o seu negócio, a visão que indica onde a empresa quer chegar em alguns anos e os valores e princípios que descrevem sua cultura organizacional. Mas não se esqueça do propósito.

Um propósito real, verdadeiro e palpável dá um motivo tangível para que decisões sejam tomadas e tarefas executadas.

#3 – Faça uma análise de percepção sobre o quadro atual

Para propor transformação é necessário ter um diagnóstico da farmácia. Realizar um levantamento da percepção atual dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho é a melhor maneira para adoção de novas práticas. Esteja pronto para ouvir e considerar opiniões e deixe sua equipe expressar o que considera como mais importante.

Este momento apontará pontos nos quais seus colaboradores tiveram dificuldade em resolver, ajudará a solucionar problemas de convivência e trará sugestões de melhorias de performance.

#4 – Identifique diferentes perfis

Levando em consideração os objetivos traçados e as necessidades da empresa, identifique o perfil desejado para os cargos que podem elevar a produtividade e a competitividade a um patamar de excelência. É muito importante que todos os profissionais estejam no centro das atenções e envolvidos com diferentes questões, mas transformar cada colaborador em protagonista da própria história vai colocar sua farmácia sob os holofotes da referência mercadológica.

#5 – Dê feedback aos funcionários

Com o desenrolar das metas, é preciso que as pessoas tenham feedback, sejam eles positivos ou não. É essencial reconhecer e demonstrar o valor que eles têm para o seu negócio e o quanto são importantes para a farmácia. Isso pode ser feito por meio de cartas, recados no mural coletivo, e-mail ou até com bonificação. Essas atitudes farão com que todos se sintam ainda motivados, gerando engajamento.

#6 – Automatize processos da farmácia

O uso da tecnologia para automatização de processos permite descentralizar funções e delegá-las de uma forma bem mais simples. Através de um software integrado de níveis e acessos de aprovação, o controle operacional e o gerenciamento ficam mais simples e intuitivos, diminuindo as horas pedidas com burocracia.

Com mais tempo para se dedicar ao que é mesmo relevante, os colaboradores da farmácia conseguem melhores resultados, fazendo com que as metas das equipes sejam mais facilmente atingidas e todo o negócio prospere.

#7 – Invista em capacitação dos funcionários

Forneça treinamentos e dê capacitação para que todos possam desenvolver um trabalho inovador e de criatividade. Por mais que a sua farmácia trabalhe com ideias modernas e tenha processos bem planejados, se não houver capacitação profissional de funcionários, e a equipe estiver estagnada, o negócio experimentará problemas em diferentes níveis.

#8 – Aposte no marketing digital

Esta ferramenta é uma excelente estratégia de employer branding para atrair novos talentos ou manter a motivação dos colaboradores que já atuam na sua loja. Para isso, deixe as redes sociais sempre atualizadas e atrativas, mostre o dia a dia da farmácia por meio de fotos e vídeos; permita que os colaboradores participem da produção de conteúdo; e divulgue depoimentos dos funcionários.

É importante pensar em cultura e clima organizacionais, por serem fatores capazes de transformar qualquer ambiente improdutivo em um lugar altamente rentável, onde todos se comprometem com os resultados.

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