Medicamentos isentos de prescrição: Como atrair clientes?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde os medicamentos isentos de prescrição (MIP´s) são aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia, desde que utilizados conforme as orientações constantes das bulas e rotulagens.

Já internacionalmente os MIP´s são conhecidos pela sigla OTC (over-the-counter).

Ao contrário do que muitos pensam os MIP´s possuem benefícios quando utilizado de forma correta e acompanhada por um farmacêutico. Benefícios como:

  • Diminuição substancial de custos para o sistema de saúde;
  • Otimização de recursos governamentais;
  • Diminuição de custos aos usuários;
  • Conforto para os usuários (não há necessidade de ir ao médico);
  • Melhor qualidade de vida (produtos de caráter preventivo, como vitaminas etc.);
  • Direito de atuar sobre a própria saúde.
farmacêutica feliz mostrando medicamento para cliente idosa

Legislação

Vale ressaltar que os medicamentos isentos de prescrição foram mencionados pela primeira vez na legislação sanitária brasileira na Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário de medicamentos.

Em 2003, a Anvisa publicou a RDC nº 138, de 29 de maio (republicada em 6 de janeiro de 2004), que foi o primeiro regulamento dos MIPs da Agência.

Todavia, em 2016, a Anvisa aprovou um novo regulamento para os MIPs, a RDC n° 98, de 01 de agosto. A RDC apresenta 7 critérios atuais para a classificação de um medicamento como isento de prescrição:

  • Tempo de comercialização;
  • Segurança;
  • Sintomas identificáveis;
  • Utilização por curto período de tempo;
  • Ser manejável pelo paciente;
  • Apresentar baixo potencial de risco;
  • Não apresentar potencial de causar dependência.

Como atraio clientes com MIP´S bem distribuídos na farmácia:

Entenda o público da sua farmácia:

Antes de mais nada, é preciso entender o que o seu público busca nas prateleiras da sua loja. Mas como fazer isso? Analisando os dados do seu sistema de gestão, baseado nos dados da Curva ABC é possível ver a classificação e saber quais os itens tem maior e menor saída. Outro ponto a se observar, são as características da região que farmácia está. Por exemplo, o distribuidor pode alegar que o produto Dorflex tem a liderança de vendas nacional, e assim você tem que comprar dele grandes quantidades que a venda será certa, porém ao analisar a Curva ABC você notou que esse medicamento tem saída de Curva C em sua loja. Desse modo, é você deve sempre repor com frequência os produtos de classe A.

Qual o seu mix de produtos?

Como se sabe, após fazer uma análise da demanda por medicamentos isentos de prescrição (MIP´S) é preciso que você analise quais são os itens da categoria que irão compor seu mix de produtos. Como por exemplo, essa classificação:

  • Gripes e Resfriados (tosse, dor de garganta, nariz entupido);
  • Dores no Corpo/Muscular e Febre
  • Estômago, Fígado e Intestino (azia, intestino preso, gases, diarreia);
  • Antialérgicos (alergia na pele ou respiratório);
  • Calmantes;
  • Vitaminas e Suplementos;
  • Cuidado com os Olhos; e
  • Ferimentos e Primeiros Socorros.

Reflita: Quais desses itens acima possuem grande saída e demanda em sua farmácia?

Organize as prateleiras com um planograma

Defina como será distribuída cada categoria nas prateleiras. Exemplo:

Categoria + Subcategoria

Gripes e Resfriado = Tosse, dor de garganta, nariz entupido

O seu cliente precisa ter uma visão clara dos itens nas prateleiras e para isso, é indicado fazer a exposição de diversas apresentações, tamanhos e embalagens (caixa, sachês e blisteres). Isso causa um efeito de variedade para o consumidor, porém são variações do mesmo produto.

Uma dica chave é na parte superior, entre 1.20 e 1.60 (ponto de pega) coloque as marcas que mais são vendidas na sua farmácia, conforme identificado no 1º passo, e também as marcas líderes de mercado.

BAIXE A LISTA DE MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO.

Marketing Visual

Outra sacada fenomenal de marketing é utilização de itens que chamem a atenção dos clientes como por exemplo: faixa ou testeira de gôndola; divisória de cartelados e “bolacha” de preço.

O marketing das cores e outra dica que ajuda a segmentar suas categorias, exemplo: Amarelo para gripes e resfriados; Vermelho para dores no corpo, musculares e febre; e o verde para problemas de estômago, fígado e intestino.

Comparativos de resultados

Após seguir nossas dicas, após 30 dias de aplicação da nova metodologia, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos com a exposição dos medicamentos isentos de prescrição MIP`S. Consulte o Sistema Automatiza, o fluxo de vendas de cada produto, fazendo assim um comparativo do período anterior e o novo mix e exposição. Caso os resultados forem positivos continue com a nova adequação, caso não tenha obtido resultados, comece novamente do inicio desse processo.

Conclusão

Concluímos então, que a farmácia precisa está focada na análise de seus dados, venda e definição do seu mix que fazem total diferença nas receitas. E para conseguir as informações de vendas e classificação de itens mais vendidos é preciso contar um bom sistema para farmácia automatizar e gerenciar o seu negócio.

E nisso, a Automatiza sistemas, pode te ajudar. Somos uma empresa especialista em varejo farmacêutico, que leva gestão eficiente a seus clientes.

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