Liderança aplicada a sua farmácia: técnicas para desenvolver seu negócio

Saber conduzir uma equipe é fundamental para qualquer gestor. Mas isso não é nada simples. É necessário possuir um perfil – seja ele algo natural ou desenvolvido ao longo do tempo – para conseguir mobilizar e inspirar os recursos humanos a seguirem suas ideias. Para isso, é essencial ter determinadas habilidades de liderança.

Mas não adianta nada ser LÍDER e não conhecer o mínimo que seja sobre a GESTÃO DE PESSOAS. E para conhecer mais sobre a GESTÃO DE PESSOAS precisamos identificar as HABILIDADES delas.  

Conceito de gestão de pessoas, seus processos básicos e a evolução:

1. Transformações econômicas, 

2. Transformações tecnológicas, 

3. Transformações sociais, 

4. Transformações organizacionais

A ERA DIGITAL E A LIDERANÇA

O mundo digital está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Desestruturou os alicerces das estruturas organizacionais, passando da hierarquia funcional tradicional para uma maior valorização do TRABALHO EM EQUIPE.

As empresas e os profissionais que não buscarem a adaptação a essa nova tendência, terão dificuldades em se estabelecer no mercado de trabalho. Por isso, esse novo modelo de trabalho está fazendo com que as organizações se reinventem com foco no fator humano; trabalhem a retenção de talentos e a mobilidade interna; enfatizam o aprendizado contínuo; redesenham a forma de definir metas e recompensar as pessoas.

EVOLUÇÃO CONTÍNUA DO LÍDER AO LONGO DO TEMPO

Em um relatório recente elaborado pela Deloitte, nomeado "Deloitte Trends Capital Humano", foi produzido com base em entrevistas com mais de 10 mil líderes de negócios e de recursos humanos em 119 países. O estudo deste ano revelou, por exemplo, que 86% dos entrevistados acreditam que precisam reinventar sua capacidade de aprender frente à evolução inevitável da inteligência artificial (IA), das tecnologias cognitivas e da automação. E que, diante de novas pressões para se adaptar a uma força de trabalho muito mais diversificada, 80% afirmam que precisam desenvolver sua capacidade de liderança de uma maneira diferente.

Outro aspecto relevante que a pesquisa aponta é que esses desafios agora se dão dentro do contexto da ascensão do empreendimento social. Tratam- se de organizações cuja missão combina o crescimento da receita e da lucratividade com a necessidade de respeitar e apoiar não somente sua rede de colaboradores, mas também as demais partes envolvidas no negócio. Assim, são empresas cujo foco está muito mais voltado para o social e para o humano.

COMO SER UM LÍDER FORTE PARA SUA EQUIPE NA FARMÁCIA? 

Se você está se preparando para ser um Líder exemplar, fazer com que sua empresa atinja a maioria dos objetivos e tenha os melhores resultados possíveis você precisa manter em plena união a parte social e humana da da sua farmácia, pois, estão fortemente ligadas. Ter uma cultura fortalecida, torna seu time forte. 

QUANDO FALAMOS COMO LÍDERES, além de preparar os profissionais para desempenhar funções e enfrentar os novos desafios das empresas, investir no protagonismo e desenvolvimento dos colaboradores traz benefícios como: 

  • Aumento na produtividade 
  • Motivação dos profissionais 
  • Retenção de talentos 
  • Formação de líderes e possíveis sucessores 
  • Difusão de conhecimentos entre a equipe 
  • Profissionais comprometidos e que assumem responsabilidade 
  • Melhores entregas 
  • Mais agilidade e sinergia entre a equipe 

LIDERANÇA NA FARMÁCIA CONTEMPORÂNEA 

Estamos vivendo uma mudança de era, com grande influência das inovações tecnológicas. Essas transformações impactam na forma como vivemos, trabalhamos, solucionamos problemas e tomamos decisões. As novas gerações (por exemplo a geração Z), já chegam inseridas nesse novo contexto, nos lembrando que é importante a adaptação. Algumas características são fundamentais para o “Novo Líder” !  

Características do líder contemporâneo: 

Saber lidar com problemas cada vez mais complexos. Afinal, o mundo está mais complexo a cada dia, e os problemas de hoje não são os mesmos de 10 anos atrás. 

• Com tantas mudanças, se manter atualizado é essencial. E mais do que isso, precisa existir a vontade de estar por dentro das mudanças. Isso inclui novidades tecnológicas, inovações e conhecimentos técnicos relacionados às necessidades da empresa. 

Saber ouvir: dar voz à equipe, aos parceiros, clientes e fornecedores. Inclusive sobre o que elas têm a dizer sobre você.

É preciso acompanhar os projetos e fornecer direcionamento e ferramentas, sem centralizar tudo. A equipe precisa ser autônoma para ser produtiva e feliz. 

Autoconhecimento é fundamental: conhecer os próprios pontos fortes e fracos ajuda no aprimoramento profissional. 

Empatia é uma característica extremamente importante. Com tantas formas de pensar e agir, é preciso saber se colocar no lugar do outro para cultivar bons relacionamentos. 

Além disso, as pessoas são diferentes e ser empático ajuda a entender melhor opiniões e realidades diferentes. Se importar com o que realmente faz diferença para os resultados: os KPI´s corretos, processos mais enxutos, comunicação clara e objetiva entre todos os envolvidos

• Valorizar as pessoas, seus esforços e resultados, mas sem deixar de dar orientações e feedbacks. 

• Saber lidar com conflitos.

O PAPEL DO FARMACÊUTICO NA LÍDERANÇA 

É preciso que o PROFISSIONAL FARMACÊUTICO seja capaz de influenciar todos à sua volta. o melhor líder nem sempre é melhor em tudo, mas o que o necessário para  gerir a equipe em tudo. É preciso conquistar seu espaço e manter o foco no rumo a ser tomado para alcançar os objetivos finais. 

CONHECIMENTO: essencial na liderança nas farmácias, já que a equipe seguirá e acreditará no líder que mostra saber o que está fazendo. 

AÇÃO: um bom líder é proativo, ele faz e ensina pelo exemplo. 

RELAÇÕES: é fundamental dominar a arte do relacionamento, saber ouvir o próximo e evidenciar qualidades individuais da equipe, além de neutralizar defeitos. Um bom líder também sabe como melhorar a experiência do consumidor ao oferecer boa relação cliente x empresa.

FAÇA UMA BOA GESTÃO

É preciso saber que cada pessoa tem seus sentimentos, princípios e expectativas, portanto, o tratamento deve ser personalizado. Por isso:

  • Aumente o conhecimento e habilidades da equipe 
  • Motive sua equipe 
  • Oriente corretamente os funcionários 

PROCESSO SUCESSÓRIO EM FARMÁCIAS 

O que é um processo sucessório? 

“O processo sucessório de uma empresa é um esforço deliberado e sistemático feito pela organização para garantir a continuidade da liderança em posições-chave, reter e desenvolver capital intelectual para o futuro e encorajar o desenvolvimento das pessoas” (QUEIROZ; LEITE, 2010)

Serve para qual tipo de empresa? 

Todas as farmácias que possuem planejamento de crescimento ou já possuem filiais é importante a construção de um Programa de Sucessão recomendado para essas organizações com visão de futuro que desejam gerenciar de forma planejada seu quadro de talentos, preparando-se para responder aos desafios estratégicos do médio e longo prazo. 

Especificações para criação do Plano de Processo Sucessório:

  • Crie um Fluxo do processo sucessório com parâmetros para escolha de sucessores. 
  • Posições críticas e suas fragilidades para a organização. 
  • Grau de prontidão dos profissionais. 
  • Facilitação de Comitês de Sucessão. 
  • Estratégias para formação e retenção de sucessores.

Quadro: Ações para estruturação do processo sucessório

Fonte: Adaptado de Dutra (2010). 

SISTEMAS ESTRATÉGICOS E INTEGRAÇÃO DA GESTÃO E AVALIAÇÃO DE PESSOAS 

Quando falamos de gestão e avaliação de pessoas, o controle e liderança é um processo que permite assegurar se as atividades de uma organização estão conforme o planejado e os objetivos estabelecidos são atingidos. Para isso mantenha o : 

• Planejamento e controle das suas operações 

• Garanta o sucesso competitivo da sua farmácia 

• Eficiente processo operativo e efetivas atividades de vendas e marketing.

Não pode haver controle sem objetivos e planos, uma vez que estes pré-determinam e especificam o comportamento desejado e emitem uma série de procedimentos que devem ser seguidos por todos os membros da organização, de forma a assegurar que esta é operada da maneira desejada.

(Drury, 2012)

Podemos definir três tipos de instrumentos num sistema de controle de gestão são eles os: Instrumentos de pilotagem, instrumentos de orientação e instrumentos de diálogo.

INSTRUMENTOS DE PILOTAGEM: permitem assegurar que os resultados de curto prazo não constituem um obstáculo ou entrave à realização do plano a mais longo prazo temos com exemplo os Planos estratégicos e operacionais, orçamento e controle orçamental, contabilidade analítica, Balanced Scorecard (BSC) ou Tableau de Bord (TB), entre outros.

INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO DO COMPORTAMENTO: permitem delegar autoridade sem recear que essa autoridade seja mal utilizada dentro da liberdade concedida a cada responsável as empresas recorrem normalmente à organização em centros de responsabilidade e preços de transferência interno.

INSTRUMENTOS DE DIÁLOGO: representam uma oportunidade para difusão da estratégia através da organização, podem ir desde reuniões de análise e apresentação de resultados, à negociação de objetivos, meios e ações corretivas ou à avaliação de desempenho e performance. 

VALORIZAÇÃO DA EQUIPE PELA FARMÁCIA 

Manter a competitividade em alta hoje é um desafio permanente para todas as empresas. Nos negócios de hoje, o verdadeiro valor das organizações nem sempre guarda só relação com seu valor patrimonial físico, mas também está associado ao seu capital intelectual composto pelas pessoas que nele trabalham.

É possível notar que os colaboradores exercem um papel fundamental para o sucesso das organizações, mas para isto acontecer é necessário garantir que estes estejam em 

1. Número suficiente, 

2. Bem treinados e com uma boa liderança, 

3. Motivados e comprometidos com os propósitos da organização.

CONCLUSÃO: 

Diante do exposto ficou claro a necessidade de ter em sua farmácia pessoas capazes de liderar. O Sucesso da sua loja dependerá exclusivamente da sua equipe. O topo da pirâmide deve ter pessoas altamente capazes, treinadas e preparadas para evoluir o processo financeiro da sua loja. 

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