Gestão de farmácia: 7 erros que devem ser evitados

Gestão de farmácia. De acordo com o SEBRAE, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas antes de completarem 2 anos. E esse número ainda pode subir a quase 50% se considerarmos negócios que não completam 4 anos.

O grande problema dessas empresas é a falta de um bom planejamento estratégico e levantamento de informações do mercado em que pretendem competir. 

Entretanto, não é difícil alcançar uma boa gestão de farmácia para que seu negócio consiga se promover e sobreviver num mercado tão competitivo como o farmacêutico.

dois gestores de farmácia preocupados olhando para tela de notebook

Listamos 7 erros que podem levar sua farmácia a falência.

Não fazer fluxo de caixa

Fluxo de caixa é o movimento financeiro apurado entre entradas e saídas da empresa, ou seja, todas as receitas (vendas, juros recebidos, aluguéis recebidos, entre outros) decrescidas dos gastos (custo da mercadoria ou serviço vendidos, impostos, despesas operacionais, entre outros).

Um fluxo de caixa bem controlado, gera uma série de indicadores financeiros para os gestores. Eles permitirão tomar melhores decisões para que o negócio cresça e ganhe mais dinheiro, favorecendo a geração de caixa positivo.


Não ter um software de gestão de farmácia

Atualmente ter um software de gestão para farmácias é um dos pilares que não podem faltar na hora da gestão do seu negócio, por isso pesquise sistemas que atendam a sua demanda dentro da loja. O software da Automatiza Sistemas possui 8 setores gerenciais de uma farmácia reunidos dentro do sistema, essa robustez proporciona um gestão efetiva aos empresários e colaboradores da empresa.


Rupturas recorrentes de estoque

A ruptura de estoque está entre uma das causas de insatisfação dos clientes, assim como os preços elevados e o mau atendimento. Para evitar que esse tipo de problema aconteça na drogaria, é fundamental contar com um planejamento que contemple tanto a gestão de compras quanto a de estoque.

Além do prejuízo financeiro gerado pela perda de vendas, a ruptura de estoque pode causar danos à imagem da farmácia — principalmente se for algo recorrente. Ainda existe o custo de perder um cliente e perder em competitividade no mercado — algo que não é tão simples de mensurar, mas que afeta seriamente o negócio.

Equipe desmotivada e despreparada na drogaria

A sua equipe pode estar sem motivação pode diversos motivos. Quando isso acontece, a única certeza é que você precisa modificar esse cenário, estimulando os seus funcionários a sair de sua zona de conforto e alcançar maiores objetivos dentro da Farmácia e assim melhorar a gestão. Para resolver isso, envolva seus colaboradores nos processos de tomada de decisão, dando maiores responsabilidades para cada um. Crie um programa de capacitação para renovar os ares e apresentar novos métodos e formas de trabalhar.

Veja também: Como formar uma equipe de qualidade para trabalhar na sua farmácia?

As vezes a equipe pode estar desmotivada, porque não recebe um reconhecimento eficiente do bom trabalho que cada um desempenha. Sempre premie o trabalho que for acima da média. A falta de comunicação ou a comunicação feita de maneira ineficiente também podem frustrar seus colaboradores, que não entendem com clareza o que precisam fazer e seu papel nos objetivos da farmácia. Sempre comunique-se de forma clara.


Não oferecer serviços adicionais aos clientes

Será que seus vendedores sabem quais produtos podem ser complementares? Isso é fundamental para que eles possam identificar oportunidades de venda adicional.

Treinar a equipe para conhecer bem cada um dos produtos da loja e entender de que maneira eles podem ser associados.

Ouvir muito bem o cliente e entender quais são as reais necessidades dele é fundamental em qualquer tipo de venda. Na venda adicional isso também é muito importante.

Antes de tudo, você precisa saber por que o cliente foi até sua loja e, depois, identificar oportunidades de vendas adicionais.

Portanto, saiba “ler” o cliente. Preste muita atenção ao que ele diz e à forma como age. Se ele não faz contato direto com os olhos e responde suas perguntas apenas com uma palavra, está claro que ele não está interessado, então, não force a barra.

Estoque descontrolado na drogaria

O controle de estoque é uma atividade vital para qualquer loja. Ele serve tanto para gerir as mercadorias destinadas aos clientes externos quanto também aquelas disponíveis para o público interno, como material de escritório, por exemplo.

Essa gestão de compras é feita, basicamente, por meio do controle das entradas e das saídas das mercadorias. Ou seja, sempre que um produto é comprado pela sua farmácia, ele deve ser registrado nas entradas. Não importa se for algo para revender ou para uso interno. Esse controle deve ser feito, inclusive, quando a sua drogaria fabrica o produto em si.

Da mesma forma que as entradas são registradas, as vendas ou utilizações internas também devem ser computadas. É esse fluxo que permitirá fazer um básico controle de estoque. Afinal, você poderá ter ciência, até em tempo real, do quanto de cada item tem em seu estoque. Ou seja, o que você precisa comprar e no que pode investir os esforços comerciais.


Falta de planejamento estratégico na farmácia

A falta de planejamento nas empresas tem como uma de suas consequências o desconhecimento sobre a própria organização. O planejamento estratégico também é importante para que a farmácia possa entender melhor quem é o público para o qual seus produtos ou serviços são direcionados. A Farmácia que não se planeja tende a gastar mais dinheiro com coisas que não vão trazer tanto retorno quanto o esperado. As decisões sobre onde e quando investir são menos assertivas.

Do mesmo modo, sem o devido controle sobre os seus gastos, o preço praticado por sua empresa tende a ser inadequado. Isso porque é na precificação que você vai tentar suprir os custos e obter lucro.

A Farmácia que não conta com um planejamento bem estruturado pode acabar vendendo bem menos do que é capaz. Por não conhecer seu público a fundo, a empresa não consegue estabelecer estratégias que sejam, de fato, eficientes para conquistar e fidelizar novos clientes.

Se você sofre com esses problemas, talvez seja hora de procurar apoio para organizar melhor o seu negócio.

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