Gestão fiscal: aplique em sua farmácia de forma eficiente

Hoje abordaremos um tema bastante importante no mercado farmacêutico. Gestão fiscal para farmácias. A gestão tributária das farmácias é parte essencial do negócio. Em outras palavras, muitas empresas desse ramo pagam mais impostos do que deveriam. Nesse sentido, é muito provável a obtenção de créditos tributários por meio de revisão tributária.

De antemão, esse procedimento que faz parte do modelo ideal de contabilidade para farmácias,pois, abrange uma série da fatores. Bem como, o planejamento tributário, sistema operacional, até a apuração e controle tributário.

Sobretudo, com as mudanças nos regulamentos, as empresas inadvertidamente pagaram taxas indevidas. Com isso, nem sempre recebem notificações sobre tais pagamentos indevidos. Por outro lado, as exigências do fiscal quanto aos procedimentos de fiscalização tornaram-se mais rígidas. Desse modo, os contribuintes que descumpriram as obrigações vigentes são punidos.

gestora farmacêutica sorrindo para foto e mexendo em seu notebook

Principais impostos pagos pelas farmácias:

  • COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • PIS (Contribuição ao Programa da Integração Social);
  • IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica);
  • Previdência Social Taxa da ANVISA;
  • Taxa de Licença de Funcionamento da ANVISA;
  • CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido);
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Contudo, cada um desses tributos possui um determinado tipo de objeto tributário. Desse modo, existem diversas legislações tributárias que se diferenciam nos seguintes aspectos:

  • Lista de medicamentos;
  • Fonte de compras;
  • Origem de vendas;
  • Local da Farmácia;

Entre outras regras da esfera municipal e estadual para atender aos requisitos.

Como acontece a fiscalização dos impostos?

Gestão fiscal. Atualmente o governo usa a internet para monitorar tudo. O governo frequentemente altera essas regras emitindo leis, portarias e decretos. Para controlar e fiscalizar todos esses movimentos geradores de impostos, o governo está cada vez mais modernizado. Hoje, existem vários mecanismos de controle virtual, como SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), NFe (Nota Fiscal Eletrônica), NFCe  (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica), SAT CFe (Sistema de Autenticação e Transmissão de Cupom Fiscal Eletrônico).

As farmácias são obrigadas enviar todas as transações de compra e venda feitas pelo estabelecimento diretamente para a Secretaria da Fazenda (SEFAZ). Por isso é necessário adesão à um software que possua integração com essas ferramentas de fiscalização do governo para organizar e facilitar o cumprimento dessas exigências legais.

Considerando ainda que os sistemas do governo conseguem cruzar todas as informações com a Receita Federal, dificulta assim qualquer tipo de sonegação fiscal. E se a sua farmácia não arrecadar impostos corretamente, estará sujeita a multas elevadas. Todavia, por falta de conhecimento técnico contábil, o recolhimento final do imposto é maior do que o valor devido, o que afeta diretamente o seu lucro.

Planejamento Tributário

Uma das estratégias para uma eficiente gestão fiscal do seu estabelecimento é realizar o planejamento tributário. Essa ferramenta é um conjunto de sistemas legais que possibilita diminuir o pagamento de impostos de forma assertiva. Através desse planejamento é possível colocar em prática planos de atuação, para atingir uma carga tributária menor favorecendo assim o crescimento da sua empresa.

É preciso avaliar regularmente o sistema tributário em que sua farmácia está inserida, pois cada sistema tributário será aplicado de acordo com sua estrutura interna, atividades realizadas, faturamentos mensais e anuais e outros assuntos.

Ainda nesse contexto, existem três tipos de regime fiscal: simples nacional, lucro real e lucro resumido. Levando em consideração o faturamento, você deve escolher o tipo de sistema tributário mais benéfico para a sua empresa, portanto, considere fazer ajustes com base na orientação de um especialista e ao mesmo tempo em conformidade com as regulamentações fiscais.

É importante também, realizar uma auditoria tributária na farmácia. Desse modo, você melhora o planejamento e encontra um regime tributário ideal para o seu negócio. Pode acontecer de conseguir até o reembolso de possíveis impostos que foram pagos erroneamente.

Cadastro correto dos produtos

A maioria das empresas com uma grande variedade de produtos na loja cometerá erros ao registrar itens no sistema, o que pode ser um erro relevante. Vale enfatizar que o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) precisa ser registrado corretamente, caso contrário, você pagará impostos excessivos e irá sofrer com os prejuízos. O contrário também pode acontecer, e o pagamento menor de impostos resultará em multas. Por isso você precisa de uma contabilidade muito cuidadosa.

Todavia, os principais erros que ocorrem no controle de NCM é à falta de conhecimento no momento de fazer o lançamento dos códigos. Por exemplo: uso de NCM genéricas e descrição de itens incompletos. A questão de utilizar uma classificação fiscal genérica é porque pode gerar alíquotas maiores de impostos, resultando em prejuízos a sua empresa. Como estratégia para evitar erros no NCM, é necessário obter um software que controle todos os custos tributários da empresa e padronize os processos.

API de Integração fiscal

Então, considerando a complexidade e a importância da gestão fiscal para as farmácias, é fundamental que elas tenham um bom sistema de integração. Com essa ferramenta você realiza de forma padronizada atualizações tributárias do seu negócio. Em alguns sistemas é possível avaliar se houve descontos do PIS e Confins para cada medicamento vendido. Caso o imposto já tenha sido pago pela industria.

Além disso possibilita benefícios como a segurança dos dados, facilidade no cruzamento de informações que apresentam diferentes linguagens de programação, evitando erros tributários que elevam os custos para farmácia. Dessa forma, sua empresa se torna mais competitiva no mercado.

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