Consultório Farmacêutico: como montar e se organizar legalmente

farmacêutica escolhendo remédio em prateleira
via: freepik

A profissão do farmacêutico é muito ampla e versátil, sendo várias as atribuições que esse profissional pode exercer. Entre elas está o de atuar enquanto um farmacêutico independente e autônomo em um consultório farmacêutico. Inclusive, essa é a decisão de muitos farmacêuticos nos últimos anos, justamente por conta das vantagens.

Mas afinal, o que faz um farmacêutico em um consultório? Para responder essa pergunta, iremos  contextualizar um pouco do que são os consultórios farmacêuticos, de acordo com o que a Lei determina!

O que são consultórios farmacêuticos?

Alguém que se forma como profissional farmacêutico possui amplo conhecimento sobre medicamentos, seus mecanismos de ação, reações e indicações. Isso para auxiliar o paciente quanto ao uso de determinados fármacos. Esse auxílio pode acontecer no balcão de uma farmácia, por exemplo, quando é preciso dar informações sobre um produto específico.

Porém, esse auxílio também pode vir por meio de uma consulta em um consultório farmacêutico. Portanto, o principal intuito dos consultórios é justamente o atendimento de saúde, como os que acontecem em qualquer outro ambiente de atendimento de um médico, fisioterapeuta ou nutricionista.

Afinal, não podemos nos esquecer que o farmacêutico também é um profissional da área de saúde e que, portanto, possui conhecimento de ajudar alguém em um momento de doença. Sendo assim, no consultório, o farmacêutico pode tirar as dúvidas do paciente quanto ao uso de um tipo de medicamento, por exemplo.

Mas não apenas isso, já que será no consultório que o farmacêutico terá a capacidade de ajudar o paciente a escolher os melhores horários para um conjunto de medicamentos, além de discutir dosagens, reações adversas e demais informações.

Sem falar que também é possível realizar medições, como os de glicemia, pressão, temperatura e até mesmo testes para doenças virais, como no caso da Covid-19. A partir dos resultados obtidos desses exames, ele pode indicar que o mesmo vá a outro profissional ou indicar um tratamento adequado.

Portanto, note que esse ambiente se torna realmente um estabelecimento de saúde à comunidade, de modo a conseguir atingir a função principal do profissional de farmácia. Entretanto, para realizar esse negócio é preciso que haja conhecimento sobre o que a Lei determina sobre esses estabelecimentos.

Além disso, também é importante que o profissional busque analisar questões comerciais, de gestão e de planejamento. Para isso, você pode contar com a Automatiza, afinal, nós conseguimos te ajudar a desenvolver soluções automatizadas para Gestão de Farmácias! Logo, entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso trabalho.

Quais atividades posso fazer em um consultório farmacêutico?

Por meio do Conselho Federal de Farmácia, ficamos sabendo de uma lista de atividades que o farmacêutico clínico pode realizar. Basicamente, são atividades que reconheçam o atendimento de saúde ao paciente, que geralmente busca esse profissional pela necessidade de compreender o uso de fármacos e suas implicações.

Além disso, no consultório, o farmacêutico também poderá prescrever o uso de medicamentos, com o adendo de que sejam medicamentos que não precisem da prescrição médica. 

Com isso você consegue entender que o consultório farmacêutico é um espaço de maior liberdade para o profissional de farmácia, que, por vezes, se vê limitado às informações no balcão. 

Por exemplo, uma pessoa que precisa recorrer ao uso de muitos medicamentos por conta de tratamento a uma determinada doença contínua. Muito provavelmente a consulta médica não é o suficiente para se tirar as dúvidas com relação a contraindicações, uso dos medicamentos e reações adversas.

Mas com a ajuda do farmacêutico clínico, é possível descobrir algumas soluções a problemas relacionados ao uso contínuo de certos medicamentos. Além disso, o farmacêutico também possui amplos conhecimentos sobre saúde que ajudam a dar um norte ao paciente quanto à possíveis tratamentos e remediações.

fotografia de mãos masculinas com remédios
via: unsplash

Por isso, investir em um consultório farmacêutico é uma escolha acertada de muitos profissionais da área. No entanto, é importante atentar-se corretamente para quais as atividades podem de fato serem feitas durante um atendimento clínico com o farmacêutico.

Dessa forma você evita complicações legais e garante o pleno funcionamento do seu estabelecimento. A seguir, você confere uma lista com todas as atividades que o Conselho Federal de Farmácia indica, confira:

Lista de Atividades que podem ser realizadas em um consultório farmacêutico

As atividades competentes do farmacêutico clínico estão asseguradas pelas definições do Conselho Federal de Farmácia, que desde 2013 faz a regulação da profissão no Brasil. Esse conselho, junto aos conselhos regionais, irá ajudar o profissional a reconhecer suas atividades na prática clínica.

Mais especificamente, podemos encontrar a lista de atividades que podem ser feitas num consultório farmacêutico na Resolução CFF n.º 585, que separamos nessa matéria para facilitar sua compreensão, confira: 

  • Anamnese farmacêutica;
  • Avaliação e acompanhamento da adesão ao tratamento;
  • Avaliação da farmacoterapia;
  • Avaliação da prescrição;
  • Avaliação de resultados de exames laboratoriais;
  • Consulta Farmacêutica;
  • Determinação de Parâmetros bioquímicos e fisiológicos (desde que com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia);
  • Elaboração de cuidado farmacêutico;
  • Evolução farmacêutica e registro em prontuário;
  • Fitoterapia;
  • Intervenção Farmacêutica;
  • Prescrição farmacêutica de medicamentos isentos de prescrição;
  • Solicitação de exames laboratoriais (desde que com a finalidade de monitorar os resultados da farmacoterapia).

Em outra resolução, a RDC Nº 377, DE 28 DE ABRIL DE 2020, constam outros serviços que podem ser feitos como a utilização de “testes rápidos” (ensaios imunocromatográficos) para a COVID-19 em farmácias. A prestação de serviços de vacinação pelo farmacêutico também é regulamentada pela resolução Nº 654 de 22 de fevereiro de 2018.

Segundo RDC Nº 44 de 17 de agosto de 2009, também são considerados serviços farmacêuticos passíveis de serem prestados em farmácias ou drogarias:

  • Atenção farmacêutica e a perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos;
  • Atenção farmacêutica domiciliar, a aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímico e a administração de medicamentos.

Para além dessas atividades, os farmacêuticos clínicos que são regulamentados pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (FRF/RS) podem realizar outras atividades específicas. Elas são:

  • Acupuntura (desde que o profissional possua Mestrado ou Doutorado reconhecidos pelo CAPES, ou especialização reconhecida pelo MEC, ou curso livre reconhecido pelo CFF);
  • Antroposofia (desde que o profissional possua especialização reconhecida pelo MEC);
  • Floralterapia (desde que o profissional possua mestrado ou doutorado reconhecidos pelo CAPES, ou especialização reconhecida pelo MEC, ou curso livre reconhecido pelo CFF);
  • Homeopatia (desde que profissional possua especialização reconhecida pelo MEC, prova de títulos ou curso livre reconhecido pelo CFF);
  • Ozonioterapia (desde que possua especialização reconhecida pelo MEC ou Curso livre reconhecido pelo CFF);
  • Perfusão Sanguínea (desde que profissional possua especialização reconhecida pelo MEC, Especialização reconhecida pela SBCEC, residência multiprofissional ou experiência profissional de 5 anos);
  • Saúde estética (desde que o profissional possua especialização reconhecida pelo MEC).
médica jovem atendendo pacientes
via: freepik

O que é necessário para criar o seu consultório farmacêutico

Decidiu criar o seu consultório farmacêutico? Isso é ótimo! A partir daqui iremos tratar dos trâmites legais que envolvem esse processo, além de te apresentar algumas dicas sobre o seu trabalho nesse ramo.

Em primeiro lugar, vale enfatizar que qualquer pessoa, desde que tenha o capital necessário, pode investir nesse tipo de negócio. Entretanto, o consultório precisa de um farmacêutico graduado  que esteja apto a exercer a profissão.

Portanto, o consultório precisa de um farmacêutico com formação em algum instituto de ensino superior reconhecido pelo MEC e filiação no Conselho Regional de Farmácia de sua região. 

Além disso, é imprescindível verificar a infraestrutura que uma drogaria requer, como paredes antiaderentes, saneamento básico adequado, localização do consultório, entre outros aspectos.

O que diz a Lei 13.021, de agosto de 2014?

Quem é farmacêutico já deve ter ouvido muito sobre a Lei 13. 021, de agosto de 2014. Isso acontece porque a lei se tornou um verdadeiro marco para a área da Saúde como um todo e busca trazer a integração da farmácia e do profissional farmacêutico ao planejamento de saúde no Brasil.

Afinal, a lei delimita que a farmácia é um estabelecimento de saúde, o que  traz muito mais autonomia ao profissional farmacêutico. Com isso, surge a necessidade de que haja um farmacêutico durante todo o expediente de funcionamento da farmácia, sendo dele a responsabilidade quanto à assistência técnica. 

Saber dessa lei e o modo como ela garante ao farmacêutico responsabilidades e direitos é de fundamental importância para quem deseja abrir um consultório. Isso porque um dos passos mais importantes nesse processo é o estabelecimento de forma nítida dos interesses reais da criação do consultório.

Portanto, cabe ao empreendedor delimitar qual a sua intenção com a abertura do negócio com a responsabilidade de compreender o papel do farmacêutico. A partir disso, será possível pensar nas demais estratégias de gestão e administração que são fundamentais para abertura do consultório.

Dicas para abrir seu próprio consultório farmacêutico

Os outros passos referentes à criação do seu consultório farmacêutico são bem mais voltados ao empreendedorismo, gestão e marketing. Essa costuma ser uma deficiência de muitos farmacêuticos, já que geralmente as universidades não abordam tanto a questão do empreendedorismo.

Entretanto, é fundamental a compreensão dessas questões, já que a atuação do farmacêutico em muito se utiliza de ferramentas de gestão e da administração. Sem falar que abrir uma farmácia ou um consultório são atos de empreendedorismo que exigem muita determinação.

Para quem deseja abrir um consultório, pode ser que esse desafio se torne ainda bem mais complexo, embora certamente não seja impossível. Assim, o primeiro passo é saber onde de fato o consultório irá ficar.

Divulgue bem o seu negócio

Lembre-se que manter um ponto em um espaço relevante é mais que apenas uma estratégia de fidelização do cliente. Afinal, a própria fachada do estabelecimento serve como uma forma de marketing. Dessa forma, se o local for adequado, você tem além de uma boa resposta dos clientes, também a divulgação do seu negócio. 

Outra dica importante é considerar com muita atenção o setor de contabilidade do consultório e para isso será imprescindível uma consultoria contábil. Desde o momento inicial será preciso saber como alocar os recursos, como controlar as entradas e saídas, além de delimitar o que é mais urgente na hora de decidir investir. 

Por exemplo, será fundamental que você invista em bons equipamentos, como um esfigmomanômetro com estetoscópio, insumos para o preparo e aplicação de medicamentos, refrigerador para armazenamento de vacinas, aferidor de pressão e glicemia e muitos outros. 

Inicialmente, esses investimentos podem parecer “pesados” demais para o bolso, mas o retorno em consultórios farmacêuticos compensam. Ademais, quando você já sabe o que fazer, certamente haverá mais facilidade com os gastos.

Por isso, não deixe de recorrer a uma consultoria com quem sabe melhor sobre o negócio. Para isso você conta com a equipe especializada da Automatiza. Estamos prontos para te ajudar a desenvolver metodologias de gestão que sejam apropriadas ao seu negócio. Portanto, acesse o nosso site e conheça mais do nosso trabalho. 

Quanto posso ganhar com um consultório farmacêutico?

Agora, vamos falar de um assunto que interessa muita gente, senão todos nós: dinheiro. Afinal, os investimentos iniciais conseguem gerar retorno rápido e constante quando se fala de um consultório farmacêutico?

Para responder essa pergunta, podemos citar o quanto o setor farmacêutico é bem estabelecido no Brasil como um dos tipos de negócios mais lucrativos. Além disso, são várias as histórias de farmácias que ganharam muito ao adicionar um consultório em sua rede de atendimento.

Dessa forma, podemos concluir que os retornos dependerão bastante das estratégias feitas pelo empreendedor na hora de investir. Por exemplo, estabelecer uma boa praça e pensar de forma estratégica quanto a Marketing são passos cruciais para quem deseja obter sucesso com sua empresa. 

O que nós não podemos negar é que de fato existe uma demanda sólida nesse setor. Então, será possível estabelecer estratégias de gestão e administração que fazem toda diferença. Nesse quesito, a Automatiza oferece o melhor em consultorias para gestão de farmácias e consultórios. Portanto, acesse o nosso site e entre em contato conosco!

Conclusão

Certamente a criação de um consultório farmacêutico exige grande nível de esforço por parte dos empreendedores, que precisarão lidar com uma série de demandas e compromissos. No entanto, essa é uma boa oportunidade para quem ama a profissão exercê-la de forma muito mais aplicada. 

Além disso, podemos ter certeza de que se trata de um negócio em constante expansão no Brasil, que tem gerado empregos e sido canal de realização de sonhos de muita gente. Por isso, considere as nossas dicas e não esqueça de recorrer à consultoria profissional sempre que for necessário. Assim, conheça mais sobre o trabalho da Automatiza acessando o nosso site. Por meio do nosso serviço de auxílio no desenvolvimento da gestão de farmácias e consultórios, você certamente encontrará a ajuda que precisa para fazer o seu sonho dar certo.


Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
-->