De acordo com a Organização Mundial de Saúde os medicamentos isentos de prescrição (MIP´s) são aqueles aprovados pelas autoridades sanitárias para tratar sintomas e males menores, disponíveis sem prescrição ou receita médica devido à sua segurança e eficácia, desde que utilizados conforme as orientações constantes das bulas e rotulagens.
Já internacionalmente os MIP´s são conhecidos pela sigla OTC (over-the-counter).
Ao contrário do que muitos pensam os MIP´s possuem benefícios quando utilizado de forma correta e acompanhada por um farmacêutico. Benefícios como:
Vale ressaltar que os medicamentos isentos de prescrição foram mencionados pela primeira vez na legislação sanitária brasileira na Lei nº 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário de medicamentos.
Em 2003, a Anvisa publicou a RDC nº 138, de 29 de maio (republicada em 6 de janeiro de 2004), que foi o primeiro regulamento dos MIPs da Agência.
Todavia, em 2016, a Anvisa aprovou um novo regulamento para os MIPs, a RDC n° 98, de 01 de agosto. A RDC apresenta 7 critérios atuais para a classificação de um medicamento como isento de prescrição:
Entenda o público da sua farmácia:
Antes de mais nada, é preciso entender o que o seu público busca nas prateleiras da sua loja. Mas como fazer isso? Analisando os dados do seu sistema de gestão, baseado nos dados da Curva ABC é possível ver a classificação e saber quais os itens tem maior e menor saída. Outro ponto a se observar, são as características da região que farmácia está. Por exemplo, o distribuidor pode alegar que o produto Dorflex tem a liderança de vendas nacional, e assim você tem que comprar dele grandes quantidades que a venda será certa, porém ao analisar a Curva ABC você notou que esse medicamento tem saída de Curva C em sua loja. Desse modo, é você deve sempre repor com frequência os produtos de classe A.
Qual o seu mix de produtos?
Como se sabe, após fazer uma análise da demanda por medicamentos isentos de prescrição (MIP´S) é preciso que você analise quais são os itens da categoria que irão compor seu mix de produtos. Como por exemplo, essa classificação:
Organize as prateleiras com um planograma
Defina como será distribuída cada categoria nas prateleiras. Exemplo:
Categoria + Subcategoria
Gripes e Resfriado = Tosse, dor de garganta, nariz entupido
O seu cliente precisa ter uma visão clara dos itens nas prateleiras e para isso, é indicado fazer a exposição de diversas apresentações, tamanhos e embalagens (caixa, sachês e blisteres). Isso causa um efeito de variedade para o consumidor, porém são variações do mesmo produto.
Uma dica chave é na parte superior, entre 1.20 e 1.60 (ponto de pega) coloque as marcas que mais são vendidas na sua farmácia, conforme identificado no 1º passo, e também as marcas líderes de mercado.
BAIXE A LISTA DE MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO.
Marketing Visual
Outra sacada fenomenal de marketing é utilização de itens que chamem a atenção dos clientes como por exemplo: faixa ou testeira de gôndola; divisória de cartelados e “bolacha” de preço.
O marketing das cores e outra dica que ajuda a segmentar suas categorias, exemplo: Amarelo para gripes e resfriados; Vermelho para dores no corpo, musculares e febre; e o verde para problemas de estômago, fígado e intestino.
Comparativos de resultados
Após seguir nossas dicas, após 30 dias de aplicação da nova metodologia, chegou a hora de mensurar os resultados obtidos com a exposição dos medicamentos isentos de prescrição MIP`S. Consulte o Sistema Automatiza, o fluxo de vendas de cada produto, fazendo assim um comparativo do período anterior e o novo mix e exposição. Caso os resultados forem positivos continue com a nova adequação, caso não tenha obtido resultados, comece novamente do inicio desse processo.
Concluímos então, que a farmácia precisa está focada na análise de seus dados, venda e definição do seu mix que fazem total diferença nas receitas. E para conseguir as informações de vendas e classificação de itens mais vendidos é preciso contar um bom sistema para farmácia automatizar e gerenciar o seu negócio.
E nisso, a Automatiza sistemas, pode te ajudar. Somos uma empresa especialista em varejo farmacêutico, que leva gestão eficiente a seus clientes.
MAIS DICAS PARA VOCÊ!
Delivery em farmácias: como realiza-lo de forma eficiente
Sistema para farmácia: a importância da centralização de dados!
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.