Dos 35 medicamentos mais vendidos no Brasil em 2021, segundo uma lista da Close-up International, 42% são isentos de prescrição médica. Isso significa que boa parte das vendas de uma farmácia são de remédios sem receita.
No entanto, a falta de prescrição médica não pode significar falta de respaldo científico para a utilização de medicamentos. É indispensável que o farmacêutico entreviste clinicamente o paciente e o oriente sobre o melhor medicamento a tomar.
Para que a comercialização de medicamentos seja livre de problemas legais, administrativos e de saúde, a farmácia também deve atentar-se à lista atualizada de medicamentos isentos de prescrição da Anvisa e respeitar as normas da vigilância sanitária para remédios controlados.
Neste artigo, vamos explicar o que são os MIPs, qual a importância deles para a saúde da população e quais cuidados sua farmácia deve ter na hora de vendê-los.
Vamos abordar também a classificação dos medicamentos, o significado das cores das tarjas e quais os perigos da automedicação. Boa leitura!
Os medicamentos OTC ou MIP são aqueles que não precisam de receita médica para serem vendidos nas farmácias.
A sigla OTC significa “Over the counter”, que traduzido do Inglês quer dizer “em cima do balcão”. Já a sigla MIP significa “medicamentos isentos de prescrição”.
Apesar de não requererem receituário médico para serem adquiridos, os produtos OTC ou MIP cumprem todos os requisitos de qualidade, segurança e eficácia exigidos pela legislação sanitária.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os MIPs devem ser:
Para distinguir os remédios sem receita dos demais, vamos analisar a classificação dos medicamentos e entender cada nomenclatura a seguir.
Os medicamentos de tarja amarela são os medicamentos genéricos. Eles são identificados com uma faixa amarela na caixa, sob as palavras “Medicamento Genérico” e a letra G em destaque.
Esses remédios contém os mesmos princípios ativos dos medicamentos de referência, na mesma dose e forma farmacêutica, e são bioequivalentes a eles. Eles produzem os mesmos efeitos no organismo, mas não têm nome comercial e são vendidos pelo princípio ativo.
Os medicamentos de tarja amarela podem ser substituídos pelos remédios de marca porque passam por testes de qualidade e bioequivalência avaliados pela Anvisa.
Eles são mais baratos que os medicamentos de referência e, portanto, mais acessíveis à população, porque são cópias de medicamentos já conhecidos e não precisam de investimento em pesquisa para seu desenvolvimento.
Além da tarja amarela, alguns medicamentos genéricos possuem uma faixa vermelha na caixa, indicando que precisam de receita médica para serem comercializados. Outros são remédios sem receita, e por isso só apresentam a faixa amarela.
Os medicamentos de tarja vermelha são aqueles que só podem ser vendidos sob prescrição médica porque têm ação no sistema nervoso central e podem causar dependência física e psíquica.
Diferentemente dos MIPs, esses medicamentos tratam doenças mais graves e com evolução rápida, possuem maior potencial de toxicidade e interações medicamentosas, e são utilizados por um período mais longo. Eles apresentam um risco intermediário ao paciente no que se refere a efeitos colaterais.
São exemplos de medicamentos de tarja vermelha os antibióticos, como a Amoxicilina, e o Cloridrato de Metformina, indicado para tratamento de Diabetes do tipo 2.
Os remédios de tarja vermelha são divididos em dois tipos: com retenção e sem retenção de receita.
Para maior controle da vigilância sanitária, alguns medicamentos exigem a retenção da receita médica na farmácia que comercializou o produto. Por exemplo: antibióticos, anabolizantes e anti-retrovirais (coquetel antiaids).
Para comprar um medicamento de tarja vermelha com retenção de receita médica, o paciente deve apresentar duas vias da Receita de Controle Especial. A primeira será retida na farmácia e a segunda será devolvida ao cliente após a entrega do medicamento.
Para identificar um remédio como esse, basta verificar a embalagem do medicamento, onde terá a frase “Venda sob prescrição médica” na faixa vermelha.
Os medicamentos de tarja vermelha sem retenção são aqueles que precisam de prescrição médica, mas a receita médica não fica retida na farmácia. Nesse caso, o paciente só recebe do médico uma via da receita.
São exemplos de medicamentos de tarja vermelha sem retenção o Cloridrato de Metformina, Sinvastacor, Puran T4, Atenolol, Dramin e outros remédios para hipertensão, colesterol, diabetes, tireóide e gastrite.
Para reconhecer esse medicamento, é só conferir a embalagem, onde estará escrito “Venda sob prescrição médica - só pode ser vendido com retenção de receita ” na faixa vermelha.
Os medicamentos de tarja preta são medicamentos controlados, assim como os de tarja vermelha, mas que se diferenciam por serem psicotrópicos e entorpecentes. Eles atuam no cérebro, mudando a maneira de sentir, pensar e se comportar, e podem causar dependência ou dano físico e psíquico.
Os medicamentos de tarja preta possuem mais efeitos colaterais e contraindicações que os medicamentos de tarja vermelha, e por isso só podem ser vendidos com prescrição médica e retenção da receita na farmácia.
As embalagens desses medicamentos contém a frase "Venda sob prescrição médica, o abuso deste medicamento pode causar dependência".
Os remédios mais comuns desse tipo são antidepressivos, antiepilépticos, remédios para emagrecimento, insônia, ansiedade e síndrome do pânico, dores pós operatórias e dores intensas.
Os medicamentos não tarjados são aqueles de venda livre da farmácia, ou seja, que não exigem prescrição médica. Os medicamentos genéricos também estão excluídos desse grupo, que contém somente medicamentos de referência e medicamentos similares.
São exemplos de medicamentos não tarjados (remédios sem receita): Novalgina, Dorflex, Coristina, Neosoro, Luftal, Naldecon, Histamin e outros analgésicos, antiácidos, antigripais, antialérgicos, laxantes, descongestionantes, colírios, xaropes, relaxantes musculares e vitaminas.
A venda de remédios sem receita é muito importante para ampliar o acesso da população à saúde e desafogar os hospitais e clínicas médicas. Afinal, nem todos os casos necessitam de atendimento médico urgente.
A exigência de uma receita médica para adquirir um analgésico, por exemplo, seria um empecilho para o alívio rápido de uma dor de cabeça leve de um paciente, que pode não estar vinculada a nenhuma doença.
No entanto, a consulta médica é indicada sempre que os sintomas persistirem, para que o tratamento de saúde do paciente seja assertivo e não apresente efeitos indesejados.
A venda de remédios sem receita pode ser realizada desde que as substâncias farmacêuticas estejam contidas na Lista de Medicamentos Isentos de Prescrição, da Anvisa.
A lista é atualizada todos os anos e publicada no Diário Oficial da União (veja a versão de 2022 no final deste artigo).
Comercializar medicamentos de uso controlado sem receita médica é crime. A infração pode ser enquadrada como tráfico de drogas ou fornecimento de medicamento em desacordo com a receita médica.
A pena para esses crimes pode variar entre 1 e 15 anos de prisão. Além disso, no âmbito administrativo, a Anvisa pode aplicar advertência, multa, interdição e até cancelamento do alvará do estabelecimento que vender medicamentos controlados sem receita.
Já a venda de medicamentos isentos de prescrição é livre nas farmácias e drogarias. O cliente pode adquirir medicamentos não tarjados descrevendo os sintomas e contando seu histórico para o farmacêutico (entrevista clínica), que irá indicar o remédio correto.
Essa avaliação também é chamada de consulta farmacêutica. Ela não substitui a consulta médica, nem tem finalidade de diagnóstico, mas busca obter os melhores resultados na farmacoterapia e promover o uso racional dos medicamentos.
Por isso, as declarações de serviço farmacêutico contém a seguinte frase de alerta: “Este procedimento não tem finalidade de diagnóstico e não substitui a consulta médica ou a realização de exames laboratoriais”.
Os remédios sem receita também informam, em suas bulas, que no caso da persistência de sintomas o paciente deve procurar orientação médica.
Assim, não haverá riscos para a farmácia se ela respeitar as normas da Anvisa sobre medicamentos controlados e orientar os pacientes sobre o uso correto dos remédios, bem como a indispensabilidade da consulta médica.
Para comprar remédios sem receita, o paciente deve informar ao farmacêutico seus sintomas, histórico de tratamento médico, resultados de exames laboratoriais e diagnósticos recebidos, para que o profissional indique o melhor medicamento para o caso.
O farmacêutico também deve orientar o paciente sobre a forma correta de utilização e conservação do medicamento, bem como quais riscos e efeitos colaterais ele pode trazer.
Mesmo sem a exigência da receita para comprar alguns medicamentos, é indicado que o paciente busque orientação médica para investigar o motivo de sintomas recorrentes e fazer exames de rotina para identificar possíveis doenças e alterações no organismo.
O ato de tomar remédios sem orientação e acompanhamento médico para aliviar sintomas, conhecido como automedicação, pode gerar danos graves à saúde. Além de o paciente correr o risco de tomar um remédio que não irá resolver seu problema, o medicamento errado pode gerar complicações e provocar novos sintomas.
A ingestão de remédios inadequados pode, ainda, mascarar os sintomas e atrapalhar a identificação de uma doença.
Também há o risco de o paciente se intoxicar ou criar resistência a algumas substâncias que serão importantes, futuramente, para tratar disfunções no organismo.
Uma pesquisa divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2019 afirmou que 700 mil pessoas morrem por ano devido a infecções resistentes a remédios. Uma das razões para essa resistência, segundo a pesquisa, é o uso excessivo e inadequado de antibióticos.
Por isso, o paciente deve buscar orientação médica antes e durante a utilização de medicamentos, de acordo com seu perfil e histórico clínico e familiar, e realizar consultas e exames de rotina.
Lista completa dos remédios que não precisam de receita [atualizada 2022]
n | Fármaco | Indicação terapêutica simplificada |
1 | Aceclofenaco | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
2 | Acetato de hidrocortisona | Dermatites, eczemas, eritema solar, queimadura de primeiro grau e picadas de inseto. |
3 | Acetilcisteína | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
4 | Acetilcisteína | Congestão nasal associada a rinites ou após procedimentos cirúrgicos no nariz. |
5 | Acetilcisteína | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
6 | Acetilracemetionina + citrato de colina + betaína | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
7 | Ácido acetilsalicílico | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
8 | Ácido acetilsalicílico | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
9 | Ácido acetilsalicílico + ácido ascórbico (Vit. C) | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre e cefaleia. |
10 | Ácido acetilsalicílico + ácido ascórbico (Vit. C) | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre e cefaleia. |
11 | Ácido acetilsalicílico + cafeína | Dores moderadas a fortes. |
12 | Ácido acetilsalicílico + maleato de clorfeniramina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
13 | Ácido acetilsalicílico + maleato de dexclorfeniramina + cloridrato de fenilefrina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
14 | Ácido acetilsalicílico + paracetamol + cafeína | Dores leves a moderadas, incluindo as associadas com cólicas menstruais e a gripes e resfriados comuns. |
15 | Ácido azeláico | Acne vulgar. |
16 | Ácido azeláico | Acne vulgar. Rosácea papulopustulosa. |
17 | Ácido benzóico + ácido salicílico + iodo metálico | Micoses superficiais da pele. |
18 | Ácido bórico + ácido salicílico + enxofre + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Brotoeja. Desodorante e antiperspirante de pés e axilas. Prevenção de frieiras e pruridos na pele. |
19 | Ácido salicílico | Tratamento e remoção das verrugas comuns. |
20 | Ácido undecilênico + undecilenato de sódio + ácido propiônico + propionato de sódio + hexilresorcinol | Micoses superficiais de pele e unha. |
21 | Ácido undecilênico + undecilenato de zinco + propionato de cálcio + hexilresorcinol | Micoses de pele, frieira, de unha, vulvar e peniana, dermatite seborreica, pitiríase versicolor. |
22 | Alantoína + triclosana + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Eczemas, brotoejas, queimaduras e outras irritações superficiais da pele. |
23 | Álcool polivinílico | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
24 | Alfaestradiol | Tratamento e prevenção da alopecia androgenética. |
25 | Alginato de sódio + bicarbonato de potássio | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão. |
26 | Alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio | Alívio da azia, dor de estômago devido à má digestão, enjoo e vômito. |
27 | Alginato de sódio + bicarbonato de sódio + carbonato de cálcio | Alívio da azia, dor de estômago devido à má digestão, enjoo e vômito. |
28 | Ascorbato de sódio + colecalciferol + citrato de zinco tri hidratado | Prevenção e tratamento das infecções do trato respiratório, tais como gripes e resfriados comuns, através do reforço do sistema imune e ação antioxidante. |
29 | Bacillus cereus | Coadjuvante no tratamento da diarreia; coadjuvante em enterocolites crônicas e agudas. |
30 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
31 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
32 | Bicarbonato de sódio + carbonato de magnésio + carbonato de cálcio + carbonato básico de bismuto | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
33 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
34 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido acetilsalicílico + ácido cítrico | Alívio da azia, dor de estômago e cefaleia devido à má digestão. |
35 | Bicarbonato de sódio + carbonato de sódio + ácido cítrico | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
36 | Bisacodil | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
37 | Bromidrato de dextrometorfano | Tosse seca, sem catarro associada a gripes e resfriados ou à inalação de agentes irritantes. |
38 | Butilbrometo de escopolamina | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
39 | Butilbrometo de escopolamina | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
40 | Butilbrometo de escopolamina + dipirona | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
41 | Butilbrometo de escopolamina + dipirona | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
42 | Butilbrometo de escopolamina + paracetamol | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
43 | Cânfora | Irritações da pele. |
44 | Cânfora + eucaliptol + mentol + guaiacol | Congestão nasal e tosse associadas a gripes e resfriados. |
45 | Carbocisteína | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
46 | Carbômer + sorbitol | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
47 | Carbômer 940 | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
48 | Carbonato de cálcio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. |
49 | Carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo e vômito. |
50 | Carbonato de cálcio + hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo e vômito. |
51 | Carmelose sódica | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
52 | Cetoconazol | Micoses superficiais de pele. |
53 | Cetoconazol | Dermatite seborreica. |
54 | Citrato de colina + betaína + racemetionina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
55 | Cloreto de benzalcônio + ácido bórico | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. Higiene dos olhos. |
56 | Cloreto de benzalcônio + óxido de zinco + cânfora | Acne vulgar, frieiras, picadas de insetos, urticárias, ferimentos leves e escoriações, escaras. Desodorante e antiperspirante de axilas e pés. |
57 | Cloreto de cetilpiridínio | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
58 | Cloreto de cetilpiridínio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
59 | Cloreto de cetilpiridínio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
60 | Cloreto de cetilpiridínio + borato de sódio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
61 | Cloreto de cetilpiridínio + cloreto de cetalcônio | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
62 | Cloreto de dequalínio + benzocaína | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
63 | Cloreto de sódio | Mucosa nasal ressecada e irritada. |
64 | Cloreto de sódio | Congestão nasal. Mucosa nasal ressecada e irritada. |
65 | Cloreto de sódio + gliconato de zinco + glicose + citrato de sódio + citrato de potássio | Reidratação ou manutenção da hidratação na diarreia aguda. |
66 | Cloreto de sódio + gliconato de zinco + glicose + citrato de sódio + citrato de potássio | Reidratação ou manutenção da hidratação na diarreia aguda. |
67 | Cloridrato de ambroxol | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
68 | Cloridrato de ambroxol | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
69 | Cloridrato de amorolfina | Micoses superficiais de pele. |
70 | Cloridrato de amorolfina | Micoses de unha. |
71 | Cloridrato de azelastina | Rinite alérgica. |
72 | cloridrato de benzidamina | Inflamações e dores na mucosa da boca, língua e garganta. |
73 | Cloridrato de benzidamina | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
74 | Cloridrato de benzidamina | Inflamações e dores na mucosa da boca e garganta. |
75 | Cloridrato de bromexina | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
76 | Cloridrato de bromexina | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias, decorrentes ou associadas a doenças broncopulmonares. |
77 | Cloridrato de butenafina | Micoses superficiais de pele. |
78 | Cloridrato de clobutinol | Tosse seca, sem catarro. |
79 | Cloridrato de difenidramina + cloreto de amônio + citrato de sódio | Tosse. Irritações da garganta, faringites. |
80 | Cloridrato de difenidramina + cloreto de amônio + citrato de sódio | Tosse. Irritações da garganta, faringites. |
81 | Cloridrato de epinastina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. |
82 | Cloridrato de epinastina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. |
83 | Cloridrato de fenazopiridina | Dor, ardor, desconforto para urinar. |
84 | Cloridrato de fexofenadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
85 | Cloridrato de fexofenadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
86 | Cloridrato de isotipendil | Prurido. Picada de insetos. |
87 | Cloridrato de levamisol | Ascaridíase. |
88 | Cloridrato de lidocaína + cloreto de benzetônio | Ferimentos superficiais na pele. |
89 | Cloridrato de nafazolina + maleato de feniramina | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. |
90 | Cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado | Irritação e prurido oculares causados por exposição a agentes irritantes. |
91 | Cloridrato de oxomemazina + iodeto de potássio + benzoato de sódio + guaifenesina | Tosse seca, sem catarro. |
92 | Cloridrato de papaverina + dipirona + extrato fluido de Atropa belladonna | Alívio de cólicas gastrintestinais, das vias biliares, dos órgãos sexuais e das vias urinárias. |
93 | Cloridrato de procaína + timol + mentol + cânfora | Alívio da dor de dente. |
94 | Cloridrato de terbinafina | Micoses superficiais de pele. |
95 | Cloridrato de terbinafina | Micoses superficiais de pele. |
96 | Clotrimazol | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana. |
97 | Clotrimazol | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana. |
98 | Clotrimazol | Candidíase vaginal. |
99 | Clotrimazol | Candisíase vaginal e peniana. |
100 | 100 Coaltar | Caspa. Oleosidade do couro cabeludo. Dermatite seborreica, psoríase e eczema do couro cabeludo. |
101 | Cobamamida + cloridrato de ciproeptadina | Estimulante do apetite. Estado de fraqueza e diminuição do apetite. Períodos de convalescença. |
102 | Colagenase | Ferimentos leves e escoriações. Escaras. Fissuras da pele. |
103 | Deltametrina | Pediculose, ftiríase, escabiose, infestações por carrapatos. |
104 | Desloratadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
105 | Desloratadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
106 | Dextrana + hipromelose | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
107 | Dextrana + hipromelose + glicerol | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
108 | Diclofenaco dietilamônio | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
109 | Diclofenaco dietilamônio | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
110 | Diclofenaco sódico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
111 | Dicloridrato de levocetirizina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
112 | Dicloridrato de levocetirizina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
113 | Dipirona | Dor e febre. |
114 | Dipirona | Dor e febre. |
115 | Dipirona | Dor e febre. |
116 | Dipirona + cafeína | Cefaleia e enxaqueca. |
117 | Dipirona + citrato de orfenadrina + cafeína | Dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
118 | Dipirona + citrato de orfenadrina + cafeína | Dor associada a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
119 | Dipirona + cloridrato de isometepteno + cafeína | Cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
120 | Dipirona + cloridrato de prometazina + cloridrato de adifenina | Febre e dores leves a moderadas. |
121 | Dipirona + cloridrato de prometazina + cloridrato de adifenina | Febre e dores leves a moderadas. |
122 | Dipirona + maleato de clorfeniramina + cafeína | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
123 | Dipirona + mucato de isometepteno + cafeína | Cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
124 | Docusato sódico + bisacodil | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
125 | Dropropizina | Tosse seca, sem catarro. |
126 | Ebastina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
127 | Ebastina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
128 | Essência de terebentina + salicilato de metila + cânfora + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
129 | Eucaliptol + terpina monoidratada + mentol | Secreções mucosas densas e viscosas nas vias respiratórias. |
130 | Fendizoato de cloperastina | Tosse seca, sem catarro. |
131 | Fendizoato de cloperastina | Tosse seca, sem catarro. |
132 | Fenol + mentol | Dor de ouvido. Remoção de cerume. |
133 | Flurbiprofeno | Inflamação da garganta. |
134 | Flutrimazol | Micoses superficiais de pele. |
135 | Flutrimazol | Micoses superficiais de pele. |
136 | Guaifenesina | Tosse associada a gripes e resfriados. |
137 | Guaifenesina + bromidrato de dextrometorfano | Tosse com ou sem catarro associada a gripes e resfriados. |
138 | Heparina sódica | Flebites e tromboflebites superficiais, hematomas e contusões, dor pós escleroterapia venosa. |
139 | Hialuronato de sódio | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
140 | Hidróxido de alumínio | Alívio da azia devido à má digestão. |
141 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
142 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + carbonato de cálcio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
143 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + carbonato de cálcio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão, enjôo, vômito e distensão abdominal. |
144 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + oxetacaína | Alívio da regurgitação ácida, azia e dor de estômago devido à má digestão e distensão abdominal. |
145 | Hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + simeticona | Alívio da azia, eructação e flatuência. |
146 | Hidroxiquinolina + trolamina | Dor de ouvido. Remoção de cerume. |
147 | Hipromelose | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
148 | Hipromelose + cetrimida | Lubrificante oftálmico / lágrima artificial. |
149 | Ibuprofeno | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
150 | Ibuprofeno | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
151 | Ibuprofeno | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
152 | Ibuprofeno | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns, musculares, cefaleia, enxaqueca e traumatismos. |
153 | Ibuprofeno + paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns, musculares, cefaleia, enxaqueca e cólicas abdominais. |
154 | Ibuprofeno arginina | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns e traumatismos. |
155 | Iodo + óleo de cade + ácido salicílico | Micoses superficiais de pele. |
156 | Iodopovidona | Ferimentos superficiais na pele. |
157 | Iodopovidona | Higienização das mãos e corpo. Ferimentos superficiais na pele. Afecções cutâneas. |
158 | Lactulose | Laxativo. Prisão de ventre. Encefalopatia hepática. |
159 | Levomentol + cânfora | Congestão nasal. |
160 | Levomentol + cânfora + óleo de eucalipto | Congestão nasal, tosse e dor muscular associadas à gripes e resfriados. |
161 | Loratadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
162 | Loratadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
163 | Loratadina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele. |
164 | Loxoprofeno sódico | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
165 | Macrogol + bicarbonato de sódio + cloreto de potássio + cloreto de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
166 | Magaldrato | Alívio da azia devido à má digestão. |
167 | Magaldrato + simeticona | Alívio da azia, eructação e flatuência. |
168 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
169 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
170 | Maleato de bronfeniramina + cloridrato de fenilefrina | Sintomas de gripe, resfriado, rinite e sinusite, alérgicas ou não. |
171 | Maleato de clorfeniramina + ácido ascórbico + dipirona monoidratada | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor no corpo, cefaleia e coriza. Sintomas de distúrbios do estado geral decorrentes de alterações climáticas e de abuso de álcool ou nicotina. |
172 | Maleato de dexclorfeniramina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
173 | Maleato de dexclorfeniramina | Prurido. Eczemas/dermatites alérgicos. Urticária. Picada de insetos. |
174 | Maleato de dexclorfeniramina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
175 | Maleato de dexclorfeniramina | Sintomas da rinite alérgica. Sintomas de urticária ou alergias de pele, eczemas. Picada de insetos. Conjutivite alérgica. Dermatite atópica. |
176 | Maleato de mepiramina + hidróxido de alumínio + ácido acetilsalicílico + cafeína | Cefaleia e alergias. |
177 | Mebendazol | Enterobíase, tricuríase, ascaridíase, ancilostomíase, necatoríase, teníase. |
178 | Mebendazol | Enterobíase, tricuríase, ascaridíase, ancilostomíase, necatoríase, teníase. |
179 | Metronidazol | Rosácea. |
180 | Naproxeno | Dores agudas causadas por inflamação; dor e febre, incluindo às associadas a sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares; dor após traumas. |
181 | Naproxeno sódico | Dores agudas causadas por inflamação; dor e febre, incluindo às associadas a sintomas de gripe e resfriado; dores musculares e articulares; dor após traumas. |
182 | Nicotina | Dependência do tabaco. Sintomas da síndrome de abstinência de nicotina. |
183 | Nicotina | Dependência do tabaco. Sintomas da síndrome de abstinência de nicotina. |
184 | Nimesulida | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
185 | Nistatina + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Irritações na região dos órgãos genitais e das nádegas, entre os dedos, nas axilas, sob os seios ou em outras áreas da pele que sofrem atrito em crianças e adultos. |
186 | Nitrato de miconazol | Micoses superficiais de pele e unha. |
187 | Nitrato de miconazol | Dermatite de fraldas. Micoses superficiais de pele e unha. |
188 | Nitrato de miconazol | Candidíase vaginal e perianal. |
189 | Nitrato de oxiconazol | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana e infecções mistas por fungos e bactérias. |
190 | Nitrato de oxiconazol | Micoses superficiais de pele, dermatite seborreica, candidíase vulvar e peniana e infecções mistas por fungos e bactérias. |
191 | Óxido de zinco + salicilato de fenila + ácido bórico + enxofre + mentol + cânfora | Dermatite de fraldas. Brotoeja. Desodorante e antiperspirante de pés e axilas. Prevenção de frieiras e pruridos na pele. |
192 | Palmitato de retinol (Vit. A) + colecalciferol (Vit. D3) + acetato de racealfatocoferol (Vit. E) + alantoína | Pele seca e áspera. Irritações da pele de pequena intensidade provocadas pela exposição ao sol. |
193 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
194 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
195 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
196 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
197 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
198 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
199 | Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
200 Paracetamol | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. | |
201 | Paracetamol + cafeína | Febre. Dores leves a moderadas, incluindo as associadas a gripes e resfriados comuns. |
202 | Paracetamol + carisoprodol + cafeína | Dores musculares leves a moderadas. |
203 | Paracetamol + citrato de orfenadrina + cafeína | Dores leves a moderadas associadas a contraturas musculares, incluindo cefaleia tensional. |
204 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
205 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
206 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
207 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de carbinoxamina + citrato de pentoxiverina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
208 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
209 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
210 | Paracetamol + cloridrato de fenilefrina + maleato de clorfeniramina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
211 | Paracetamol + maleato de carbinoxamina | Sintomas da gripe e resfriado comuns, como febre, dor, coriza e congestão nasal. |
213 | Permetrina | Pediculose. |
214 | Permetrina | Escabiose. |
215 | Picossulfato de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
216 | Picossulfato de sódio + Cássia senna 1DH + Polygonum punctatum 1CH + Collinsonia canadensis 1CH | Laxativo. Prisão de ventre. |
217 | Picossulfato de sódio + óleo mineral leve + ágarágar | Laxativo. Prisão de ventre. |
218 | Policarbofila cálcica | Regularização do hábito intestinal. Constipação intestinal ou diarreia associadas a condições como diverticulose e síndrome do intestino irritável. |
219 | Policresuleno + cloridrato de cinchocaína | Hemorroidas. Fissuras, prurido e eczemas da região do ânus. Curativo após cirurgias proctológicas. |
220 | Policresuleno + cloridrato de cinchocaína | Hemorroidas. Fissuras, prurido e eczemas da região do ânus. Curativo após cirurgias proctológicas. |
221 | Polissulfato de mucopolissacarídeo | Hematomas e inflamação provocada por varizes e em processos inflamatórios localizados. |
222 | Prometazina | Prurido. Picada de insetos. |
223 | Racemetionina + cloreto de colina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
224 | Racemetionina + cloreto de colina + inositol + cianocobalamina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
225 | Saccharomyces boulardii | Diarreias de diferentes causas. Restauração da flora intestinal. |
226 | Salicilato de etilenoglicol + levomentol + acetato de racealfatocoferol + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
227 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
228 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
229 | Salicilato de metila + cânfora + levomentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
230 | Salicilato de metila + cânfora + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
231 | Salicilato de metila + cânfora + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
232 | Salicilato de metila + extrato fluido de Beladona + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
233 | Salicilato de metila + iodo | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
234 | Salicilato de metila + levomentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
235 | Salicilato de metila + levomentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
236 | Salicilato de metila + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
237 | Salicilato de metila + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
238 | Salicilato de metila + mentol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
239 | Salicilato de metila + óxido de zinco + bálsamo do peru + extrato fluido de Beladona + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
240 | Salicilato de metila + salicilato de etilenoglicol + levomentol + cânfora | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
241 | Salicilato de metila + salicilato de etilenoglicol + levomentol + cânfora + timol | Dor e inflamação do sistema musculoesquelético. |
242 | Silimarina + racemetionina | Distúrbios metabólicos hepáticos. |
243 | Sorbitol + laurilsulfato de sódio | Laxativo. Prisão de ventre. Sob orientação de profissional de saúde: preparo diagnóstico ou cirúrgico. |
244 | Subgalato de bismuto + óxido de zinco | Dermatite de fraldas. Brotoejas. Irritações da pele de pequena intensidade provocadas pelo vento ou exposição prolongada ao sol. |
245 | Subgalato de bismuto + óxido de zinco + iodeto de timol | Dermatite de fraldas. Brotoejas. Desodorante e antiperspirante dos pés e axilas. |
246 | Sulfato de magnésio + ácido cítrico + bicarbonato de sódio | Alívio da azia e dor de estômago devido à má digestão. Laxante leve. |
247 | Sulfato de neomicina | Infecções bacterianas da pele e mucosas, como impetigo e furúnculo. Eczemas e queimaduras infectados. Úlcera cutânea. |
248 | Sulfato de neomicina + bacitracina zíncica | Infecções bacterianas da pele e mucosas, como impetigo e furúnculo. Eczemas e queimaduras infectados. Úlcera cutânea. Profilaxia de infecções cutâneomucosas decorrentes de ferimentos cortantes. |
249 | Sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína | Aftas e outras inflamações da mucosa da boca. |
250 | Sulfato de neomicina + tartarato de bismuto e sódio + cloridrato de procaína + mentol | Aftas e outras inflamações da mucosa da boca. |
251 | Sulfato ferroso | Anemias por deficiência de ferro. |
252 | Sulfato ferroso | Anemias por deficiência de ferro. |
253 | Sulfeto de selênio | Caspa, dermatite seborreica, micose superficial do couro cabeludo. |
254 | Tintura Matricaria chamomilla L + cloridrato de lidocaína + polidocanol | Alívio dos deconfortos bucais da primeira dentição. |
255 | Tintura Matricaria chamomilla L., cloridrato de lidocaína, polidocanol | Alívio dos deconfortos bucais da primeira dentição. |
256 | Tioconazol | Micoses superficiais de pele e unha e infecções mistas por fungos e bactérias. |
257 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
258 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + benzocaína | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
259 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + cloridrato de lidocaína | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Dor de garganta. |
260 | Tirotricina + sulfato de hidroxiquinolina + fluoreto de sódio | Aftas e outras inflamações na mucosa da boca. Profilaxia da cárie. |
261 | Tribenosídeo + cloridrato de lidocaína | Hemorroidas internas e externas. |
262 | Tribenosídeo + cloridrato de lidocaína | Hemorroidas internas e externas. |
263 | Ureia | Pele seca e áspera. Espessamento da pele, ressecamento e descamação da pele, eczema e calosidade de mãos, cotovelos, joelhos e pés. |
Lista completa dos remédios fitoterápicos [atualizada 2022]
n | Espécie | Indicações terapêuticas e via de administração |
1 | Aesculus hippocastanum | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Restrições: uso oral. |
2 | Aloe ferox+Gentiana lutea | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
3 | Aloe vera | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti inflamatório (uso tópico). |
4 | Arnica montana | Alívio dos sintomas de equimoses, hematomas e contusões. Uso tópico. |
5 | Atropa belladona | Alívio dos sintomas de cólicas e espasmos gastrintestinais. Uso oral. |
6 | Calendula officinalis | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti inflamatório (uso tópico). |
7 | Cassia fistula + Senna alexandrina | Constipação ocasional. Uso oral. |
8 | Centella asiatica | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Uso oral. |
9 | Cinchona calisaya | Estimulante do apetite e para cansaço físico e mental. Uso oral. |
10 | Cinnamomum zeylanicum + Caryophyllus aromaticus | Antiflatulento em casos de problemas digestivos. Uso oral. |
11 | Crataegus oxyacantha + Salix alba + Passiflora incarnata | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
12 | Cynara scolymus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
13 | Cynara scolymus + Peumus boldus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
14 | Eucaliptus globulus | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
15 | Gentiana lutea + Chamaemelum nobile | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
16 | Glycine max | Auxiliar no alívio dos sintomas do climatério. Uso oral. |
17 | Glycyrrhiza glabra | Alívio dos sintomas digestivos incluindo queimação e dispepsia. Uso oral. |
18 | Hamamelis virginiana | Auxiliar no tratamento de hemorroidas externas e equimoses (uso tópico). Alívio do prurido e ardor associados a hemorroidas (uso oral). |
19 | Harpagophytum procumbens | Alívio de dores articulares menores e dor lombar aguda. Uso oral. |
20 | Hedera helix | Expectorante em caso de tosse produtiva. Uso oral. |
21 | Matricaria chamomilla + Gentiana lutea + Nux vomica + Peumus boldus | Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias. Uso oral. |
22 | Matricaria recutita | Cicatrizante, destinado ao tratamento de queimaduras térmicas leves. Anti-inflamatório. Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais e dos distúrbios gastrointestinais espásticos (uso oral). Anti inflamatório (uso tópico). |
23 | Maytenus ilicifolia | Alívio dos sintomas digestivos incluindo queimação e dispepsia. Uso oral. |
24 | Maytenus ilicifolia + Jateoriza palmata | Auxiliar no tratamento dos sintomas das dispepsias funcionais, principalmente na dor epigástrica. Uso oral. |
25 | Melissa officinalis | Antiflatulento (combate gases), antiespasmódico e ansiolítico leve. Uso oral. |
26 | Mikania glomerata | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
27 | Mikania glomerata + Polygala senega + Cephaelis ipecacuanha | Antitussígeno, broncodilatador e expectorante. Uso oral. |
28 | Nasturtium officinale | Antisséptico das vias aéreas superiores e expectorante. Broncodilatador. Uso oral. |
29 | Operculina alata | Laxativo, nos casos de constipação funcional aguda. Uso oral. |
30 | Panax ginseng | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
31 | Passiflora alata + Erythrina mulungu + Crataegus oxycanta | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
32 | Passiflora incarnata | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
33 | Passiflora incarnata + Crataegus oxyacanta + Salix alba | Ansiolítico leve. Auxiliar no tratamento da ansiedade leve e da insônia. Uso oral. |
34 | Paullinia cupana | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
35 | Peumus boldus | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
36 | Peumus boldus + Frangula purshiana + Rheum palmatum | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
37 | Plantago ovata | Auxiliar no tratamento de constipação intestinal. Constipação ocasional. Uso oral. |
38 | Plantago ovata + Senna alexandrina | Auxiliar no tratamento de constipação intestinal. Constipação ocasional. Uso oral. |
39 | Polygala senega | Auxiliar no tratamento dos sintomas da bronquite crônica e da faringite. Uso oral. |
40 | Polypodium leucatomos Poir | Anti-inflamatório na profilaxia de irritação da pele agravada pelo sol. Uso oral. |
41 | Rhamnus purshiana | Constipação ocasional. Uso oral. |
42 | Rhodiola rosea | Alívio temporário dos sintomas do estress, tais como fadiga e sensação de fraqueza. Uso oral. |
43 | Salix alba | Antitérmico, anti-inflamatório e analgésico. Uso oral. |
44 | Senna alexandrina | Constipação ocasional. Uso oral. |
45 | Serenoa repens | Alívio dos sintomas do trato urinário baixo relacionados a hiperplasia prostática benigna depois que condições mais sérias tenham sido excluídas por um médico. Uso oral. |
46 | Silybum marianum | Auxiliar no funcionamento da vesícula biliar. Auxiliar no tratamento dos sintomas da dispepsia funcional. Prevenção e tratamento auxiliar de distúrbios hepáticos e dos distúrbios gastrointestinais espásticos. Digestivo. Uso oral. |
47 | Solidago microglossa | Anti-inflamatório nos casos de contusões, dores musculares e hematomas (uso tópico). Anti inflamatório (uso oral). |
48 | Symphytum officinale | Alívio sintomático de entorses leves e contusões. Uso tópico. |
49 | Trichilia catigua + Croton heliotropiifolius + Paullinia cupana | Para cansaço físico e mental. Uso oral. |
50 | Uncaria tomentosa | Anti-inflamatório. Uso oral. |
51 | Vitis vinífera | Alívio dos sintomas relacionados a inchaços nas pernas, veias varicosas, sensação de peso, dor, cansaço, coceira, tensão nas pernas e câimbras na panturrilha. Uso oral. |
52 | Zingiber officinale | Profilaxia de náuseas causadas por movimento (cinetose) e pós-cirúrgicas. Uso oral. |
Conclusão
Agora você já sabe diferenciar os remédios sem receita dos medicamentos controlados. Você também viu as diferenças entre medicamentos de tarja amarela, vermelha e preta, assim como as normas da Anvisa para suas comercializações.
Não se esqueça de orientar os clientes da sua farmácia sobre o uso correto e racional dos medicamentos, evitando automedicação. Reforce, sempre que possível, a importância de consultar um médico para obter um diagnóstico preciso e otimizar o tratamento farmacêutico.
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.