Programa fidelidade: saiba como usa-lo a seu favor

A princípio, as farmácias há tempos não é somente um local de compra de medicamentos. Contudo, hoje ela é frequentada para consumo de inúmeros produtos. Junto ao medicamento o cliente leva o shampoo, condicionador, água, lenço de papel, álcool em gel e outros itens diversos bem diferentes da linha Farma.

Com isso, aumentar o leque de produtos ofertados e benefícios para o cliente é uma estratégia diferenciada do negócio. O objetivo é segurar o consumidor na sua loja. De modo que ele não encontre brechas para procurar o concorrente.

Além disso, a utilização de um programa fidelidade para clientes é uma ótima opção. Isso irá agregar e dar boa visibilidade e sustentabilidade a seu negócio. Pois o estabelecimento ganha com o retorno do cliente para compras e tem vantagens que os atraem cada vez mais.

farmacêutica olhando tela do computador do balcão enquanto vende medicamento para cliente

Quais os benefícios do programa fidelidade?

Com a utilização dessa estratégia você conseguirá obter um maior conhecimento sobre o seu cliente. Isto é, quais são suas preferências e hábitos de consumo, e com isso oferecer descontos especiais para ele. Assim estará estimulando a compra quando o consumidor está em sua drogaria.

Este programa é implantado sem custos para o seu cliente. O cadastro é realizado uma única vez e você já terá as informações. Quais? e-mail, telefone, data de nascimento e endereço. Estes, são úteis para utilizar a seu favor em estratégias de marketing.

Com esses dados e auxílio de um bom software é possível relacionar os produtos mais utilizados pelos clientes. Sobretudo, de acordo com a idade, gênero, endereço e outros. Assim fica mais fácil atender as necessidades de cada grupo.

Outra questão relevante é a fidelização dos clientes trazendo-os cada vez mais no seu estabelecimento. Além do programa. É importante também que tenha bons preços, diversificação nos produtos, bom atendimento e um programa fidelidade com descontos ou brindes atrativos.

Principais passos para implantação do programa

  1. Defina o regulamento

No regulamento é necessário estabelecer a pontuação. A saber se vai ter pontuação diferente por categoria, quais produtos serão incluídos no programa, qual o prazo para essa pontuação vencer, o número mínimo de pontos que o cliente precisa acumular para fazer a troca, etc.

Além disso também é importante definir como será a apresentação do programa. Portanto, se o cliente receberá um cartão e terá que leva-lo em toda compra pra incluir a pontuação ou apenas informar o número do CPF.

Selecione um software

Um programa fidelidade necessita de um bom sistema. Este, deve gerenciar o cadastro e os pontos de forma inteligente. Desse modo, é possível promover ofertas específicas para cada cliente. Procure um software que atenda às necessidades da sua loja.

  • Defina a pontuação

Primeiramente realize um estudo baseado na margem dos produtos. Isto é, por categoria. Desse modo, irá definir o valor em compras que corresponderá há 1 ponto, por exemplo: a cada R$ 5,00 em compras o cliente acumula 1 ponto. Mas é preciso ficar atento ao colocar um valor atrativo, que o consumidor sinta que compensa acumular pontos na farmácia.

  • Treine a equipe

Realize uma reunião com a equipe explicando todo o processo e regulamento do programa. Mostre pra eles que podem utilizar o programa. a fim de venderem mais. O colaborador que oferece o programa para o cliente vai ganhar a empatia do mesmo. Assim, este voltará mais vezes para fazer compras com o vendedor.

  • Acompanhe os indicadores

Faça uma análise do crescimento das vendas. E também verifique se o programa fidelidade influenciou nesse aumento. Acompanhe os clientes se estão empolgados na troca da pontuação e seus benefícios.

Hoje no mercado existem vários programas fidelidade. Sendo assim, fique sempre por dentro das novidades. Sempre que possível acompanhe as ações dos seus concorrentes. E não se esqueça, mantenha o seu programa sempre atrativo para os seus clientes.

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