Experiência do cliente em farmácias: aposte na tecnologia

Quando falamos em experiência, o que mais tem impactado empresas, principalmente as que prestam algum tipo de serviço direto ao consumidor final, como o varejo farmacêutico, são as questões ligadas ao relacionamento com o cliente. Promover boas experiências, ter a certeza de que quem entra na loja realmente é bem atendido e até mesmo facilitar a jornada de compra, surpreendendo com inovação, são fatores essenciais para alavancar vendas, fidelizar e, consequentemente, conquistar bons resultados.

Por isso, cada vez mais empresários têm buscado soluções na tecnologia para melhorar essa relação de experiência: seja com o investimento em campanhas nas redes sociais, software inteligentes, comunicação via internet pós-venda, entre outras ações, que garantem insights assertivos e ainda geram inteligência de mercado para a tomada de decisão na sua farmácia.

Segundo pesquisa realizada este ano pela IDC (Internacional Data Corporation, empresa americana fornecedora de inteligência de mercado), dois terços dos CEOs de 2.000 empresas globais vão mudar seu foco das tradicionais estratégias off-line para as digitais. Além disso, 34% das empresas acreditam que estarão totalmente digitais dentro de um ano ou menos.  Entretanto, o relatório State of Digital Business, da Progress, revelou que 47% das empresas ainda não iniciaram sua transformação digital e 59% estão preocupadas com o fato de que talvez já seja tarde demais para elas.

Experiência do cliente em farmácias

Este panorama, relacionado aos atuais modelos de consumo, mostra a urgência em pensar o seu negócio de maneira tecnológica. Existe uma prática, chamada Customer Success, que tem como base garantir que todos os clientes usufruam da melhor maneira dos seus serviços e produtos. Mas ao mencionar inovação digital, o que devemos ter em mente para atingir de maneira correta nosso público-alvo?

Eficiência nos processos

Atendimento rápido e de boa qualidade é o que as pessoas buscam quando compram serviços e ofertar isso melhora a experiência do cliente. A tecnologia automatiza processos, tornando-os mais rápidos e eficientes, evitando retrabalho e oferecendo um serviço até mesmo personalizado.

Redes Sociais e a experiência do consumidor tecnológico

Estudar como se comunicar com seu público e entender o que ele quer ver nos seus meios de comunicação é fundamental. Qual a melhor linguagem para utilizar, imagens adequadas e assuntos que vão informar, bem como trazer algum serviço ou aprendizado para quem está acessando é um dos segredos do sucesso para ir bem nestas mídias e melhorar a experiência do cliente.

E-mail Marketing

Com esta ferramenta o seu público vai entender o que pode absorver do seu negócio, conhecer produtos e serviços ofertados em campanhas especiais. Este tipo de e-mail também serve para fornecer informações personalizadas para grupos de clientes cadastrados e melhorar a experiência do seu cliente

Newsletter

Produzir conteúdo de qualidade, com insights sobre suas ações, notícias que estão sendo comentadas atualmente ou que têm a ver com o seu ramo, aproximando seus fornecedores do seu universo e melhorando a experiência dos mesmos.

Pós-Venda e experiência do consumidor

Se interessar pela percepção do cliente sobre o seu atendimento, serviços ofertados e produtos faz parte de um bom planejamento. Além de um termômetro para mudanças de rumo caso seja diagnosticado alguma falha, e rapidamente mudar a sua forma de agir. Dessa forma ao consultar o consumidor ele se sente parte do negócio e isso melhora a experiência dele em relação a seus serviços.

Atendimento virtual e por chatbots

Oferecer atendimento 24 horas dará uma grande oportunidade para mais vendas e oportunidades de melhorar a experiência do consumidor. Um atendente virtual, seja por meio das redes sociais, app ou site, faz com que seu negócio esteja atento às necessidades do seu cliente permanentemente, disponibilizando soluções por meio de uma simples conversa ou perguntas.

Investir na tecnologia vai te permitir estar à frente dos seus concorrentes, ter visão do seu negócio como um todo, estar mais perto de quem realmente interessa, aliado a um serviço de qualidade e personalizado, pontos fundamentais para o sucesso.

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