Tenha uma equipe de sucesso em sua farmácia. Para que a sua farmácia alcance bons resultados, além de pensar em estratégias para aumentar o lucro é necessário também escolher pessoas estratégicas e investir no desenvolvimento das mesmas. São os colaboradores do seu negócio que farão a qualidade do seu empreendimento e com isso bons resultados virão.
Já abordamos este tema em outro post, que conquistou uma repercussão incrível e, por isso, resolvemos dar continuidade ao assunto, com uma perspectiva complementar.
O primeiro ponto que deve ser considerado é a formação de uma equipe de qualidade, selecionando pessoas com perfil adequado aos cargos que serão ocupados. Levar em conta o conhecimento técnico é importante, mas, mais do que isso, demonstrar uma boa postura profissional, pois enquanto alguns indicarão medicamentos para os cuidados da saúde da população e têm contato com os seus clientes, outros lidarão diretamente com o caixa da empresa.
Ter compromisso e ética, saber ouvir e se comunicar de maneira clara, ser educado com os clientes e possuir uma boa relação com os outros integrantes da loja, além das habilidades como organização e responsabilidade.
Se você identificar as seguintes características na sua equipe, sua farmácia está bem estruturada em relação ao capital humano:
Empatia e educação para lidar com os clientes, sempre! Mas os profissionais que atendem na farmácia devem saber avaliar as receitas para dispensação correta de medicamento, bem como fornecer a orientação correta sobre o respectivo uso – em caso de dúvidas, sempre solicitar ajuda do farmacêutico. Conhecer as rotinas da farmácia, como a biossegurança, os remédios e suas indicações e a disposição destes itens nas prateleiras.
O ideal é que as empresas forneçam programas de capacitação para sua equipe, mas se sua farmácia não possui, a melhor opção é contratar o profissional já com experiência comprovada.
Para atuar como responsável técnico, o farmacêutico deve ter atenção a todos os processos da farmácia, compreensão ao lidar com seu time e ser claro e objetivo nas orientações aos clientes. Quanto aos demais colaboradores que compõem a equipe, são três fatores primordiais que devem fazer parte do dia a dia de trabalho: atenção, cooperação e paciência. Ter cordialidade e bom humor também são pontos relevantes, principalmente para os profissionais que atenderão diretamente a população.
De nada adianta ter conhecimento técnico e habilidades se não tiver proatividade para colocar suas competências em prática. Característica base para qualquer colaborador, com essa qualidade ele terá prontidão para resolver possíveis problemas e encarar desafios.
Os negócios do ramo farmacêutico são regidos por uma gama de órgãos governamentais, como a Vigilância Sanitária, Conselhos, entre outros. As normas estabelecidas costumam sofrer alterações e todos os colaboradores devem estar atentos e disponíveis para receber orientações e seguir novas regras.
Vale ressaltar que a pessoa que gosta e se interessa em aprender, buscando cursos e atualizações para seu desenvolvimento e melhoraria das entregas, geralmente apresenta mais motivação e engajamento com suas atividades, gerando mais resultados para empresa na qual atua.
Dica para os gestores: a capacitação contínua dos colaboradores é um ponto relevante para aumentar a produtividade. O treinamento, além de aprimorar a qualidade dos atendimentos, está diretamente ligado ao envolvimento de todos com o seu negócio e diminui a rotatividade de funcionários, formando equipes mais sólidas e competentes.
Carlos Emílio - Ceo Automatiza Sistemas
Promover um clima organizacional agradável é um dos pontos-chave para o bom andamento, progresso e alcance dos objetivos do seu negócio. Para evoluir ainda mais o desempenho, todo o time precisa estar comprometido com o propósito da sua farmácia.
Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!
Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.