Conciliação bancária em software para farmácias

Atualmente a cada 100 empreendimentos criados, apenas 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade e uma das melhores formas de evitar quaisquer surpresas relacionadas as finanças da sua empresa é a através da conciliação bancária.

A Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seus primeiros anos de atividade porque o grande desafio é profissionalizar os processos, entender os riscos e saber onde e quando investir e assim manter a empresa em ganho de escala sustentável. Mas o que conciliação bancária tem a ver com isso?

foto estilo tech, pessoa mexendo em notebook com símbolos financeiros aparecendo

O que é conciliação Bancária?

Primeiramente temos que entender o seu conceito: conciliação bancária é quando você recebe as informações das vendas registradas pelas empresas e confronta com as informações encaminhadas pelas adquirentes (empresas cujo papel é liquidar as transações financeiras por meio de cartão de crédito ou débito, por exemplo a Cielo). Além disso, os pagamentos antecipações e ajustes podem ser conciliados contra as previsões de pagamentos e, em último passo, uma validação do valor recebido, através do uso de extratos bancário, ou seja, é você checar as informações do seu gerenciador financeiro com as informações que aconteceu lá na sua conta bancária, conferir tudo isso que aconteceu de uma forma automatizada. Essa é maneira de garantir a exatidão de um saldo que foi apurado internamente em um determinado período.

Todavia, essa atividade tem como objetivo confirmar que o crédito de vendas e o débito de contas a pagar realmente aconteceram como previsto. Entre os benefícios proporcionados pela conciliação bancária, estão a previsão correta de fluxo de caixa e o planejamento orçamentário alinhado à realidade do negócio e com mais chances de sucesso.

Além disso é muito importante para ter certeza de que as movimentações financeiras da empresa estão ocorrendo como previsto e identificar acontecimentos que podem prejudicar a saúde financeira da organização, como as fraudes.

Mas Como fazer ? A Automatiza Sistemas descreveu um processo que envolve etapas básicas e que podem ser facilmente esquematizados para estabelecer um processo interno claro.

Automatiza Sistemas

Monitoramento dos fluxos de caixa

Algumas empresas são levadas à falência devido ao fluxo de caixa negativo que decorre, ocasionalmente, de lançamentos defasados de entradas e saídas financeiras. Para isso, é importante que o empreendedor tenha exata noção da situação financeira e orçamentária do negócio. Sendo assim, deve:

Lançar movimentações diariamente: Conciliação Bancária etapas fundamentais

Das etapas fundamentais para realizar uma conciliação bancária eficiente é o lançamento diário das movimentações financeiras. Esse processo é importante para ter certeza de que todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa são registradas e poderão ser conciliadas posteriormente. Por isso, é necessário incluir todo e qualquer valor que entra e sai de todas as contas bancárias da organização. Recebimentos de clientes, contas fixas, pagamentos de fornecedores, taxas bancárias, empréstimos, pagamento de salários e impostos são apenas alguns exemplos de valores que devem ser registrados por seu time financeiro.

Confira os detalhes dos lançamentos:

Ver se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa. Essa ação é imprescindível para ter certeza de que tudo que estava previsto efetivamente entrou ou saiu dos cofres da organização e de que não existem lançamentos não identificados que podem ser incoerentes.

Corrija as diferenças nos lançamentos:

Qualquer divergência entre os dados do controle interno e aqueles da conta bancária deve ser corrigida assim que percebida. Não se esqueça de guardar notas fiscais, extratos e comprovantes de pagamento para ter acesso às informações a qualquer hora. Para ter um controle eficiente e poder realizar essa correção de inconsistências da melhor forma, é fundamental armazenar notas fiscais, comprovantes de pagamento, extratos e outros documentos contábeis.

Planejamento Orçamentário Efetivo e Realista - Conciliação Bancária

Contudo, a identificação dos lançamentos deve ser automatizada e individualizada. É possível confirmar a conciliação bancária de registros por sistemas e também rejeitar as sugestões propostas, completando de forma manual a sua identificação. Isso permite realizar análises efetivas e realistas de seus negócios.

Software de Gestão de Farmácias fáceis de usar

Como resultao, as etapas anteriores podem demandar muito tempo dos funcionários da sua empresa. Além disso, o trabalho de lançamento e comparação de valores, quando realizado por pessoas em planilhas, pode resultar em falhas, como erros de digitação e esquecimento.

A Automatiza Sistemas conta com um sistema de gestão financeira de fácil utilização que qualifica o controle de dados e o gerenciamento financeiro. Além disso, suporte técnico para auxílio das atividades de conciliação bancária de acordo com sua realidade. Um serviço completamente automatizado e simples.

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

Recomendadas para você:

Dotação orçamentária: qual a importância desta ação para a sua farmácia?

Software para consultório farmacêutico, saiba qual o modelo ideal


Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
Iniciar whatsapp