Dotação orçamentária em farmácias: saiba como realizar

Dotação orçamentária em farmácias. Você realiza o balanço do orçamento anual da sua farmácia? E o mensal? Define a dotação orçamentária das despesas? E das compras? Afinal, sabe o que é dotação orçamentária? Este é o tema que abordaremos hoje no blog.

O Brasil possui empreendedores natos, de sucesso e com uma boa visão de mercado no ramo farmacêutico. Prova disso é que somente em 2018, as 87.794 farmácias e drogarias privadas que formam o varejo nacional registraram R$ 62,4 bilhões – dados retirados do Guia 2019 INTERFARMA. O crescimento do setor se acentuou nos últimos anos, principalmente devido ao uso de tecnologia, incluindo a automatização dos processos.

administradora fazendo contas de dotação orçamentária na calculadora em seu escritório

Ainda assim, a grande maioria dos empresários não planeja e ignora a importância da gestão de custos. Seja por falta de conhecimento ou orientação, muitos confundem fluxo de caixa com disponibilidade financeira, distorcendo a análise da viabilidade dos seus negócios.

De maneira geral, podemos dizer que dotação orçamentária é uma verba prevista como despesa destinada para fins específicos. Exclusivamente no caso de farmácias e drogarias, refere-se também ao valor máximo estipulado para a compra eficaz de produtos durante o mês. Desta forma, aos administradores que pretendem melhorar os resultados das suas lojas, tornando-as mais competitivas no mercado, é necessário ter um método de gestão eficiente.

Como?

Quando a drogaria não está indo bem em relação ao que sobrou no final do mês, alguns empresários acreditam que tal fato se justifica pelos preços altos de seus produtos ou devido à falta de promoções, fatores que podem atrapalhar o fluxo de pessoas dentro do estabelecimento. Mas nem sempre esses são os causadores do problema. Pode ser que o dinheiro destinado à conta bancária da farmácia esteja ficando no seu estoque.

Ter dinheiro em caixa não necessariamente significa ter o melhor lucro. Entretanto, otimizar os resultados e ter organização financeira com certeza contribuirá para a expansão da empresa. Neste sentido, é primordial que toda loja possua um plano de contas e que cada gestor determine a padronização das despesas em categorias, para que consiga visualizar o percentual que cada grupo representa na venda.

Ao definir um limite ou meta de gastos, naturalmente obtém-se o conhecimento do quanto é possível gastar na manutenção da farmácia, em folha de pagamento, comissão e em outras demandas, por exemplo. Sendo assim, é importante estipular uma dotação orçamentária para as principais categorias de despesas e saber quais são seus respectivos parâmetros máximos.

Aqui, é fundamental a sensibilização sobre a elaboração mensal de demonstrativos de resultados financeiros para apurar o lucro e planejar os preços a serem praticados. Para isso, é necessário levantar dados que mensuram os resultados da sua farmácia.

Na prática

A princípio, sugere-se que o gestor disponha de informações baseadas nos demonstrativos por regimes de caixa e competência. É desta forma que obterá o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) comparado com o valor efetivamente pago aos fornecedores no período. Ou seja, a dotação orçamentária de compra e lucro operacional, parte desta análise de dados. Isso fará com que o empresário enxergue o potencial máximo de lucro e se o fluxo de caixa da farmácia está de acordo com o projetado.

Após este processo, é de extrema importância que o software de gestão, por meio do CMV das vendas corrente no mês, estipule, de forma automática, o saldo disponível para compra. Esta ação garante que os pedidos realizados no período em andamento sigam cuidadosamente os valores específicos de cada grupo de produtos.

É essencial, também, saber fazer a leitura dos dados. Exemplificando: quando ocorre uma superação do CMV, quer dizer que o estoque está com produtos além do necessário e parte do capital de giro estará comprometido com a estocagem desnecessária. Quando ocorre o inverso, de compras abaixo da dotação orçamentária (CMV), significa que o estoque está diminuído, podendo refletir no ajuste do volume e venda futura. Por esta razão, o acompanhamento mensal dos dados deve ser realizado impreterivelmente.

Vale ressaltar que todos setores da empresa precisam estar em sinergia. A atenção voltada ao setor de compras, por exemplo, ao repor a mercadoria vendida no mês anterior ou corrente, contribui para suprir os estoques de maneira que não seja realizado compras fora do necessário. Esta ação, consequentemente, não comprometerá o capital de giro ou não deixará que ocorram falta de produtos.

De maneira simplificada, a dotação orçamentária de compra e de despesas garantem que o estoque da farmácia se manterá em excelentes patamares e os gastos projetados sejam os realizados, auxiliando, assim, na blindagem do lucro operacional do seu negócio. Mas, para isso, a análise de resultado deve sempre ser seguida com disciplina e tecnologia para facilitação dos processos.

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.


Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
-->