Todos os anos, no dia 31 de março, é aprovado um reajuste pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) para o preço dos medicamentos no Brasil. Mas como atualizar os preços na farmácia sem perder a clientela?
Neste artigo, vamos explicar o que é o reajuste da CMED, como ele é calculado e qual a importância de comunicar seus clientes da forma certa sobre isso. Separamos também 12 frases prontas para você utilizar nos seus canais de comunicação ou fixar em cartazes dentro da sua farmácia.
Tudo pronto? Segue com a gente.
O reajuste anual dos preços dos medicamentos é a atualização dos valores máximos que podem ser cobrados do consumidor por um medicamento. Esse reajuste é calculado e aprovado pela CMED, com base no modelo de regulação por teto de preços (price cap).
O amparo legal para essa atualização está na Lei 10.742/2003, que é considerado o marco regulatório do mercado de medicamentos.
O objetivo do reajuste da CMED é evitar o aumento dos preços muito acima da inflação, por parte das empresas produtoras de medicamentos, o que prejudicaria os consumidores.
Além disso, o cálculo do reajuste incentiva a competitividade do setor porque inclui no cálculo um fator de produtividade que beneficia as empresas mais eficientes com ajustes maiores.
A CMED é um órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. Ela é composta por ministros e secretários da Saúde, Economia, Casa Civil, Justiça e Segurança Pública, além da Secretaria-Executiva da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
A CMED foi criada em 2003, pela Lei 10.742, e substituiu a Câmara de Medicamentos, que havia sido instalada em 2001. Veja as principais funções do órgão:
O reajuste da CMED é aprovado, todos os anos, no dia 31 de março e entra em vigor no dia seguinte, 1º de abril, conforme a Resolução CMED nº 01, de 23 de fevereiro de 2015.
O reajuste da CMED é calculado levando em conta a inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), a produtividade dos fabricantes, o ajuste de preços dentro do setor farmacêutico e o ajuste de preços relativo entre o setor farmacêutico e outros setores da economia.
VPP = IPCA – X + Y + Z.
Sendo:
O reajuste da CMED não é igual para todos os medicamentos. A correção percentual é aplicada em três níveis diferentes, dependendo da concentração de mercado de uma determinada classe farmacêutica (classe de medicamentos que compartilham um mecanismo molecular comum de ação).
Se a classe farmacêutica não tem muita concentração de mercado, ela é classificada como Nível 1.
Se a classe farmacêutica não tem uma concentração de mercado moderada, ela é classificada como Nível 2.
Já a classe farmacêutica que apresenta uma concentração forte de mercado é classificada como Nível 3.
O reajuste da CMED de 2022 foi o mais alto dos últimos 4 anos e igual para todas as classes farmacêuticas, independentemente da concentração de mercado:
Nível 1: 10,89% (dez inteiros e oitenta e nove centésimos por cento
Nível 2: 10,89% (dez inteiros e oitenta e nove centésimos por cento)
Nível 3: 10,89% (dez inteiros e oitenta e nove centésimos por cento)
O reajuste da CMED de 2021 foi um pouco menor que o de 2022, mas com variações entre as classes de medicamentos:
Nível 1: 10,08% (dez inteiros e oito centésimos por cento);
Nível 2: 8,44% (oito inteiros e quarenta e quatro centésimos por cento); e
Nível 3: 6,79% (seis inteiros e setenta e nove centésimos por cento).
O reajuste da CMED de 2020 foi quase a metade do reajuste de 2021, com variações entre as classes farmacêuticas:
Nível 1: 5,21% (cinco inteiros e vinte e um centésimos por cento);
Nível 2: 4,22% (quatro inteiros e vinte e dois centésimos por cento); e
Nível 3: 3,23% (três inteiros e vinte e três centésimos por cento).
Já o reajuste da CMED de 2019 foi o mesmo para todas as classes farmacêuticas:
Nível 1: 4,33%
Nível 2: 4,33%
Nível 3: 4,33%
Após a aprovação do reajuste da CMED, é necessário que sua farmácia comunique seus clientes sobre a atualização dos preços e como isso poderá afetar o valor das suas mercadorias. Essa transparência é extremamente importante para não perder seus clientes e conquistar a confiança e a fidelidade deles.
Seja claro, objetivo e eficiente na sua comunicação sobre o reajuste anual dos medicamentos. Fixe cartazes na sua farmácia com o percentual dos ajustes e o número da resolução da CMED. Assim, a informação ficará pública para seus clientes.
Esteja pronto para explicar de forma simples o que é o CMED e o que é esse reajuste aprovado todo ano. Deixe claro também que o percentual aprovado não é, necessariamente, repassado para o consumidor final na mesma proporção, porque a farmácia aplica descontos sobre o valor máximo da mercadoria.
Como o reajuste da CMED é anunciado todo ano no dia 31 de abril, você pode se programar para avisar seus clientes com a antecedência de um mês que entrará em vigor um reajuste nos próximos dias.
Assim, você prepara o bolso do cliente e dá a ele a chance de adquirir todos os produtos que precisar antes do preço aumentar.
Além de ajudá-lo, esse pequeno gesto vai fortalecer a relação da drogaria com seus clientes. O paciente terá mais confiança e empatia pelos farmacêuticos e balconistas daquela farmácia, e se tornará um cliente fiel.
Antes e depois do reajuste da CMED, foque na qualidade do seu produto. Mesmo que o custo de um medicamento aumente, o cliente vai continuar comprando o produto se ele tiver certeza da eficiência do remédio. A pergunta que você precisa responder para ele é: mesmo com o reajuste, ainda vale a pena comprar esse medicamento?
Nem sempre os produtos mais baratos são os mais indicados para o tratamento de um paciente. É dever do farmacêutico orientar o cliente sobre as melhores opções para sua saúde, sem deixar de levar em conta, é claro, sua capacidade econômica.
Evite maus entendidos: deixe claro que não houve um aumento de preços por parte da drogaria e sim um reajuste nacional do valor dos medicamentos. Alguns anos podem ter reajustes maiores, dependendo da inflação e das condições do mercado. Nesses casos, é importante explicar o motivo do aumento.
Além do produto em si, ofereça para seu cliente um atendimento personalizado, atencioso e profissional que agregue valor para o paciente. Desde a recepção à entrevista clínica, até o encaminhamento para o Caixa, deixe seu cliente se sentir à vontade e bem assistido.
Dessa forma, ele sentirá que vale a pena investir na compra daquele medicamento na sua farmácia e estará mais propenso a fazer novos negócios no futuro.
Com o reajuste do preço dos medicamentos, pode ficar difícil para algum consumidor continuar adquirindo certos remédios. Para evitar a interrupção de seu tratamento de saúde e facilitar o acesso da população aos medicamentos, ofereça várias formas de pagamento, como cartão de crédito e parcelamento.
O pagamento por PIX e por aproximação de cartão também são maneiras práticas de pagamento que podem ampliar o número de vendas no seu estabelecimento. Cada vez mais, as pessoas estão preferindo mecanismos ágeis e digitais para realizar compras.
“Prezado cliente, nossos medicamentos poderão ter alteração de preço nos próximos dias por conta do reajuste anual da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal, previsto para entrar em vigor no dia 1º de abril.”
“Comunicamos que os preços dos medicamentos sofrem reajuste anual de X% a Y%, em todo o território nacional, a partir de 1º de abril, conforme resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. Mesmo assim, continuaremos trabalhando com descontos para melhor atender nossos clientes.”
“Aproveite o último mês antes do reajuste anual do preço dos medicamentos! Os novos valores aprovados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal entrarão em vigor no dia 1º de abril. Compre adiantado e economize!”
“Utiliza medicamentos de uso contínuo? Antecipe a compra para economizar antes do reajuste anual do preço dos medicamentos, no dia 1º de abril. O reajuste é calculado e aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal.”
“Neste mês de março, antecipe a compra de medicamentos de uso contínuo para economizar antes do reajuste anual do preço dos medicamentos, no dia 1º de abril. O reajuste é calculado e aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal.”
“Aviso aos clientes: a partir de 1º de abril, entra em vigor o reajuste anual do preço dos medicamentos aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. Contamos com sua compreensão.”
“Prezado cliente, informamos que os preços dos medicamentos sofreram reajuste anual de X% a Y%, como aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. Todavia, continuaremos trabalhando com descontos para melhor atendê-lo.
“Comunicado importante: a partir de 1º de abril, entra em vigor o reajuste anual do preço dos medicamentos, conforme legislação nacional. Contamos com a sua compreensão.”
“Aviso: nossos medicamentos terão reajuste de preço a partir de abril, conforme resolução anual da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal.”
“Prezados clientes, comunicamos que o reajuste do preço dos medicamentos deste ano foi de X a Y%, como aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. Frente a isso, alguns produtos tiveram aumento de preço. Agradecemos a compreensão.”
“Aviso aos clientes: a partir de 1º de abril, o preço máximo dos medicamentos terá reajuste de X% a Y%, conforme resolução Z da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. O reajuste é anual em todo o território nacional. Agradecemos a compreensão.”
“Comunicado importante: a partir de 1º de abril, entra em vigor o reajuste anual do preço dos medicamentos aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) do governo federal. Antecipe suas compras e economize!”
Para que sua farmácia continue vendendo medicamentos após o reajuste anual, ela precisa investir em ações de fidelização de clientes.
Se o cliente sempre for bem atendido na sua drogaria, tiver formas facilitadas de pagamento e receber descontos personalizados, ele continuará fazendo negócios com sua farmácia independentemente do aumento dos preços.
Por isso, implemente um programa de fidelidade na sua drogaria para aumentar o retorno dos seus clientes à sua loja e construir relacionamentos sólidos com eles.
Fidelizar um cliente que você já tem é muito mais barato que conquistar um cliente novo. Uma pesquisa da Harvard Business Review mostrou que adquirir um novo cliente pode custar 5 a 25 vezes mais caro do que reter alguém que já comprou de um estabelecimento.
Além disso, os antigos consumidores gastam 67% mais do que novos compradores, segundo um estudo da Bain & Company. E clientes fiéis não só possuem uma relação comercial de longa data com a marca como promovem seus serviços ou produtos para os colegas, amigos e familiares. É o famoso Marketing boca-a-boca.
Entendeu o que é o reajuste da CMED? Essa atualização anual do preço dos medicamentos visa proteger os consumidores de um aumento superior ao da inflação e incentivar a competitividade do setor farmacêutico.
Como esse reajuste é feito todos os anos, sua farmácia deve estar preparada para informar os clientes sobre o percentual de aumento dos preços, e o motivo do reajuste. Tenha uma comunicação aberta e transparente com seu público para fidelizar seus clientes e evitar mal entendidos. Saiba também como atrair clientes para a venda de medicamentos isentos de prescrição neste conteúdo aqui.
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