Desde dezembro de 2017, com a publicação da RDC 197 da Anvisa, drogarias e farmácias de todo Brasil estão autorizadas a aplicar vacinas. Esta lei revolucionou o mercado farmacêutico pois abriu oportunidades tanto para o profissional farmacêutico quanto para o negócio.
A princípio, a vacinação é um serviço oferecido pelo farmacêutico nas farmácias, aos clientes que necessitam completar ou iniciar o esquema de vacinação. Na consulta ocorre a orientação sanitária individual, o ato vacinal, a vigilância farmacológica e o aprazamento de novas doses conforme esquema.
Sobretudo, a farmácia é um meio importante na prestação do serviço. Ela promove a ampliação do acesso da população e suas famílias à proteção individual contra doenças relevantes. Do mesmo modo, mantém as pessoas informadas sobre a vacinação e medidas preventivas.
A autorização para aplicação de vacinas em farmácias foi legalizada em dezembro de 2017. Existe um déficit em relação à cobertura vacinal. Desse modo é percebido devido a volta de doenças erradicadas. Isso se dá pela falta de vacinação e campanhas acessíveis a toda população para se prevenir dessas doenças.
Os estabelecimentos comerciais de medicamentos possuem vantagens para atingir uma maior parte da população com o serviço de imunização, pois comtempla uma gama de clientes que entram na farmácia para comprar itens de perfumaria, cosméticos, medicamentos, e com isso possuem um local de fácil acesso para vacinar seus filhos e familiares.
Também possuem vantagens em seu horário de funcionamento, pois as clínicas de imunização e postos de saúde normalmente funcionam em horário comercial, e farmácias ficam abertas no período da noite, o qual o cliente pode sair do trabalho e ir se vacinar.
Outra vantagem é ter um profissional farmacêutico em todo horário de funcionamento da farmácia. Isso garante a segurança do serviço de imunização e correto acompanhamento e orientação do paciente.
No mesmo contexto de vacinação em farmácias, esses estabelecimentos são tão importantes que em meio a pandemia do novo corona vírus o congresso nacional considera a farmácia uma aliada para levar a vacinação para a população. O qual em 10 de março de 2021 publicou a lei 14.125 que dispõe sobre a responsabilidade civil relativa a eventos adversos pós-vacinação contra a Covid-19, e sobre a aquisição e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado que incluem as farmácias e drogarias.
De acordo com essa lei as farmácias que possuem sala de injetáveis aprovadas pela vigilância sanitária local poderão aplicar a vacina da Covid-19. Isso enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública declarada em decorrência da infecção humana pelo novo corona vírus (SARS-CoV-2).
Essa prática proporcionará uma experiência para as drogarias que ainda não possuem o serviço de imunização, e isso pode ser benéfico para o estabelecimento que visualizar esse serviço como um diferencial, podendo depois regularizar o oferecimento de outras vacinas seguindo os requisitos da RDC 197 de 2017.
Conforme legislação atual para implantar o serviço de imunização a farmácia precisa ter uma área de recepção dimensionada de acordo com a demanda e separada da sala de vacinação, espaço para o procedimento com no mínimo 6m2, nessa sala deve conter pia de lavagem, bancada, mesa, cadeira, caixa térmica com termômetro de máximo e mínimo, equipamento de refrigeração exclusivo para guarda e conservação de vacinas, local para a guarda dos materiais para administração das vacinas; recipientes para descarte de materiais perfurocortantes e de resíduos biológicos e maca.
Segundo a farmacêutica consultora da Smart Consulta® Drª Fernanda Afonso “Logo quando surgiu a lei 197 de 2017, o custo de uma conservadora para imunobiológicos eram bem maiores, agora com o aumento da concorrência e desenvolvimento de novas tecnologias pelos fornecedores é possível encontrar equipamentos com preços mais acessíveis, dando assim a oportunidade para mais farmácias implantarem o serviço de vacinação.”
Informação importante para os proprietários que almejam implantar esse serviço em suas farmácias. A Smart Consulta® e Automatiza Sistemas oferecem serviços e soluções inovadoras em tecnologias e processos que garantem o sucesso da implantação da sua sala de vacinação.
Descubra como a Automatiza Sistemas pode te ajudar no gerenciamento da sua sala de vacinas e porque é uma das maiores especialistas na implantação de sala de vacinas em todo o Brasil. Solicite uma análise gratuita.
Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!
Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.
Recomendadas para você:
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.