No bloco de hoje iremos abordar como podemos oferecer aos nossos clientes os serviços farmacêuticos a partir de um teste de covid-19. A farmácia é um estabelecimento de saúde conforme a Lei 13.021 e isso sempre foi muito bem estabelecido, porém existia uma cultura enraizada que dificultava nosso papel perante a prestação de serviços voltados para a atenção básica de saúde. Com a chegada da Pandemia do coronavírus, as farmácias puderam mostrar ao mundo o papel importante que ela tem diante da sociedade e na saúde de milhares de pessoas.
Os serviços que podemos prestar hoje são diversos, mas como exemplo citarei alguns gatilhos que podem auxiliá-los na prestação de serviços:
O teste rápido de glicemia auxilia no rastreamento, avaliação e acompanhamento do paciente com diabetes mellitus. É simples e pode ser realizado através de uma pequena amostra de sangue por punção capilar. Pode ser realizado também por pessoas que não possuem o diagnóstico médico de diabetes para fins de check up da saúde.
Utilizada para rastreamento, avaliação e acompanhamento de pessoas com hipertensão arterial. Esse serviço pode ser ofertado a todos os clientes que vão até a farmácia para fins de identificação de casos suspeitos de hipertensão arterial. Pode ser utilizada para controle de pacientes que já possuem diagnóstico e também para aqueles que suspeitam do seu quadro de saúde. Pode ser utilizada para verificação dos parâmetros efetivos do tratamento farmacológico e não farmacológico.
Farmácias estão autorizadas a aplicarem injetáveis e como deve ser conhecimento é um dos serviços com mais aderência nas farmácias do Brasil, para administração de medicamentos por via parenteral é necessário cuidados básicos bem como, a apresentação da receita médica ou odontológica.
No caso de farmácias que possuem sala de vacinas, também deve - se atentar às receitas médicas, ou aplicação mediante a análise do cartão vacinal e que pode ser realizada pelo farmacêutico, visto a necessidade de completar o esquema vacinal.
Quem pode realizar esse serviço são pacientes que possuem receita médica em mãos ou cartão vacinal para análise da necessidade do indivíduo.
Existem hoje no mercado diversos softwares de atendimento clínico para farmácias. E com eles surgiram novos serviços que podem ser prestados à população para fins de rastreamento, acompanhamento e encaminhamento para o médico em alguns casos.
O software da Automatiza Sistemas possui mais de 30 serviços clínicos conectados diretamente ao sistema de gestão da farmácia, o que facilita no dia a dia do farmacêutico o direcionamento desse paciente em casos de prescrição medicamentosa por parte do farmacêutico.
Como exemplo iremos citar alguns dos 30 serviços que a Automatiza oferta a seus clientes, na prestação de atendimentos à população através das farmácias.
O profissional farmacêutico desempenha um papel importante frente ao enfrentamento ao vício do tabaco, já que o contato com esses indivíduos na farmácia permite que o profissional aconselhe sobre os riscos que o tabagismo causa da saúde, incentivando e ofertando o serviço de CESSAÇÃO AO TABAGISMO disponível em sua farmácia e assim dar suporte, por meio de acompanhamento farmacoterapêutico a esse tratamento.
O primeiro passo é identificar o nível de dependência nicotínica desse paciente, através do TESTE DE FARGESTRÖM atualmente existem softwares modernos como o da AUTOMATIZA descrito na imagem facilita a vida do farmacêutico e calcula o nível dessa dependência de acordo com as perguntas feitas pelo farmacêutico.
O segundo passo, é oferecer o serviço de acompanhamento a essa paciente como forma de ajudá-lo nessa jornada. O tratamento se dá através de anamneses que identificam fatores, sociais, psicológicos e físicos que influenciam diretamente no estilo de vida do paciente. O tratamento do tabagismo neste programa é realizado por meio de abordagem cognitivo comportamental obrigatória e apoio medicamentoso, quando indicado. Neste caso, os medicamentos utilizados são nicotina, na forma de adesivo transdérmico e goma de mascar.
O software da AUTOMATIZA SISTEMAS possui uma tela desenvolvida por especialistas que ajudam o farmacêutico no acompanhamento desse paciente, facilitando o processo de acolhimento, pois o próprio sistema direciona o farmacêutico nos próximos passos.
Caso sua farmácia realize o TESTE RÁPIDO DE HIV nosso sistema é totalmente interativo e lhe ajuda na melhor condução com seu cliente, com uma tela interativa você consegue deixar registrado o motivo que o seu cliente está fazendo aquele exame, dados do equipamento: Modelo, fabricante, data de fabricação, data de vencimento e lote, além de claro poder colocar o resultado: negativo, inconsistente, solicitar exame em laboratório. Você consegue ainda realizar encaminhamento ao médico ou centro de referência de ISTs mais próximo da farmácia ou da localidade e imprimir a declaração que aquele cliente realizou o teste na farmácia.
Se interessou em saber mais em como adquirir o sistema para realizar não só os atendimentos a pacientes que desejam fazer o teste HIV mas a realização de 30 serviços farmacêuticos?
Acesse o link: Apresentação comercial online
Caso deseje saber mais sobre o tema, nossa parceira Smart Consulta escreveu uma matéria exclusiva sobre esse serviço. Confira
A farmácia é um dos pontos referência quando falamos em cura e melhora da saúde, é fácil observar que durante um dia comum, a movimentação nas farmácias são grandes, passando por ali várias pessoas (clientes) por dia. Desses clientes muitos estão com uma rotina apertada, cansados, estressados e muita das vezes sem um direcionamento adequado para resolução dos seus problemas. Sendo assim, sua farmácia pode somar e auxiliar esse público e ainda obter um lucro significativo em uma prescrição efetiva de acordo com a individualidade de cada cliente.
Existe um estudo científico publicado chamado: ESCALA DE PERCEPÇÃO DE ESTRESSE-10 (EPS-10) Journal of Health and Social Behavior que em uma escala de pontuação perguntam a respeito dos seus sentimentos e pensamentos durantes os últimos 30 dias (último mês). Em cada questão é possível indicar a frequência com que o paciente se sentiu ou pensou a respeito da situação.
Acesse o questionário em PDF AQUI
Após o final do questionário o farmacêutico deve realizar a somatória de pontos que indicarão o nível de Stress do paciente e a partir dali realizar uma melhor conduta, que falaremos até o final dessa matéria.
Achou muito complicado? E se eu te falasse que a Automatiza Sistemas é capaz de gerar um SCORE FINAL com o resultado do paciente, baseado em um questionário de 24 perguntas que você realizará dentro do próprio sistema?
Nesse questionário foi possível saber a respeito dos sentimentos e pensamentos do paciente durante os últimos 30 dias (último mês). Em cada questão é possível indicar a frequência com que o paciente se sentiu ou pensou a respeito da situação.
O farmacêutico realizou o questionário com um cliente X na farmácia e identificou um estresse intenso, o que fazer? o primeiro passo é realizar uma orientação adequada, levando em consideração os seguintes itens:
A farmacêutica (o) além da educação em saúde, prescreve ao paciente a seguinte medicação:
Modo de usar: VIA ORAL Ingerir 2 cápsulas, 2 a 3 vezes ao dia (em intervalos de 8 a 12 horas). Limite máximo diário: 6 cápsulas, ou seja, 1.097,58 mg de Extrato seco de Passiflora incarnata, equivalente a 38,4 mg de flavonóides totais expressos em vitexina. Não há restrição para duração do tratamento. |
De acordo com a bula da medicação BAIXE AQUI
A Farmacêutica além de ajudar o paciente em seu atual problema, converteu o atendimento em uma venda, para farmácia. Nesse caso especificamente ela cobrou R$12,00 pelo serviço prestado; e converteu o seu atendimento a uma venda para o balcão de R$26,99.
Diante de todo conteúdo exposto, chegamos à conclusão de que farmácias que oferecem a seus clientes um serviço diferente da concorrência, tendem a lucrar mais. Existem farmácias que aumentaram em até 30% o seu faturamento prestando uma assistência a seus clientes. A farmácia clínica veio para ficar. Então você já sabe, deseja ofertar serviços além do teste de Covid-19 a Automatiza Sistemas pode ajudar você!
Gostou de saber como os serviços farmacêuticos podem auxiliar no faturamento da sua loja?
Então se inscreva no nosso Canal do YouTube e em nossas páginas do Facebook e Instagram para ter mais conteúdo sobre diversos temas atuais.
MATÉRIAS QUE TALVEZ VOCÊ GOSTE:
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.