A princípio, Começaremos este post onde falaremos sobre ruptura de estoque com o seguinte cenário: imagine que um cliente entra na sua loja com dor e certa dificuldade para se locomover, precisando com urgência de determinado medicamento, que infelizmente você não tem. Além disso, esta pessoa, por motivos óbvios, não poderá esperar e voltar outro dia para buscar o referido remédio e vai ao seu concorrente.
Todavia, este é apenas um exemplo de como a ruptura de estoque pode afetar os seus negócios. Afinal, a falta de determinados produtos impacta o relacionamento/fidelização com os consumidores e, indiretamente, fortalece outras drogarias.
Contudo, você pode até pensar que se tratam de casos pontuais, mas quantas vezes clientes procuraram alguns itens – sejam eles medicamentosos ou demais categorias de higiene, beleza, puericultura, e etc. – e recebem como resposta “não temos em estoque”, “nosso distribuidor está em falta”, “tem no sistema, mas não na loja” ou “não trabalhamos mais com esta marca”? Do mesmo modo, a falta de produtos reflete uma imagem negativa, gerando a percepção de que a sua loja não vai bem. E assim o freguês, mais uma vez, se vê obrigado a ir à outra farmácia.
Do mesmo modo, erros em inventário, cadastro de produto ou no sistema, diferenças entre os estoques físico e o virtual, má gestão de compras, falta de conhecimento em relação ao giro das mercadorias, demora no reabastecimento das gôndolas, entre outras questões são as principais causas de ruptura, que impacta a lucratividade, bem como o crescimento do seu negócio e sua reputação.
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Além disso, para evitar a ruptura de estoque, algumas ações estratégicas são necessárias. Atualmente, podemos contar com softwares que automatizam a gestão de estoque, tornando este processo mais eficiente. Com uma breve análise, é possível fazer o diagnóstico do seu estoque atual, observar produtos de alto giro ou pouca saída e gerenciar os itens controlados, por exemplo. Contudo, esses indicadores apontam se o investimento no mix de produtos e exposição dos mesmos estão feitos de maneira correta.
Em contrapartida, também é preciso ficar atento às compras acima da demanda. Conforme já abordamos em outro post, boa parte das farmácias e drogarias estão com o estoque maior do que o necessário. Nesse sentido, aqui vem outro ponto de atenção: esta prática é a grande responsável por fazer desaparecer o lucro no final do mês. Todavia, uma das soluções que podemos adotar nesse cenário é a dotação orçamentária por segmento de produtos, que dará eficiência ao seu estoque com indicadores que direcionarão a compra controlada.
Assim, também, o setor da saúde é um dos que mais cresce, com lançamentos constantes em diversas categorias, como as que mencionamos acima, fato que aumenta consideravelmente o mix (dependendo do tamanho da farmácia, são comercializados cerca 10 mil itens). Diante disso, muitos gestores farmacêuticos não compreendem a ruptura, por estarem com as gôndolas abastecidas e os estoques cheios. Em outras palavras, a falta de atenção em relação à sazonalidade – por exemplo protetores solares, bronzeadores e repelentes para o verão e antigripais para o inverno – e a escassez de informações que envolvem o perfil da vizinhança e de seus clientes, para entender as reais necessidade de quem compra com frequência em sua loja, também são fatores que favorecem esta situação.
O mais importante é compreender os impactos deste problema e os benefícios de reduzir este cenário na farmácia. Além de todos os direcionamentos internos que citamos, também vale criar estratégias para reconquistar o consumidor, informando que o produto procurado em tal ocasião já está disponível e, até mesmo, oferecendo incentivos, como promoções exclusivas.
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