Categoria de produtos em farmácias: como defini-las?

Inicialmente é preciso entender o conceito e a importância de implementar produto por categoria como estratégia. Vale ressaltar ainda que é apenas o primeiro passo para obter sucesso em sua farmácia. Primeiramente é preciso identificar o mix de produtos que mais se adequa à cada ponto de venda, e assim, aumentar a performance das categorias.

Ao propósito, a teoria do gerenciamento por categoria nos ensina que existem 4 tipos de classificações para as categorias: a primeira delas é o DESTINO que nada mais é que, a categoria que atrai clientes para a loja e a faz ser lembrada como melhor lugar para comprar.

Do mesmo modo existe também a ROTINA nessa fase se encontram as categorias que o shopper compra no dia a dia para o consumo básico. E ainda existe as OCASIONAIS que trata das categorias sazonais. Por fim a CONVENIÊNCIA que são Categorias de produtos de consumo pontual ou emergencial.

casal feliz escolhendo os produtos numa gondola de farmácia


Após, definir os produtos de cada categoria você deve fazer um planejamento que defina:


1- Definição da categoria: Antes de tudo, identifique as categorias de produtos que serão trabalhadas, com base nas necessidades de compras dos consumidores.

2- Definição do papel do grupo: Com efeito, estabeleça qual é a real importância da categoria para o seu negócio que poderá ser classificada como: destino, rotina, ocasionais ou conveniência.

3- Avaliação da categoria: Além disso, faça uma análise de dados sobre a classe para identificar oportunidades.

4- Cartão de metas da categoria: Como resultado, realize uma definição clara dos objetivos que devem ser atingidos.

5- Estratégia: De maneira idêntica, monte as estratégias de marketing e de abastecimento de produtos.


6- Tática: identifique quais são as melhores táticas quanto ao sortimento, preço, apresentação nas gôndolas e promoções.

7- Implementação do plano: elabore um plano mediante um cronograma de trabalho e defina as responsabilidades.

8- Revisão da categoria: Avalie, monitore e modifique o plano da categoria periodicamente.

Como sua Farmácia trabalha as categorias de produto que comercializa?

Descubra como a Automatiza Sistemas pode te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio, porque é uma das maiores especialistas do varejo farmacêutico em todo o Brasil. Solicite uma análise gratuita.

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

foto e assinatura do consultor farmacêutico andré rivaldo

Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
-->