Metas para colaboradores: estratégias para farmácia

Para atingir os objetivos em uma farmácia, é preciso traçar algumas metas. Todavia, para que você consiga obter o resultado esperado, é preciso encarar a realidade. Segundo uma frase clássica do filme “Alice no País das Maravilhas”, se você não sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve.

É necessário não correr o risco de se chegar a um lugar desagradável, dessa maneira as metas e objetivos de uma farmácia devem estar claros para depois, batalhar para alcançá-los. Quando o planejamento estratégico é colocado em prática, permitirá que a empresa veja aonde quer chegar e o que se deve fazer para atingir os objetivos, sem a possibilidade de perder o foco. De nada adianta estabelecer metas absurdas para sua farmácia, ou seja, que não podem ser atingidas naquele período predeterminado.

Ao definir metas alcançáveis, você evita possíveis frustrações. Sendo que estas, sugariam toda a energia necessária da sua equipe para continuar em busca de bons resultados em sua farmácia.

Toda empresa sabe que o mercado atual é extremamente competitivo. Todavia, sendo assim as metas para a sua farmácia precisam ser desafiadoras, nesse sentido a Automatiza Sistemas lista algumas dicas que devem ser observadas no momento de defini-las.

grupo de gestores olhando tela de notebook e comemorando resultados satisfatórios

Verifique as possibilidades de metas para Farmácia

Muitos empresários utilizam de diversas metas para a farmácia com o objetivo de aumentar as vendas. A seguir, estão as principais utilizadas.

  • NÚMERO DE CLIENTES ATENDIDOS: Não apenas aos vendedores mas, essa meta pode ser dirigida para a equipe ou agência de marketing, por exemplo.
  • META SOBRE RECEITAS ATENDIDAS: Essa meta é um indicador cujo objetivo é fazer com que a receita total da farmácia aumente. Por isso, é preciso que os colaboradores estejam treinados para atender bem, o público deve ficar a vontade em seu estabelecimento.
  • TICKET MÉDIO: é definido como o valor médio de compra dos clientes na drogaria. Para calculá-lo é preciso determinar uma média entre o montante de vendas total e o número de produtos que foram vendidos. Considerado um indicador de desempenho, também é possível estipular, como meta da farmácia. Para isso, uma série de ações podem ser implementadas, para que mais produtos sejam comprados a cada visita dos clientes.
  • INDICADOR DE CLIENTE: são indicadores de fatores da farmácia que ainda podem ser influenciados. Exemplos dessa métrica são as ligações telefônicas diárias, importantes para clientes que usam medicamentos de uso contínuo e vendas agendadas, ou seja, esses indicadores se referem ao trabalho semanal ou diário executado pelos colaboradores da farmácia. Por isso, é importante utilizar de tecnologias como o software da Automatiza Sistemas para que permita ao gestor da drogaria um acompanhamento constante do que é vendido.

Crie um programa de premiação

Muito utilizada pela maioria dos empresários, a comissão das vendas, ou qualquer outro tipo de premiação dada ao funcionário que alcança uma meta, é a maneira como o mercado valoriza o profissional que atendeu às expectativas da empresa. Ela deve ser sustentada pelo tripé motivação, reconhecimento e recompensa.

É necessário fazer cálculos e instituir uma política ou programa de premiação que se pague, seja por meio do aumento dos lucros com o crescimento das vendas ou enxugando custos. Assim, os vendedores e a empresa ganham juntos e os colaboradores ficam mais motivados.

Trace metas que vão além do aumento de vendas

Aumentar as vendas ou o número de clientes fidelizados são os objetivos de qualquer negócio. Porém, ao contar com objetivos específicos, fica mais fácil traçar as melhores metas para a sua farmácia. Temos como exemplo realizar uma análise dos últimos três meses da sua farmácia, onde você pode identificar um aumento na venda de polivitamínicos, assim como na procura por medicamentos homeopáticos; no entanto, houve uma queda nas vendas dos produtos na linha de dermocosméticos.

A partir deste cenário, você pode traçar metas específicas para manter o crescimento das vendas dos polivitamínicos, converter a procura pelos homeopáticos em vendas e reverter a situação da linha de dermocosméticos. Separe por grupo de produtos está aí o segredo e também de acordo com as equipes de venda (vendedores do balcão, perfumistas, televendas, etc).

Avalie o planejamento com frequência

O acompanhamento desses resultados é fundamental para que o processo alcance os objetivos dentro do período determinado. Isso ajudará a fazer mudança de rota, se for necessário.


O planejamento da drogaria deve ter um norte muito bem traçado, mas isso não assegura que as ações nunca precisem ser revistas. E é imprescindível saber reavaliar as situações o quanto antes. Assim já se corrige o que for necessário e se realinha ao objetivo definido.

Utilize a tecnologia ao seu favor

Aproveite os recursos tecnológicos disponíveis. Muitos empresários do varejo farmacêutico estão acostumados com o dia a dia no balcão da loja e acabam se afastando de decisões estratégicas e do uso da tecnologia.

Esse tipo de ferramenta como o Software da Automatiza Sistemas auxilia os processos de vendas, evita erros, agiliza a comunicação e ainda oferece mecanismos para estimular a equipe.

Treine a sua equipe

Depois de traçar as metas, não basta apenas passá-las adiante para a sua equipe. Seus colaboradores precisam conhecer técnicas de venda, atendimento e gerenciamento de estoque para ter sucesso e atingir os objetivos, por isso esse suporte estreito para compreender a necessidade e dificuldade da sua equipe é de extrema importância.

Dessa maneira, ofereça treinamento para os funcionários. Estipule um programa de capacitação para que o aprendizado seja periódico e contínuo, destaque um colaborador para ser o responsável direto por acompanhar dia a dia o trabalho dos vendedores e apure o desempenho das equipes pelo menos a cada trimestre, identificando o que precisa ser melhorado.

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