A princípio, gestão farmacêutica pode ser bem otimizada quando aplicada boas práticas associadas à organização e controle dos recursos, processos e pessoas. Sem um destes três fatores, a farmácia não funcionará em sua total capacidade.
Mas antes de tudo, em relação a gestão farmacêutica, é importante que os gestores compreendam o potencial bilionário do setor que estão inseridos. De acordo com o Guia Interfarma 2019, o mercado farmacêutico brasileiro deve movimentar entre US$ 39 bilhões e US$ 43 bilhões em 2023, comercializando algo em torno de 238 milhões de doses. Em termos de faturamento, o mercado nacional deve estar bem equilibrado, considerando os medicamentos de referência, os similares, os MIPs (medicamentos isentos de prescrição) e os genéricos.
Do mesmo modo, de acordo com o levantamento, o varejo farmacêutico cresceu quase 10% em 2018 no Brasil, chegando a R$ 62,4 bilhões (dados de 2019 ainda não foram disponibilizados). Os medicamentos maduros com prescrição representam a maior parcela do mercado, com R$ 23,3 bilhões (crescimento de 5% entre 2017 e 2018). Contudo, o maior crescimento ante o ano anterior ocorreu entre os medicamentos novos (sob patente), que aumentaram 19,3%, chegando a R$ 8,2 bilhões.
Diante deste cenário, vemos que as possibilidades de crescimento deste ramo são reais e bastante promissoras, visto que os serviços farmacêuticos têm como objetivos a melhora da saúde da população (primordialmente), mas também a geração de resultados para o negócio.
Todavia, para uma boa gestão farmacêutica e para ser um gestor de varejo farmacêutico, além de um alto nível de conhecimento e profissionalização, é preciso analisar minunciosamente os quesitos responsáveis pela permanência e rendimento da farmácia.
Contudo, conhecer os pontos fortes e fracos da sua loja ou rede, fará com que a condução do negócio seja mais assertiva e eficaz, inclusive, na hora de traçar as estratégias. Encontre ou defina o campo de atuação, o mercado e público, além dos princípios, missão, visão e valores da farmácia. Destaque os fatores de competitividade e os que necessitam de melhora.
Da mesma forma, os serviços farmas exigem a construção de uma nova visão organizacional, voltada ao mercado de saúde e bem-estar e não apenas ao varejo. Este novo olhar precisa se iniciar pela alta liderança, estendendo-se a todas as equipes da loja e, principalmente, ser visto como core business empresarial.
Além disso, defina metas para sua farmácia. Esta ação é importante para nortear as atividades das equipes, deixando todos mais motivados, principalmente quando existem bonificações para quem atingir o objetivo estipulado. As metas são cruciais para gerar maior competitividade de mercado, mas também para reter os talentos e criar uma cultura de resultados com base sólida.
Todavia, é preciso ter total controle sob as receitas também é quesito fundamental. A receita deve se dar de forma indireta – aumento de ticket médio de produtos, de tráfego e da fidelização de clientes – e direta – do pagamento dos clientes pelos serviços. Estudar a concorrência para traçar a estratégia mais eficaz de precificação dos produtos, saber lidar com os descontos para atingir um preço competitivo e atrair mais clientes são elementos determinantes nos resultados para o sucesso do seu negócio. Vale ressaltar que no Brasil, os gastos com saúde equivalem, em média, a 7,2% do orçamento das famílias.
Investir em tecnologia, especificamente na adoção de um software que oferece acesso ao panorama das operações que envolvem a rotina de uma farmácia, com indicadores objetivos, rápidos e assertivos, direcionam a tomada de decisão. Na prática, os benefícios da adoção de um sistema refletem na dinamização dos seguintes processos: gerenciador financeiro, preparação das compras, fechamento de caixa, crediário, vendas, precificação inteligente, monitoramento de estoque, entre outras funcionalidades. Com os insights e análises, que envolvem desde a aposta em produtos e medicamentos, até a realização de promoções e ações de marketing mais assertivas, a tomada de decisão é certeira.
Como resultado, podemos ver, gerir com excelência uma farmácia não é algo impossível. Estas ações devem fazer parte da rotina empresarial, com o foco na otimização de processos e resultados.
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