Em primeiro lugar, para conseguir gerenciar uma farmácia lucrativa e competitiva, é fundamental falarmos sobre a gestão de estoque. Este é o processo que conduz o inventário das lojas e, consequentemente, está relacionado com o valor do negócio.
Do mesmo modo, hoje podemos contar com soluções tecnológicas que automatizam esta atividade, tornando-a mais eficiente e assertiva. Com uma breve análise, é possível, por exemplo, fazer o diagnóstico do seu estoque atual, observar produtos em alto giro ou pouca saída, gerenciar os produtos controlados, entre outros fatores. Esses indicadores apontam se os gestores estão investindo corretamente no mix de produtos e exposição dos mesmos.
Todavia, é muito importante nesse cenário, que o estoque do Sistema de Gestão esteja em total concordância com o estoque físico. Do mesmo modo, Isso é fundamental para o direcionamento sobre o que é preciso adquirir, em que quantidade e tempo, quesitos que determinam a melhor compra .
Antes de mais nada, quando temos a tecnologia a nosso favor, podemos realizar o balanço da loja mesmo com ela em funcionamento, seja por meio do computador, coletores ou smartphone. Em síntese, essa ferramenta de monitoramento automatizado informa o percentual de erro da quantidade do produto, permitindo que o gestor realize pequenas contagens diárias com agilidade, obtendo um indicador preciso do seu estoque.
Em outras palavras; Certificar que a quantidade física dos produtos entregues pelos fornecedores esteja em total concordância com a NF-e lançada é de vital importância nesse processo, para não ocorrer ruptura entre estoque físico e virtual. Além disso, é preciso verificar o vencimento dos itens participantes e etiquetação dos que tiveram os preços de venda alterados.
Por exemplo; a gestão de estoque também está diretamente relacionada com a Precificação inteligente de produtos em estoque, dos que não giram em determinado período, dos de curva D, C, entre outros, com aplicação de mark-up ou desconto e quantidade no ato da venda. Assim, conseguimos trabalhar os itens que estão parados, evitando qualquer perda por vencimento. E vale lembrar aqui, que a precificação pode relacionar neste contexto com o processo de compras, na informação dos produtos em lista de exceções.
Em síntese, ter um software de gestão com essas funcionalidades como uma gestão de estoque, direciona melhor os gestores de farmácia na tomada de decisões. Estes insights fazem com que a farmácia alcance rapidamente sua autonomia, por mostrar como o dinheiro deve ser aplicado de maneira eficaz e por otimizar os trabalhos do farmacêutico e do estoquista, que terão mais tempo para se dedicar a outras demandas do dia a dia.
Esta é a base para que todos os demais processos que envolvem a gestão de estoque – gerenciador financeiro, preparação de compras, precificação, fechamento de caixa, vendas, entre outros – concretizem resultados que potencializam seu negócio.
Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!
Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.