A sobrevivência de novas empresas no mercado é um desafio constante. Dados indicam que, atualmente, a cada 100 empreendimentos criados, apenas 73 sobrevivem aos primeiros dois anos de atividade. Uma das melhores formas de evitar surpresas financeiras e garantir a longevidade do seu negócio é através da conciliação bancária.
A falta de planejamento, deficiências na gestão e o comportamento empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas nos primeiros anos. O desafio reside em profissionalizar processos, compreender riscos e saber onde e quando investir para manter um crescimento sustentável. Mas como a conciliação bancária se encaixa nesse contexto?
Conciliação bancária é o processo de confrontar as informações das vendas registradas pela empresa com as informações encaminhadas pelas adquirentes, como Cielo, que liquidam transações financeiras por meio de cartões de crédito ou débito. Isso inclui a verificação de antecipações e ajustes contra as previsões de pagamentos, e a validação do valor recebido usando extratos bancários. Em outras palavras, trata-se de checar se os dados do seu sistema financeiro correspondem às transações ocorridas na conta bancária de forma automatizada, garantindo a exatidão de um saldo apurado internamente em determinado período.
A conciliação bancária visa confirmar que os créditos de vendas e os débitos de contas a pagar ocorreram conforme previsto. Entre os benefícios estão a previsão correta do fluxo de caixa, o planejamento orçamentário alinhado com a realidade do negócio e maior proteção contra fraudes. Essa prática também assegura que as movimentações financeiras da empresa estão sendo realizadas conforme esperado, evitando surpresas que possam comprometer a saúde financeira da organização.
A Automatiza Sistemas descreve um processo em etapas básicas para estabelecer um processo interno claro:
Um fluxo de caixa negativo, decorrente de lançamentos defasados de entradas e saídas financeiras, pode levar empresas à falência. Portanto, é essencial que o empreendedor tenha uma noção exata da situação financeira e orçamentária do negócio.
Uma etapa fundamental para uma conciliação bancária eficiente é o lançamento diário das movimentações financeiras. Todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa devem ser registradas para posterior conciliação. Isso inclui recebimentos de clientes, contas fixas, pagamentos a fornecedores, taxas bancárias, empréstimos, pagamento de salários e impostos.
Verifique se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa. Isso assegura que todas as previsões foram efetivamente realizadas e que não há lançamentos não identificados.
Qualquer divergência entre os dados do controle interno e aqueles da conta bancária deve ser corrigida imediatamente. Guardar notas fiscais, extratos e comprovantes de pagamento é crucial para acessar as informações a qualquer momento e realizar correções de inconsistências de forma eficiente.
A identificação dos lançamentos deve ser automatizada e individualizada. É possível confirmar a conciliação bancária de registros por sistemas e rejeitar sugestões propostas, completando manualmente quando necessário. Isso permite análises efetivas e realistas do negócio.
As etapas mencionadas podem demandar muito tempo dos funcionários. O lançamento e comparação de valores manualmente em planilhas pode resultar em falhas, como erros de digitação e esquecimentos. Para facilitar, a Automatiza Sistemas oferece um sistema de gestão completo de fácil utilização, qualificando o controle de dados e o gerenciamento financeiro. O serviço é totalmente automatizado e simples, com suporte técnico especializado para auxiliar nas atividades de conciliação bancária conforme a realidade da sua farmácia.
A conciliação bancária é um processo crucial para a sustentabilidade financeira de qualquer negócio, especialmente farmácias. Ao garantir que todas as transações sejam registradas e conferidas corretamente, a empresa pode evitar surpresas desagradáveis e fraudes, mantendo um fluxo de caixa saudável e um planejamento orçamentário eficaz. Utilize ferramentas especializadas como as da Automatiza Sistemas para tornar esse processo mais eficiente e seguro.
Gostou do assunto deste artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!Preencha o formulário nesta página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.