A cobrança de dívidas dos clientes inadimplentes é uma tarefa bastante constrangedora para os empresários. A inadimplência é uma palavra que todo lojista quer manter longe do seu vocabulário, porém é ao mesmo tempo uma realidade no varejo farmacêutico e os mesmos precisam estar preparados para lidar com esta questão.
Você sabe qual é a forma ideal para cobrar as dívidas dos clientes?
O processo de cobrança se inicia após o fechamento da venda, quando o cliente escolhe a forma de pagamento e compra um produto ou serviço. Primeiramente é necessário entender as etapas da gestão de cobranças, como:
Não é preciso aguardar o vencimento da fatura para lembrar os clientes inadimplentes do pagamento, por isso podemos prevenir a inadimplência. É possível prevenir os prejuízos por meio de lembretes de pagamento. Por exemplo, você pode enviar um e-mail ao cliente agradecendo pela compra e anexar o boleto para pagamento. Alguns dias antes do vencimento, você pode enviar um novo e-mail lembrando o cliente sobre o débito pendente.
No dia do vencimento e um dia após a data do pagamento, é interessante enviar mensagens automáticas que funcionem como um lembrete ao cliente, já que na correria do dia a dia é comum os consumidores esquecerem de efetuar o pagamento da fatura. Desta forma, uma mensagem que tenha como intuito lembrar o cliente do seu compromisso pode ser uma boa jogada contra a inadimplência.
Essa etapa deve ser iniciada quando o prazo de vencimento acordado já expirou. Mas, lembre-se: antes de enviar a cobrança, certifique-se de que realmente não recebeu o valor devido. Aqui é importante ser sensível e manter o bom senso, efetuando cobranças regulares e efetivas, sem irritar ou ofender seu cliente.
Após esse processo, é necessário criar uma gestão de cobranças eficiente para não comprometer o fluxo de caixa, enviesar a projeção de faturamento, dificultar a aprovação de crédito para o seu negócio e até prejudicar o relacionamento com seus clientes, entre outros fatores. Dessa maneira a automatização dos processos devem ser algo que pode facilitar o seu dia a dia.
Ter um bom sistema de gestão responsável para automatizar a maior parte do trabalho economizará boa parte do seu dia. O mapeamento do processo de pagamento pelo qual o seu cliente passa, também deverá ser analisado, além disso é importante ter um fluxograma para delinear cada etapa do processo e organizar dessa maneira uma cobrança efetiva.
Qual é a característica da inadimplência em sua empresa? É de um determinado produto? De um modelo ou categoria de negócio? O problema pode ser a data de vencimento?
Esses insights sobre inadimplência, você deve conhecer para realizar estratégias que possa convencer o seu cliente a não dever mais.
A régua de cobrança é uma ferramenta muito eficiente para iniciar o contato com os clientes inadimplentes. Com ela, é possível usar a melhor comunicação em cada momento do relacionamento com o cliente no pós-compra. As mensagens podem ser enviadas por e-mail, SMS ou até mesmo via WhatsApp. E são elas que antecedem o contato telefônico.
A falta de pagamentos pode afetar muito o relacionamento com seus clientes, pelo menos em um primeiro momento, em que você ainda não sabe se o atraso é por um motivo grave e plausível, um descuido ou apenas má-fé. A relação com o consumidor também é prejudicada se você não aplica boas práticas de cobrança, pois isso gera nervosismo, brigas, insultos e até mesmo processos judiciais. O resultado: você perde o dinheiro e o comprador.
Esse processo é um recurso que garante a você agilidade e permite aos seus clientes a acessar uma página em que a necessidade financeira são resolvidas diretamente por ali.
A Automatiza Sistemas possui a melhor maneira desse controle na gestão da sua farmácia. Conheça mais o nosso sistema e veja as facilidades que podemos oferecer.
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