Plano de carreira para farmácias: tenha uma gestão eficaz

A principio, antes de falarmos de plano de carreira para farmácias, vamos abordar a o origem da palavra carreira. A palavra carreira é de origem latim medieval via carraria que possui o significado de estrada rústica para veículos. No século (XIX) a palavra começou a ser usada em referência a trajetória profissional. Tempos depois a palavra passou a significar o ofício ou profissão que a progride em etapas.

A vida profissional é dividida em duas fases. A primeira é quando o foco deve ser por busca de novas experiências. Geralmente é o momento ideal para demonstrar todo o potencial quanto profissional. A segunda fase são as experiências e conhecimentos adquiridos colocados em prática. Nesse momento o profissional consegue demarcar seu espaço no mercado e possui o desafio de consolidá-lo.

farmacêutica sorridente olhando para foto de braços cruzados e prateleiras da farmácia desfocadas ao fundo

Tenha um perfil comercial

Em uma farmácia, além da atuação fundamental do farmacêutico clínico no cuidado com os pacientes e usuários de medicamentos. Também temos a gestão do negócio que exige de todos os profissionais da farmácia um perfil comercial com um foco na gestão de pessoas.

Os profissionais do estabelecimento devem se reinventar e, ao mesmo tempo, desenvolver e gerir pessoas para que elas se reinventem, e sintam-se motivadas. Ter um plano de carreira estruturado dentro da empresa, pode fazer total diferença. Para que ocorra uma mudança de pipeline na farmácia os funcionários necessitam de insigths e caminhos que os direcionem. Diante disso, os treinamentos e o próprio plano de carreira são as chaves para a transformação.

Para formar uma equipe focada em resultados é fundamental desenvolver as pessoas e incentivar seu protagonismo. Muitos gestores acreditam que reconhecer um colaborador é dar a ele um aumento ou promoção. Todavia, não é só isso. O ser humano tende a contribuir com aquilo que ele ajuda a construir. Sendo assim, é fundamental envolver as pessoas no processo. Em contrapartida mostrando a elas sua importância para que se sintam parte do negócio, faz toda a diferença. Por outro lado, como o plano de carreira pode me auxiliar nisso?

Estabeleça processos dentro da farmácia

Contudo, estabeleça processos e ferramentas que sustentarão a jornada dos colaboradores dentro da farmácia. É importância de garantir que estes se sintam apoiados e encorajados a buscarem o crescimento profissional.

Sem dúvidas, o ideal é investir em treinamento e desenvolvimento. Visto que isso irá potencializar os talentos na sua empresa. Essas metodologias ajudam a direcionar o funcionário dentro da organização. Além disso, colabora para que ele trace objetivos compatíveis com suas competências.

Veja um mapeamento que poderá direcionar o seu funcionário:

  • Pessoal: ajude-o a identificar os seus valores, interesses na empresa, motivação e talento;
  • Competências: peça para fazer uma lista de todas as competências técnicas e gerais que ele possui em sua carreira;
  • Mercado de trabalho: relacione qual área, cargo e função que seu funcionário tem interesse em conquistar na empresa. Em contrapartida, levante quais requisitos e competências necessárias para estar no cargo. Avalie as oportunidades e riscos.
  • Plano de ação: estabeleça os objetivos e coloque prazos. Faça cruzamento com seus mapas pessoal, de competência e de mercado de trabalho (com observação nos itens anteriores). Determine as ações necessárias para alcançar seus objetivos.

Tenha uma carreira bem estruturada

Uma carreira bem estruturada é consequência de um plano de cargos, Carreira e Vencimentos (PCCV). Estes definem as diretrizes para a entrada do servidor, bem como, sua remuneração e os critérios para sua ascensão profissional.

Assim, o PCCV (Plano de Cargos, carreira e vencimentos) se configura como um mecanismo de gestão de pessoal. Da mesma forma, propicia um suporte maior para o gerenciamento de cargos e salários. Sendo assim, tenha uma regulamentação detalhada e específica de cada carreira. Isso permite que o servidor possua um conhecimento claro sobre os seus direitos e deveres dentro da instituição. Inclusive, acerca das suas possibilidades de crescimento. 

Do mesmo modo, ter um plano de carreira apresentado pela empresa o colaborador tem condições de sair bem em uma entrevista e de se candidatar a ofertas que mais condizem com sua missão pessoal, conseguindo assim se destacar no ambiente de trabalho.

Abaixo segue os 2 planos de carreira mais comuns em uma empresa:

Plano de Carreira em Y

Em resumo, a tempos atrás os profissionais eram contratados para uma função e permaneciam nela até sua aposentadoria. Isto é, as empresas não possuíam plano de carreira.

Em contrapartida, pessoas com perfil de liderança eram promovidos a cargos de gerência. Em síntese, muitos quando se afastavam da empresa buscavam novos desafios.

Contudo, o plano de carreira em Y quebra o padrão antigo. Este era chamado de linear. Do mesmo modo o profissional pode optar entre almejar um cargo gerencial ou ser especialista em alguma área técnica da empresa. Com isso, abre novas possibilidades para o desenvolvimento das suas potencialidades.

O nome retrata uma alusão à geração Y. Como se sabe, essa busca novos meios de ascensão profissional. O Y mostra uma bifurcação que indica mais de um caminho.

Plano de Carreira em W

O mercado passou por mudanças mercadológica. E por isso, afetou também o crescimento profissional. A geração dessas transformações surgiram com os avanços da tecnologia e o networking.

Como resultado, foi criado um novo modelo de crescimento: o plano de carreira em W. Este planejamento possibilita que o profissional possa liderar sem deixar de lado a sua especialidade. Ou seja, trás mais flexibilidade tanto para quem emprega quanto para o empregado. Dentro desse plano o colaborador poderá administrar sua própria rotina e extrair o melhor de cada membro da equipe.

Como resultado, foi criado um novo modelo de crescimento. O plano de carreira em W. Este tem por objetivo um planejamento que auxilia na liderança sem deixar de lado a especialidade. Em síntese, trás flexibilidade para duas partes, empregado e empregador. Desse modo, o colaborador poderá administrar sua própria rotina. Isto é, o colaborador administra sua própria rotina e consegue extrair o melhor da equipe.

Essas são as principais exigências para a comercialização de medicamentos no e-commerce. Fiquem atento as regras!

Então, gostaram das dicas desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdo como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.


Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
-->