No tema de hoje iremos abordar a transformação digital em farmácias.
Atualmente, como nunca aconteceu antes, os consumidores estão mais interessados em seu bem-estar, investigando no meio digital a busca de temas como saúde nas redes sociais. O novo normal turbinou as vendas on-line e alterou o perfil dos consumidores que estão se tornando cada vez mais práticos e exigentes nas suas escolhas.
Contudo, devido a necessidade de isolamento em grande parte dos países por causa da pandemia do covid-19, surgiu uma grande oportunidade para as farmácias e drogarias ofertarem seus produtos de forma on-line e digital, e com isso aumentarem suas ferramentas. E além disso aumentar a sua gama de produtos para suprir todas as necessidades dos consumidores na mesma transação.
Mas para realizar uma transformação digital em farmácias é um caminho que segue um planejamento de várias etapas. É importante ter um parceiro que possa facilitar esse processo simplificando o número de integrações de tecnologia que serão necessárias para alcançar seus objetivos de forma mais ágil e assertiva.
Um dos pontos principais para a transformação digital é manter uma conexão entre o on-line e off-line. Fazer a ponte entre on-line e off-line é um princípio fundamental da transformação digital. O omnichannel, é uma evolução do varejo que consiste na convergência de todos os canais usados no seu negócio. Compreende uma ferramenta para fazer com que o cliente não sinta diferença entre o universo on-line e o off-line. Ocorre uma integração das lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa forma, pode explorar todas as possibilidades de interação.
Tenha ferramentas essenciais para transformação digital de farmácias. Para que a sua loja funcione perfeitamente no sistema digital, é preciso que escolha bem o sistema que irá utilizar para essa transição. Se deve avaliar também as ferramentas que cerquem todas as transações possíveis do consumidor que proporcione agilidade, tranquilidade e seja capaz de ajudar a organizar as operações financeiras da sua empresa.
Como por exemplo a automatização de pagamentos inclui a integração eletrônica de sistemas internos e externos ligados aos fluxos financeiros de sua farmácia. É importante que seja implantada com a ajuda de softwares como da Automatiza Sistemas, e amparada por empresas especializadas nesse serviço. Pois, se o contato com o cliente é limitado no mundo digital, é necessário que o profissionalismo e confiança esteja claro em todas os pontos de contato que tem com a farmácia.
Outro ponto importante é que toda transação financeira pode conter um risco. No e-commerce, essas operações devem ser cuidadas pelo lojista e, por isso, é preciso que ele possua os serviços de uma empresa de gestão de riscos. Com um sistema antifraude é possível identificar informações não confiáveis, minimizando os riscos de compras desonestas.
A automatização do sistema de pagamento das compras, integra as operações da loja, do antifraude, das adquirentes e as empresas de conciliação. Com isso é possível que a segurança das transações financeiras seja gerenciada em um só sistema.
Além disso, um bom software facilita a atualização de estoques em tempo real entre os armazéns. Os locais de distribuição e as lojas físicas, possui integração com os sistemas na pós venda, interfaces com aplicativos e a capacidade de lidar com qualquer formato de troca de dados.
Na farmácia digital on-line é necessário também cuidar da logística desses medicamentos. Os itens exigem algumas condições para o transporte e armazenamento para garantir a qualidade na entrega até o cliente.
Então na hora de escolher o modelo de entrega ou terceirizar o serviço é necessário você avaliar como é a organização das entregas. Ao avaliar você irá evitar atrasos, além de rastreamento de pedidos, embalagem, requisitos de temperatura, tudo que é necessário para levar os produtos sem qualquer avaria. Devem atentar também a entrega de outros itens, como perfumaria, cosméticos e fraldas que tem um volume maior exigindo mais espaço para o transporte.
Todavia, quando você tem um software que possui ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) este permite acompanhar o histórico de compras dos seus clientes. Outro fator são as prescrições que se repetem e com isso gerar mensagens automáticas para lembrar o seu cliente que a medicação está acabando e precisa realizar uma nova compra para não interromper o tratamento. Na mesma mensagem pode agregar outros produtos e promoções que se encaixe no perfil do cliente. E com isso, oferecer frete gratuito, assim fica mais fácil fechar a compra de imediato.
Do mesmo modo, outro serviço que pode ser ofertado são os acompanhamentos personalizados. Esses acompanhamentos pode ser realizado por um farmacêutico especialista e com isso indicar outros serviços, incluindo monitoramento da pressão arterial, testes rápidos, acompanhamentos de doenças crônicas e vacinas, tudo em uma sala de atendimento farmacêutico confortável instaladas em algumas farmácias da rede.
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