De antemão iremos ensinar você a como montar um consultório farmacêutico do absoluto zero. A todo vapor e em plena crise, o setor farmacêutico brasileiro não se deixa levar pelo conformismo. Contudo, e está sempre inovando e agregando mais estratégias para melhorar a experiência do seu cliente na sua farmácia.
Além do produto principal, o medicamento, as grandes redes de farmácias querem realizar serviços de saúde para seu público, atuando na prevenção de doenças e promovendo mais qualidade de vida. Da mesma forma, tornando a farmácia um estabelecimento de saúde.
Essas novas perspectivas para o ramo do varejo farmacêutico foram consolidadas com as resoluções do Conselho Federal de Farmácia (CFF) 585 e 586 de 2013, e a Lei federal nº 13.021/14. Contudo, com essas legislações os farmacêuticos e farmácias podem atuar de forma mais efetiva e formal através do consultório farmacêutico.
Tais diretrizes permitem que o farmacêutico seja coadjuvante no tratamento de clientes, desafogando, inclusive, as grandes filas de hospitais e Unidades Básicas de Saúde. Dando suporte aos tratamentos, os Consultórios de farmácia propiciam a realização de ações preventivas e de acompanhamento de saúde sem a intenção de substituir a prática médica e fins de diagnósticos.
Todavia, o primeiro passo é realizar um estudo crítico da legislação que regulamenta os serviços farmacêuticos em drogarias e as atribuições clínicas do farmacêutico e prescrição farmacêutica. Todavia, temos a RDC 44, de 17 de agosto de 2009 e as Resoluções 585 e 586 do CFF de 29 de agosto de 2013.
Em outras palavras, é importante também avaliar a Lei 13.021, de 08 de agosto de 2014, que proporciona informações para a elaboração dos objetivos de um consultório em relação à prestação da assistência farmacêutica e de serviços em saúde.
Nesse sentido, outro passo para montar um consultório farmacêutico é avaliar o espaço da sua farmácia. É preciso escolher um local estratégico para instalação do consultório farmacêutico de forma que seja visível e de fácil acesso para o cliente que entra na sua loja.
Identificando esse local para montar o consultório farmacêutico é preciso observar se será preciso alguma alteração no layout da loja que seja necessário por nova aprovação de projeto arquitetônico na VISA local. Todavia, será necessário o serviço de um engenheiro ou arquiteto para realizar alteração da documentação. Além disso incluir no contrato social e alvará sanitário a prestação dos serviços farmacêuticos no estabelecimento. Após essas aprovações iniciar as obras para montagem do espaço de atendimento do farmacêutico.
A escolha dos equipamentos necessários para montar o consultório farmacêutico depende diretamente dos serviços que serão oferecidos no seu estabelecimento. Os serviços farmacêuticos requerem instrumentos específicos para a sua realização. Por exemplo, o esfigmomanômetro com estetoscópio, aparelho de teste rápido de glicemia, aparelho de aplicação de brincos, insumos para aplicação e administração de medicamentos, refrigerador com controle de temperatura para armazenamento de vacinas, entre outros.
A estrutura geral é semelhante à de qualquer outro consultório de cuidado à saúde, onde é necessário cadeiras para pacientes e farmacêutico, mesa, computador, impressora, maca, pia com armário, entre outros, respeitando a legislação sanitária específica ou aquela que melhor se aplicar.
O uso de um sistema automatizado e inteligente, auxilia, por exemplo, a padronização do atendimento clínico e farmacêutico. Do mesmo modo, dá a possibilidade de armazenar informações do paciente, facilitando o cruzamento ágil de dados que produzem insights mais completos e precisos para um posterior acompanhamento médico e também do farmacêutico.
Além disso, o rastreamento de saúde se torna um processo dinâmico. Ao passo que, os pacientes que apresentem sintomas de doenças, como estresse e depressão, podem passar pelo protocolo de perguntas pré-definidas em sistema, que acusa um nível de tendência para a patologia, ajudando no direcionamento do paciente ao diagnóstico médico e encaminhamento ao respectivo profissional de saúde e tratamento adequado.
O software clínico da Automatiza Sistemas fornece todo o suporte clínico e direcionamento no momento do atendimento do farmacêutico, além de fácil manuseio. O sistema é baseado em métodos comprovados cientificamente e diretrizes atualizadas, por isso fornece ao profissional muita segurança para executar a consulta.
No sistema é possível visualizar o histórico do paciente fazendo uma consulta personalizada. Do mesmo modo, é permitido emitir uma declaração de cada serviço prestado, registro e impressão das prescrições, encaminhamento para outro profissional da saúde, gráficos de acompanhamento dos parâmetros medidos, uma agenda para organizar os horários de atendimento, entre outras ferramentas que facilita muito o trabalho e torna a consulta muito mais fácil e profissional. Com essa ferramenta é possível passar mais segurança e profissionalismo ao seu cliente, tornando a consulta mais séria e prazerosa
O ambiente de atendimento deve ser confortável e acolhedor. O paciente deve se sentir bem à vontade e sinta-se convidado a voltar mais vezes na consulta. Invista em uma decoração com cores que tragam tranquilidade e alegria ao cliente, e ao mesmo tempo combine com a sua farmácia.
Importante também elaborar materiais de divulgação do consultório farmacêutico e serviços que serão prestados na farmácia. Como por exemplo folders, panfletos, convites, artes para publicação em redes sociais entre outros.
Os profissionais farmacêuticos formados antes de 2019, grande parte não teve formação clínica durante a graduação. Diante disso, não existe problema que não possa ser resolvido com esforço e dedicação em cursos rápidos e estudos de prática clínica. Existem também serviços de consultoria como oferecidos pela Smart Consulta empresa do grupo Automatiza Sistemas que possuem profissionais especialistas para capacitação da sua equipe de farmacêuticos no atendimento. Agregar conhecimentos e competências clínicas e em gestão de serviços de saúde é fundamental para o profissional que irá atuar na área.
Promover um evento de inauguração é uma forma de iniciar a prestação de serviço com chave de ouro. Nesse momento é interessante chamar atenção da população para os serviços de saúde que serão oferecidos na farmácia a partir dessa data. Vale ressaltar que é uma oportunidade para os clientes terem fácil acesso ao atendimento de um profissional de saúde habilitado.
Importante também divulgar a inauguração para outros profissionais de saúde, demonstrando a natureza do consultório farmacêutico como estabelecimento prestador de serviços de saúde e contribuição no acompanhamento do paciente para a equipe multidisciplinar, como médicos, nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, etc.
Interessante nesse dia oferecer algumas atrações para chamar atenção da população, como por exemplo um lanche saudável para seus clientes, sorteio de brindes personalizados do consultório e atendimentos rápidos e gratuitos com agendamentos de retorno para uma consulta mais completa.
Então, gostaram das dicas desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!
Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.
Recomendados para você
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br
Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.