De antemão, sabemos que para o bom funcionamento de uma farmácia é necessário um bom software para realização dos atendimentos a população. Sabemos ainda que, muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, rubéola, tétano, sarampo e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado que foram erradicadas pelo serviço de vacinação.
Todavia, a rotina da sala de vacinas requer muita responsabilidade, é um serviço bem delicado e o profissional precisa de ferramentas corretas para agilizar o seu trabalho de forma segura e eficaz. A organização dos seus atendimentos e informações são necessárias para garantir o sucesso do seu negócio e segurança para o cliente.
Além disso, para que isso aconteça é necessário que possua um software com ferramentas que auxiliem todos os procedimentos importantes do seu negócio. Veja algumas dessas ferramentas descritas abaixo para escolher a melhor opção para o seu estabelecimento:
Antecipadamente, o software deve apresentar uma forma de marcar os serviços de vacinação, facilitando assim a organização dos seus atendimentos. Além disso que seja possível entrar em contato com seus clientes agendados avisando do dia que será administrado as doses das próximas vacinas. Assim você ajuda o seu cliente a manter o calendário de vacinação em dias, que pode ser do próprio paciente ou do seu filho.
Contudo, é necessário que seja realizada uma breve consulta do paciente para uma aplicação de vacina segura, esse registro feito no sistema deve ficar no histórico do paciente como um prontuário podendo ser consultado sempre que preciso. Com isso quando cliente retornar os dados já estão lançados no seu cadastro e assim o procedimento será mais rápido.
O sistema precisa ter uma ferramenta que funcione como um cartão de vacinas, para facilitar o processo para os profissionais, pois conforme a RDC 197/2018, todos os estabelecimentos que aplicam vacinas devem oferecer um cartão de vacinas para os clientes que não possuem ou perderam o seu documento. Esse cartão deve ser por faixa etária criança, adolescente, adulto e idoso com as vacinas conforme o Calendário de Imunização.
Uma tela que seja permitido registrar algumas intervenções que o profissional precisa realizar após o procedimento, como encaminhamentos e prescrição. Com isso essas intervenções devem ficar todas arquivada no prontuário do paciente para acompanhar no retorno.
Sob o mesmo ponto de vista, é importante também que o sistema permita um rastreamento de cada cliente que realizou o serviço na sua sala de vacinação, com todos os dados do cliente, vacinas aplicadas, lotes, doses e apresentação automática dos indicadores pesquisados.
O SIPNI foi desenvolvido pelo PNI - Programa Nacional de Imunizações para reunir as informações de vacinação de todo o país. Todas as clínicas de vacinação privadas precisam registrar no SIPNI as aplicações de vacinas de forma individual e por precedência. Quando selecionar um software para sua sala de vacinas deve observar se esse sistema permite a exportação das informações segundo as exigências do Ministério da Saúde e SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização) como base de dados de acordo ao SI-PNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização).
O sistema deve apresentar uma ferramenta que permita você gerenciar o seu negócio, acompanhando os indicadores de lucratividade da sua sala de vacinas gerados de forma automática, deixando a sua gestão mais precisa e eficiente. A ferramenta certa para tomada de decisões no dia a dia.
Essas são algumas dicas que você precisa avaliar na hora de escolher o sistema certo para atender as necessidades da sua de vacinação.
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