Quando falamos de uma gestão de compras para farmácias eficiente, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Saber como investir em mercadorias de forma assertiva e organizada, fará com que seu estabelecimento tenha um diferencial diante da disputa altamente competitiva que se encontra o varejo farmacêutico. No post de hoje, traremos insights que vão te ajudar a conseguir planejar melhor o seu dia a dia e mostraremos como a automatização de processos auxilia nesta tomada de decisão.
Primeiramente, é necessário ficar atento à quebra de serviço e à ruptura (falta de mercadorias), fatores limitantes para o crescimento de sua loja. Por comprar acima da demanda, a maioria das farmácias e drogarias estão com o estoque maior do necessário, e aqui vem outro ponto de atenção: esta prática é a grande responsável por fazer desaparecer o lucro no final do mês.
Na gestão de compras uma das soluções que podemos adotar nesse cenário é a dotação orçamentária por segmento de produtos, que dará eficiência ao seu estoque com indicadores que direcionarão a compra controlada.
Muitos gestores utilizam estratégias de marketing e publicidade, como propagandas, carros de som, panfletos e ações em redes sociais, iniciativas que ajudam muito a divulgação das farmácias. Mas, o uso dessas ferramentas se mostra ineficiente quando o cliente chega ao estabelecimento e não encontra o produto ou remédio desejado, pois, demonstra que não houve uma boa gestão de compras.
Entenda: o estoque é o coração do negócio. Se este órgão está doente, compromete todo o seu rendimento. A falta de produtos e desabastecimento traz queda imediata nas vendas e impacta o resultado no final do mês.
Alguns questionamentos também são de extrema importância quando falamos de gestão de estoque. Você conhece o perfil e faixa etária dos consumidores? Seus clientes são residentes ou de passagem? Já estudou bem o seu ponto (localização)? Verificou se há hospitais e clínicas próximos ao seu estabelecimento e pesquisou o perfil de prescrições gerados nesses locais para composição do seu estoque de medicamentos? Da mesma forma, vale avaliar a sazonalidade dos produtos considerando as estações do ano, para manter um maior ou menor número de itens naquele determinado período.
As perguntas acima nos mostram que manter o estoque é preciso fazer um acompanhamento do consumo, pois só assim conseguimos gerar uma previsão de demanda. São essas informações que farão o embasamento de cálculos para os pedidos que precisam ser realizados. Aqui, destacamos que este banco de dados deve ser atualizado continuamente por meio de um software de farmácias que realiza registros e cálculos, automatizando, assim, a sua gestão de estoque.
Considerando o mix de produto de uma farmácia, que varia em torno de 10.000 itens, é humanamente impossível fazer uma gestão de forma manual e eficiente, por isso uma boa ferramenta de automação de compra é indispensável quando se pensa em maximizar os resultados da sua loja. Informações como os itens que mais saem, ponto de pedido, estoque ideal, classificação ABC, últimas vendas, últimas compras, listagem de estoque dos produtos com o mesmo princípio ativo (compra por célula) e estoque nas demais filiais são algumas variáveis que devem estar sempre atualizadas e nunca podem ser desconsideradas.
1 - Uma informação importante no momento de gerar os pedidos é considerar tudo o que está em faturamento, para não correr o risco de pedir os mesmos itens mais de uma vez. Outros fatores que também devem ser observados são as vendas por PBM’s com reposição automática pelo laboratório, que devem ser desconsideradas quando definir a demanda do produto.
2 - Quando se trata de comprar para mais de uma filial de forma centralizada, ainda se faz mais necessário uma ferramenta de automação que consiga gerar os pedidos de todas as unidades, considerando as variáveis já descritas acima. Para cada produto a ser pedido, deve-se fazer uma varredura nas demais loja para verificar se existe excedente e, quando houver, realizar a transferência para as demais lojas que se encontram em falta. Essa prática ajuda a deixar o seu caixa positivo no final do mês e evita perda de produtos por vencimentos.
3 - Para definir os pedidos baseados na demanda e enviar aos fornecedores, quando não se tem uma negociação já definida por laboratório (OL), práticas de cotação online são muito eficientes. Essas ferramentas ajudam a comprar com a melhor condição e agilidade, além de mostrarem um número grande de empresas participantes, que garante a melhor condição de compra.
Definido os fornecedores dos produtos, a integração com os pedidos eletrônicos elimina uma etapa que demanda tempo de operação e evita o erro de digitação dos produtos.
Como podemos ver, automação e métricas auxiliam na redução de gastos, aumento de lucro e, principalmente, organiza todo o seu ambiente de maneira rápida, simples e eficiente.
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