Antes de falarmos como aumentar o ticket médio da sua farmácia, precisamos entender alguns conceitos que irão nortear o seu conhecimento sobre a temática. O ticket médio é um indicativo de performance de vendas. Mas qual é o significado real da palavra “ticket”? refere-se ao valor que é gasto em uma compra para exemplificar (Como o valor impresso no ticket da farmácia). Logo o ticket médio pode ser calculado em função do valor monetário das vendas totais de uma farmácia, divididas pelo número das vendas. Outro cálculo válido do ticket médio é levar em conta o número de cliente e a média de suas compras em um determinado período em sua loja.
O ticket médio é um direcionador que mensura o desempenho de vendas da farmácia. Ele se fundamenta em um número de negócios fechados por um determinado período de tempo. A contagem do ticket médio pode ser feita pelo número de vendas ou número de clientes que aquela loja possui.
Outra dúvida que muitos gestores têm é, para que se usa um ticket médio? e a resposta é simples: mensurar o desempenho individual ou coletivo da equipe e também para saber quais são os clientes mais importantes para o seu negócio. Outro ponto chave é que o ticket médio é utilizado para traçar estratégias na previsão de vendas e na tomada de decisão.
Essa ação possui um nível de dificuldade média, com objetivo renovar o estoque dos produtos com pouca saída. Trata-se ainda de uma técnica de investimento baixo.
O primeiro passo é ter um sistema na farmácia que seja colaborativo na mensuração e análise, como é o caso da Automatiza Sistemas, que possui uma mensuração de indicadores em suas tecnologias de gestão. Com um software que possui relatório de análises é possível verificar as sazonalidades dos itens.
Como fazer isso? através da CURVA ABC, assim, é possível ter um melhor agrupamento de saída dos produtos. Outro fato que devemos levar em conta é o itens contidos no mix de produtos que têm pouca saída naquela época do ano.
A dica extra é optar por produtos que giram em torno de R$2,00 á 6,00, pois assim existe uma maior chance do cliente levar mais de um item pra casa, quando esse valor é menor comparado com outros produtos já comprados por ele.
Capacite toda a sua equipe através de um simples treinamento para que todos estejam alinhados à proposta de atração. Todos devem ter uma linguagem universal baseadas em suas particularidades e técnicas particulares de cada um. Trace o momento certo para oferecer aos clientes a promoção para que não se torne algo cansativo para o consumidor.
Outra ação para aumentar o seu ticket médio é escolher um item da semana que ficará à mostra ao longo de 7 dias, não se esquecer de comunicar em avisos o prazo de início e término da promoção ou o famoso “Até quando durar o estoque”
Essa ação possui um nível de dificuldade Alta e tem como objetivo atrair novos clientes a fim de fideliza-los e estreitar os laços que os clientes que já conhecem o seu serviço. Trata-se ainda de uma técnica de investimento médio.
A farmácia conforme a Lei Federal 13.021 é um estabelecimento de saúde. A assistência farmacêutica juntamente com a oferta de serviços de saúde são sempre aplaudidas pelos clientes da farmácia, por isso, vale a pena investir nessa metodologia de atração, muitos clientes não possuem condições financeiras de arcarem com custos de consultas médicas e muitas vezes o sistema público de saúde deixa a desejar com filas enormes, ou até mesmo a distância é empecilho para que esse cliente vá até lá.
Outra forma que gera lucratividade é ter em seu bairro um consultório farmacêutico, existem consultórios farmacêuticos pelo Brasil que aumentaram em até 30% do seu faturamento ofertando serviços farmacêuticos em consultório. Sem dúvidas, é uma forma de fidelizar seu cliente e sair com um diferencial na frente dos seus concorrentes.
Caso você se interesse em ter um consultório farmacêutico em sua farmácia, separamos 2 matérias sobre o tema e como a Automatiza Sistemas pode te ajudar, entregando tudo pronto para você!
Como montar um consultório farmacêutico do absoluto zero
Vacinas em farmácias: aplique o imunizante em sua loja
Ao realizar eventos como esse, comunique a vigilância local, e os responsáveis, escolha uma data gatilho, que seja próximo do pagamento dos funcionários, entre os dias 5 e 10 do mês. Divulgue o evento nas rádios, escolas, e na própria drogaria, com essa ação de saúde é possível aumentar o seu ticket médio da farmácia.
Outra dica é: Durante o evento colete o maior número de informações possíveis daquele cliente, como nome, telefone, whatsapp e endereço. Use o sistema de farmácia e se necessário já realize um pré cadastro. “Cadastre-se e ganhe um teste de glicemia gratuito”. Use esses dados para enviar promoções a seus cadastrados.
Ao realizar eventos desse nível, feche parcerias com os fornecedores e ganhe brindes para ofertar na ação.
Essa ação possui um nível de dificuldade baixo e tem como objetivo criar um ambiente de alegria e interação entre funcionários e clientes, além de aumentar o ticket médio da farmácia. Trata-se de uma técnica de investimento baixo.
Uma técnica que além de aumentar o ticket médio, irá gerar um momento de diversão e interação entre clientes e funcionários. O primeiro passo é separar uma lista através do sistema da farmácia, nessa listagem você irá separar produtos que não sejam medicamentos e que tenham baixa procura ou baixa margem de lucro.
Foque em pelo menos 5 produtos. Determine com sua equipe e gestão qual o valor mínimo que o cliente deve comprar na farmácia para participar da "ação cliente premiado”.
Com um sistema bem apurado como o da Automatiza Sistemas, um dos mais completos do mercado, verifique pelo sistema o valor do ticket médio da cesta de compras de cada cliente. Use esse valor como parâmetro de escolha. Por exemplo: A cada R$50,00 reais em compra o cliente terá direito a participar da “ação cliente premiado”.
Continuando a organização da nossa ação, agora é a hora de organizar os balões pendurados na farmácia, de preferência ornamente bem a loja a fim de chamar atenção do cliente para esta ação. Caso o cliente atinja o valor em compras informe -o e deixe-o escolher o balão que irá estourar.
Como dito anteriormente para que você consiga mensurar e analisar dados importantes na sua gestão e no aumento do seu ticket médio é preciso ter em sua farmácia um sistema de gestão capaz de realizar análises de clientes, fluxo de vendas, cadastro rápido e dinâmico, relatórios e informações sobre produtos mais vendidos dentre outros pontos que são importantes para efetividade e lucratividade.
A automatiza sistemas possui tudo isso e muito mais, caso você deseje saber mais sobre nossos serviços te convidamos a entrar em contato para uma demonstração de como funciona nossas soluções.
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