Antecipadamente, um movimento que vem chamando atenção dos gestores nos últimos anos são os novos modelos de Consultório Farmacêutico em drogarias e farmácias. Criado e adotado a partir das Resoluções 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Lei 13.021/14. Estes espaços têm a finalidade de atender com cuidado, conforto, agilidade e rapidez uma maior demanda de clientes. Vale ressaltar que a população necessita de acompanhamento para doenças crônicas preexistentes e gestantes, além de serviços de vacinação, entre outros serviços.
Contudo, para os gestores, a principal vantagem desses atendimentos é concentração mais pessoas dentro da loja e, ampliação das oportunidades de vendas. Um case de sucesso de consultório farmacêutico em drogarias é a Drogaria São Pedro, de Minas Gerais. Uma das unidades da rede conquistou 1,3 mil novos clientes e aumentou em 29% seu faturamento após a implantação do consultório farmacêutico. Desde 2017 a franquia Smart Consulta inaugurou mais de 75 espaços em 10 estados brasileiros, que já registraram cerca de 800 mil consultas no país. Os números apresentados acima explicam e reforçam a importância que este tipo de negócio vem ganhando.
Por outro lado o maior benefício, é para a população, que consegue ser atendida de maneira mais rápida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sob o mesmo ponto de vista, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) ouviu 2.115 pessoas em todas as regiões do país. A pesquisa apontou que, 73% dos entrevistados já afirmava a preferência pelo atendimento nestes consultórios e 61% destacou a confiança no profissional farmacêutico para a prescrição de remédios.
Vale ressaltar que, este serviço oferecido em farmácias e drogarias também têm como função incentivar os pacientes para hábitos mais saudáveis. Como por exemplo, (reeducação alimentar, prática de atividades físicas, eliminar hábitos como o fumo e o álcool), combater a automedicação e orientar sobre a prescrição de medicamentos, bem como atuar para a prevenção de doenças ou controle das já existentes.
Todavia, existem muitas possibilidades e benefícios para os administradores e clientes. É importante mostrar que a gestão eficaz destes espaços pode ser potencializada com o apoio da tecnologia.
O uso de um sistema automatizado e inteligente, auxilia, por exemplo, a padronização do atendimento clínico e farmacêutico e ainda dá a possibilidade de armazenar informações do paciente, facilitando o cruzamento ágil de dados que produzem insights mais completos e precisos para um posterior acompanhamento médico e também do farmacêutico. Além disso, o rastreamento de saúde se torna um processo dinâmico: pacientes que apresentem sintomas de doenças, como estresse e depressão, podem passar pelo protocolo de perguntas pré-definidas em sistema, que acusa um nível de tendência para a patologia, ajudando no direcionamento do paciente ao diagnóstico médico e encaminhamento ao respectivo profissional de saúde e tratamento adequado.
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