Consultório farmacêutico em drogarias é tendência nacional

Farmacêutica atendendo paciente em consultório farmacêutico Automatiza Sistemas

Conselho Federal de Farmácia na linha de frente

Antecipadamente, um movimento que vem chamando atenção dos gestores nos últimos anos são os novos modelos de Consultório Farmacêutico em drogarias e farmácias. Criado e adotado a partir das Resoluções 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da Lei 13.021/14. Estes espaços têm a finalidade de atender com cuidado, conforto, agilidade e rapidez uma maior demanda de clientes. Vale ressaltar que a população necessita de acompanhamento para doenças crônicas preexistentes e gestantes, além de serviços de vacinação, entre outros serviços.

Consultório Farmacêutico em drogarias aumenta o faturamento

Contudo, para os gestores, a principal vantagem desses atendimentos é concentração mais pessoas dentro da loja e, ampliação das oportunidades de vendas. Um case de sucesso de consultório farmacêutico em drogarias é a Drogaria São Pedro, de Minas Gerais. Uma das unidades da rede conquistou 1,3 mil novos clientes e aumentou em 29% seu faturamento após a implantação do consultório farmacêutico. Desde 2017 a franquia Smart Consulta inaugurou mais de 75 espaços em 10 estados brasileiros, que já registraram cerca de 800 mil consultas no país. Os números apresentados acima explicam e reforçam a importância que este tipo de negócio vem ganhando.

Por outro lado o maior benefício, é para a população, que consegue ser atendida de maneira mais rápida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Pesquisa aponta preferência do público no atendimento clínico

Sob o mesmo ponto de vista, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ) ouviu 2.115 pessoas em todas as regiões do país. A pesquisa apontou que, 73% dos entrevistados já afirmava a preferência pelo atendimento nestes consultórios e 61% destacou a confiança no profissional farmacêutico para a prescrição de remédios.

Vale ressaltar que, este serviço oferecido em farmácias e drogarias também têm como função incentivar os pacientes para hábitos mais saudáveis. Como por exemplo, (reeducação alimentar, prática de atividades físicas, eliminar hábitos como o fumo e o álcool), combater a automedicação e orientar sobre a prescrição de medicamentos, bem como atuar para a prevenção de doenças ou controle das já existentes.

Todavia, existem muitas possibilidades e benefícios para os administradores e clientes. É importante mostrar que a gestão eficaz destes espaços pode ser potencializada com o apoio da tecnologia.

Software para consultório farmacêutico

O uso de um sistema automatizado e inteligente, auxilia, por exemplo, a padronização do atendimento clínico e farmacêutico e ainda dá a possibilidade de armazenar informações do paciente, facilitando o cruzamento ágil de dados que produzem insights mais completos e precisos para um posterior acompanhamento médico e também do farmacêutico. Além disso, o rastreamento de saúde se torna um processo dinâmico: pacientes que apresentem sintomas de doenças, como estresse e depressão, podem passar pelo protocolo de perguntas pré-definidas em sistema, que acusa um nível de tendência para a patologia, ajudando no direcionamento do paciente ao diagnóstico médico e encaminhamento ao respectivo profissional de saúde e tratamento adequado.

Gostou do assunto desse artigo? Se inscreva no nosso Canal do YouTube e siga nossa página do Instagram para ter mais conteúdos como esse!

Preencha o formulário nessa página e fale agora mesmo com um especialista para conhecer nossas soluções para sua farmácia.

Obtenha uma tecnologia de ponta em na sua farmácia . Fale com um de nossos especialistas em varejo farmacêutico:

Automatiza sistemas

Recomendado para você:

Sala de vacina: cuidados com a saúde da população e maximização de resultados na farmácia

Que bom que você se
interessou pela Automatiza

Obrigado pelo seu interesse
em saber mais da Automatiza

Preencha seus dados e
receba uma demonstração gratuita

Preencha seus dados e receba
nossa apresentação por email

Seu pedido foi recebido com sucesso. Dentro de instantes um de nossos consultores irá entrar em contato.

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: privacidadededados@automatizasistemas.com.br

Sistema para Farmácia

Vamos conversar pelo Whatsapp?

Em acordo com a LGPD, ao preencher este formulário você autoriza o uso de seus dados para o recebimento de informações relevantes sobre a Automatiza e os serviços prestados. A qualquer momento poderá solicitar a exclusão de seus dados enviando uma solicitação para: contatos@automatizasistemas.com.br.

Sistema para Farmácia
-->