O convênio para farmácia é uma tática ainda não utilizada por muitos estabelecimentos farmacêuticos varejistas. Os gestores confundem o termo convênio farmácia para empresas com o programa de benefício em medicamentos, talvez você não saiba, mas existe uma diferença entre eles!
Por existir essa diferença, é notório que isso afeta diretamente as estratégias de vendas, tendo em vista que o cliente está a procura de vantagens na hora da compra, e o convênio farmácia, possibilita uma vantagem competitiva, quando planejado da forma certa.
Entretanto, ao optar por ter um convênio na farmácia tem se como base o entendimento funcional do convênio para empresas. A Automatiza Sistemas, irá te explicar o que é o convênio farmácia e como colocar em prática dentro da sua loja.
Antes de mais nada, para entendermos melhor precisamos deixar definidos o real significado de convênio que trata-se de um acordo entre os participantes, cujo objetivo é o interesse comum de ambas as partes por meio da cooperação.
Trazendo para o contexto da farmácia, trata -se de um acordo firmado entre duas partes (uma farmácia e outra empresa) onde existem regras para cada uma das partes.
O primeiro passo é a análise da empresa pela qual a sua farmácia deseja fechar o convênio, para isso é recomendado analisar a quantidade de funcionários que a empresa que será conveniada a farmácia possui, ou seja os potenciais clientes para sua loja.
O segundo passo é realizar o contato com a empresa desejada e sugerir uma parceria em forma de convênio. Então o funcionário da empresa X poderá ter desconto na compra de determinados medicamentos, bem como alguns produtos.
O terceiro passo é o fechamento: A farmácia envia uma lista contendo todas as compras realizadas pelos funcionários da empresa X, para que seja realizado o recebimento dos valores. A empresa X repassa esses valores para folha salarial dos funcionários que fazem parte do convênio da farmácia.
Fica claro que a farmácia ao oferecer essa possibilidade, terá um aumento de vendas e consequentemente de clientes na loja, já a empresa X pode oferecer esse convênio como forma de benefício e os funcionários se beneficiarão com maiores descontos.
Benefícios do convênio para sua farmácia
Benefícios do convênio para as empresas
Benefícios do convênio para os funcionários da empresa X
A sua farmácia pode ter de forma personalizada vários convênios com regras específicas para cada uma conforme acordado entre as partes. A Automatiza Sistemas possui em seu sistema essa possibilidade, para saber mais acesse: www.automatizasistemas.com.br se você deseja alcançar novos clientes e aumentar o seu faturamento essa é sua oportunidade.
Você sabia que a sua farmácia pode ofertar um convênio próprio? Nesse caso, é mais conhecido como “PROGRAMA FIDELIDADE” Além de descontos para funcionários de empresas parceiras, a farmácia também pode estender descontos em medicamentos para seus próprios funcionários! Esta é uma ótima forma de manter bons funcionários e atrair a atenção de bons colaboradores para a farmácia!
Os mais conhecidos atualmente no mercado é o convênio médico e o PBM descreveremos abaixo cada um deles para melhor entendimento.
Diferente dos citados acima, o convênio médico é oferecido por planos de saúde e até mesmo por instituições financeiras como por exemplo:
Explicando de forma simples, no convênio médico a empresa conveniada disponibiliza descontos aos conveniados na compras de medicamentos em drogarias participantes do convênio. Mas engana-se quem pensa que acabou, essa é apenas uma parte desses benefícios, pois o convênio é mais completo e tem foco na prestação de serviços, como por exemplo: consultas, e procedimentos cirúrgicos.
A farmácia que desejar participar dos descontos no convênio médico, deve entrar em contato direto com a empresa administradora do convênio e solicitar o credenciamento da sua loja.
Em termos de convênio, a farmácia deve estar cadastrada na empresa que administra o plano de saúde para poder participar dos programas, ou seja, oferecer os benefícios do convênio aos clientes.
Quanto ao convênio da farmácia, o programa é oferecido pela própria organização, ou seja, as regras de desconto e as formas de fidelização são determinadas apenas pela farmácia junto à empresa participante, sem intermediários ou empresas terceirizadas.
Outro tipo de convênio que o consumidor pode encontrar no mercado farmacêutico é o PBM - Programa Benefício em Medicamentos. Eles são normalmente fornecidos pela indústria farmacêutica por meio de laboratórios e distribuidores de medicamentos.
Assim como com os convênios médicos, o PBM é administrado por empresas terceirizadas, que nesse caso costumam ser os laboratórios. Se você deseja oferecer os descontos e vantagens dos PBM´s basta credenciar sua farmácia junto aos programas, o primeiro passo é saber qual dos laboratórios oferecem esse tipo de convênio com farmácias.
1° Etapa: Criar normas e obrigações entre as empresas
Na primeira fase, são definidas as condições, regras gerais e informações de que o contrato será rescindido posteriormente para cada empresa participante do contrato de farmácia e as condições da empresa conveniada. Aqui, as empresas sentam e discutem como será o negócio:
MODELO CONVENIENTE:
FARMÁCIA XXXX , sediada na cidade de Montes Claros - do Estado de Minas Gerais na Avenida Plínio Ribeiro, nº 650, inscrita no CNPJ sob o número 00.000.000/0001, representada neste ato pelo Sr. Carlos Albuquerque de Tal, brasileiro, casado, administrador, portador da Cédula de Identidade RG nº 00.000.000-0, inscrito no CPF sob o número 000.000.000-00, residente e domiciliado em Montes Claros/SP, na Rua São Pedro, nº 240, Todos os Santos.
DADOS NECESSÁRIOS CONVENIADA:
DADOS PARA ELABORAÇÃO CONTRATUAL:
2° Etapa: Definir as normas do convênio (Produtos escolhidos)
Nesse momento, a farmácia deve estabelecer quais medicamentos ou outros produtos não medicamentosos farão parte do convênio com a farmácia. Recomenda-se “equilibrar” os produtos participantes, pois não será muito eficaz oferecer descontos no convênio da farmácia para itens de baixa demanda. Por outro lado, se você só oferece desconto em produtos de alto volume ou com alta margem de lucro, pode estar prejudicando o fluxo de caixa da farmácia.
3° Etapa: Como será a Forma de pagamento
Após listar os produtos que farão parte do contrato com a farmácia, é hora de definir as regras para cada meio de pagamento.
MODELO DE REGRA GENÉRICA DE CONVÊNIO
Forma de Pagamento: à vista (dinheiro) com Desconto de 20% para Medicamentos Genéricos; desconto de 15% para Medicamentos Isentos de prescrição e desconto de 10% para Medicamentos Similares.
Forma de Pagamento: À prazo (parcelado no cartão) com desconto de 10% para Medicamentos Genéricos e desconto de 5% para Medicamentos Referência.
Forma de Pagamento: Cheque e Crediário com desconto de 0% para qualquer produto ou categoria participante do convênio farmácia.
MODELO DE REGRA CONVÊNIO DE FARMÁCIA
Opte por dar descontos de 20% para pagamentos à vista no dinheiro, escolha de 5 a 10 medicamentos ou até mais opções de medicamentos que farão parte dessa regra . Já nos casos de pagamento a prazo com parcelamento no cartão pode optar por 10% de desconto, não se esqueça de escolher os produtos participantes.
Outra dica é deixar sobreaviso o consumidor o percentual de desconto para cada produto ou grupo de produtos participantes do convênio da farmácia. Todas essas informações devem estar incluídas na regra do contrato e visíveis aos clientes participantes.
4° Etapa: Defina o prazo de fechamento do mês e pagamento
Planeje e defina prazos de fechamento. Com isso você irá gerar uma lista com todas as compras realizadas pelos conveniados, e irá enviar para empresa X (conveniada) realizar o pagamento. Como exemplo:
5° Etapa: Tenha um sistema que facilite sua gestão de convênios
Com a Automatiza Sistemas você poderá inserir regras de descontos para o sistema, na prática é fácil e rápido de configurar essa automação e gestão dos seus clientes que farão parte do convênio da farmácia.
Quando for realizar a venda o sistema irá realizar o desconto conforme configurado, como por exemplo: PRODUTO OU FORMA DE PAGAMENTO, além de ficar registrado no histórico de compras no convênio.
A Automatiza sistemas por exemplo; a farmácia possui uma ampla gestão de convênios, capaz de gerar regras diferentes para cada convênio, bem como gerenciar todos ao mesmo tempo.
Abaixo como mostra a imagem, temos um pedacinho de como configurar os convênios da sua loja.
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6° Etapa: Divulgue o seu convênio etapa fundamental
Agora que está tudo definido e configurado no seu sistema Automatiza, é importante falar para as pessoas sobre o convênio da farmácia, para isso você poderá investir em campanhas publicitárias e ações de marketing para informar aos clientes.
Concordamos que o convênio em farmácia é uma estratégia de vendas para as lojas, mas assim como possui grandes benefícios possui a grande responsabilidade de um planejamento adequado antes de aplicar esse tipo de benefício aos clientes.
Outro ponto é a robustez de um sistema de gestão capaz de gerenciar essas compras feitas pelo convênio, e nesse caso a Automatiza Sistemas, especialista em varejo farmacêutico, pode ajudá-lo de forma descomplicada. Fale com o comercial
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