Fidelização na pós venda em farmácias: converta mais com essas dicas

A princípio, a fidelização dos clientes é essencial para o sucesso de uma farmácia. Segundo a Harvard Business Review, dependendo da empresa, adquirir um novo cliente é entre cinco e 25 vezes mais caro do que reter alguém que já comprou.

Outra pesquisa, realizada pela Bain & Company, revela que aumentar a taxa de retenção de consumidores em apenas 5% eleva a lucratividade em até 95%.

E não é só isso que a fidelização de clientes oferece.

De acordo com outro estudo da mesma organização, antigos consumidores gastam 67% mais do que novos compradores.

Dessa forma, é preciso investir em treinamento da equipe e orientá-los para estarem sempre dispostos a ajudar e melhorar a experiência de compra dos clientes. A Automatiza Sistemas Separou algumas dicas para um pós-vendas de alta conversão.

Seja prestativo

Se ocorrer do cliente fazer o uso contínuo de algum medicamento ou determinado produto da farmácia que tenha venda recorrente, não espere o cliente te procurar, envie lembrete quando estiver na hora de repor ou avise quando esses produtos estiverem em promoção.

Lembre-se das necessidades dos clientes

Observe aquele cliente que já voltou na sua farmácia e veja a oportunidade de oferecer outro produto relacionado ao seus hábitos de consumo. Ele pode não comprar nada, mas ficará feliz em ver que você se importou com as necessidades dele e quis ajudar.

Esteja sempre a disposição

Contudo, mostre sempre a disposição em ajuda-lo e para mostrar caso necessário onde fica os produtos na loja e para esclarecer dúvidas.

Divulgue suas redes sociais

Tenha o número do seu whatsapp e das suas redes sociais em um local com boa visibilidade dentro da farmácia. As redes sociais é um canal de comunicação mais próximo do cliente e te ajuda a fortalecer a sua marca e criar laços com seu cliente.

Tenha dados

Saiba o que seu cliente precisa, faça o possível para ter um banco de dados atualizado com as informações de compra dos clientes e seus dados pessoais.

Marcas que possuem fidelização inovadora

Por analogia, não são poucas as marcas que trazem modelos de fidelização inovadores.

A Sephora, por exemplo, oferece pontos a cada compra, que são trocados por descontos, brindes ou serviços personalizados.

Já a Amazon fornece entregas grátis e com prazo máximo de dois dias para usuários VIP que cadastram-se no serviço Prime, pago mensalmente.

Por fim, podemos citar a LEGO, conhecida por ter uma comunidade forte e unida.

Por meio de uma rede social própria, os clientes discutem e participam do desenvolvimento da marca fazendo-se presentes no cotidiano da corporação.

Isso tudo tem um motivo: a fidelização de clientes traz benefícios incalculáveis para as empresas.

Quando o consumidor tem uma ótica positiva sobre a marca a ponto de realizar compras regulares e indicá-la para outras pessoas, as chances de prosperar são grandes.

Descubra como a Automatiza Sistemas pode te ajudar a aumentar a lucratividade do seu negócio, porque é uma das maiores especialistas do varejo farmacêutico em todo o Brasil. Solicite uma análise gratuita.

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